quarta-feira, 16 de abril de 2014

MT - Programa Parlamento Jovem fomenta discussão política nas escolas


Mais de 10 mil alunos das escolas estaduais de 11 municípios de Mato Grosso conhecerão até o mês de maio as atividades do Parlamento Jovem Brasileiro por meio de palestras nas unidades. As informações serão repassadas pelo do Deputado Jovem, Lucas Bernardino, que teve o Projeto de Lei selecionado em 2012, e em 2013  representou os estudantes matogrossenses junto a Câmara Federal.
Apesar de ter o mandato expirado – atualmente o deputado jovem matogrossense é o estudante Ruan Carlos  –  ele continua difundindo os trabalhos do Parlamento nas escolas do Estado.  “Muitos estudantes não conhecem os programas voltados aos jovens. Talvez esse seja um dos contatos mais diretos que o estudante tem com as leis e os direitos”, acredita Bernadino.

Segundo definição da Câmara de Deputados, o Parlamento Jovem Brasileiro que teve a primeira edição em 2004,  tem por objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Depois disso, os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.
Lucas Bernardino diz que o dialogo entre jovens é mais direto e consegue despertar mais a atenção. Eles mesmo relata que se interessou pelo programa através de uma palestra realizada por um dos representantes do Programa. “É uma satisfação saber que o deputado atual também começou através de uma palestra minha. Então hoje meu objetivo é mostrar ao aluno que ele é capaz e ele faz a diferença” diz.

Na segunda-feira (14), Lucas esteve na Escola Estadual Liceu Cuiabano. Na ocasião quase mil alunos do Ensino Médio acompanharam sua apresentação. Um dos grandes obstáculos encontrados pelo deputado jovem está em os estudantes  não conhecerem nem mesmo a Constituição Federal. “Muitos alunos nem tem interesse e nem sabe da importância da escola ter um grêmio estudantil. A minha missão é romper essas barreiras. Nas palestras procuro dar ênfase na importância da escola ter um grêmio, o movimento estudantil é uma das primeiras movimentações políticas” afirma.

Parlamento Jovem

Os jovens interessados em fazer parte desse programa podem fazer a inscrição até 23 de maio de 2014, no site da Câmara Federal.  Segundo a técnica responsável  da Coordenadoria de  Projetos Educativos, Telma Peres, os projetos são escolhidos por uma bancada e após o aluno ser selecionado, ele vai à Brasília para vivenciar a jornada de um deputado federal. “O jovem parlamentar vai as escolas fazer palestras divulgar programas e políticas voltadas a juventude, e passar a vivência junto a Câmara de Deputados”, frisa Telma Peres.

Para inscrição e mais informações os interessados podem acessar o site http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem ou através do facebook www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

ALINE MARQUESAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário