terça-feira, 15 de abril de 2014

Uma aula de campo

14/04/2014
Pedro Félix
  
O campo é o lugar onde tudo acontece, é o espaço de liberdade, de aprendizagem, do querer conhecer. Lugar do cenário, de construção dos personagens e suas peculiaridades.
Neste espírito de ver, de aprender, 35 alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves em Cuiabá, foram levados para um “Caminhar pelo centro histórico de Cuiabá”. Pessoas simples com idades diferenciadas, tendo no grupo jovens de 18 anos, bem como senhores e senhoras da minha idade.
Com perspectivas diferentes o grupo inicialmente tinha interesses diversos. Os jovens com seus aparelhos eletrônicos nos ouvidos estavam como sempre nos seus mundos particulares, sendo o grupo dos adultos os de olhares mais atento, para entender a cidade que embora vivencie todo dia, não a percebe com olhos do passado.
A caminhada começou em frente as estátuas da Avenida Coronel Escolástico, que representa o simbolismo do nosso cordão umbilical entre São Paulo e Mato Grosso, bem como o contato com o indígena e o negro.
As estátuas estão na frente do bairro dos bandeirantes, com ruas que tem os nomes dos signatários da Ata de fundação de Cuiabá.
Descemos a avenida e fomos até a igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Neste momento o grupo tornou-se mais coeso, mais interessado e querendo saber mais sobre as curiosidades do lugar.
O interesse sobre a irmandade de São Benedito, a dubiedade de uma santa que também parece Iemanjá, e toda a mística do lugar e seu sincretismo religioso.
Descemos a escadaria da igreja e fomos conhecer o beco do candeeiro, a história da chacina dos três garotos pobres.
A curiosidade da construção da igreja do Senhor dos Passos e entramos na Rua 27 de dezembro, bastante sinuosa que é uma característica de toda rua do período aurífero do Brasil.
Mostrei o que resta de alguns casarões antigos na rua de baixo (sete de setembro) e a descaracterização dos mesmos nas ruas do meio e de cima. Paramos por alguns momentos em frente ao prédio da antiga casa Orlando, centro de exportação de borracha e poaia no século XIX.
Chegamos a Praça Alencastro com seu coreto e fonte luminosa e do lado o primeiro grande prédio de Cuiabá, o edifício Maria Joaquina.
Finalmente paramos na Praça da República, onde contei suas várias facetas, e sua arquitetura com marcas do passado.
Exaustos depois de uma boa caminhada, fechamos nosso caminhar e para relaxar fomos ao Sesc Arsenal onde uma grande festividade estava acontecendo, os alunos ficaram maravilhados, querendo ficar mais.
Já eram quase dez horas da noite, e o Arsenal de Guerra criado em 1826, hoje administrado pelo SESC, será nosso próximo passeio, com mais tempo é claro. A aula faz parte do “Projeto caminhar pelo centro histórico”, dentro das festividades de aniversário da cidade, e envolveu a Diretora Professora Márcia Jamil, os professores de história Pedro Carlos Nogueira Felix, Eliane Aline dos Santos, Andréia Carvalho de Sociologia e Márcia Roseane, bibliotecária da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário