domingo, 31 de julho de 2011

Por que não consigo memorizar?

Uma das coisas mais importantes na hora de estudar é estar com a mente bem disposta para absorver conteúdos e desenvolver o aprendizado. No entanto, em tempos de preparação para concursos e vestibulares, é muito comum ouvir os estudantes reclamando da dificuldade de absorver todas as informações necessárias para um bom resultado nas avaliações.

A maneira de aprender pode ser decisiva. Ao tentar memorizar um amontoado de informações de forma desordenada, a tendência é que haja dificuldade de lembrar o que foi estudado. Vale a pena se programar e respeitar os momentos de pausa. O registro de informações também acontece através do “descanso ativo”: um curto espaço de tempo (alguns minutos são suficientes).

Problemas de memorização podem estar relacionados a três fatores:
- Estresse provocado principalmente pelo medo, pela ansiedade ou pelo excesso de cobrança;
- Desinteresse pelo assunto do estudo (que também pode ser motivado pelo antagonismo ou pela aversão ao professor ou até ao conteúdo);
- A baixa autoestima (que pode ter sido provocada pelo excesso de críticas ao seu desempenho).

Desconfiar da memória é como desconfiar de si mesmo, por isso devemos investir no seu aperfeiçoamento para alcançar bons resultados. Além disso, é fundamental definirmos nossas metas e os processos que devemos utilizar para obtermos sucesso.

Fernando Elias Josésuperandodesafios@terra.com.brPsicólogo, mestrando em Cognição Humana na PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário