segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quilombolas de Poconé são qualificadas pelo Senai-MT

Quatro comunidades quilombolas de Poconé (a 115 quilômetros de Cuiabá) estão sendo qualificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) nas áreas de tecnologia da informação e da construção. Ao todo, foram matriculados 254 estudantes no programa Senai Itinerante em 2011, sendo que 142 deles já concluíram as qualificações e estão habilitados para ingressar no mercado.

As comunidades beneficiadas este ano são Campina de Pedra, Jejum, Chumbo e Laranjal, com oferta dos cursos gratuitos Operador de Microcomputador, Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Obras.

Vanda Alves, 33 anos, é líder comunitária em Jejum e concluiu recentemente o curso Operador de Microcomputador. "Ainda é difícil o acesso a cursos de qualificação. A gente precisa se deslocar até a Capital, gerando custos e gastando tempo nas viagens. E esse projeto do Senai, que ofereceu cursos gratuitos aqui na comunidade, foi muito importante para qualificar os moradores. Trouxe conhecimento, aqui há jovens e pais de família que começaram do zero, não sabiam nada de informática. Além disso, com certeza irá ajudar a gerar mais emprego e renda para as famílias".

O diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, lembra que o trabalho desenvolvido nas comunidades rurais quilombolas integra o Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), que busca promover a universalização do acesso à Educação Profissional, contribuindo para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho às pessoas com deficiência, baixa-renda ou a grupos que sofrem vulnerabilidade e/ou exclusão social. E, para comemorar a conclusão de mais uma fase desta iniciativa, ele foi semana passada à comunidade de Jejum, onde participou do evento de entrega dos certificados dos 72 alunos formados em Operador de Microcomputador. Na ocasião, ele esteve acompanhado de coordenadores, gerentes e técnicos da instituição.

Em Campina de Pedra e Jejum, 142 alunos já concluíram o curso Operador de Microcomputador. Na comunidade Chumbo ocorrem as qualificações Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Obras, com 40 alunos. Já em Laranjal são 72 alunos de Operador de Microcomputador. Além dessas, o Senai-MT também qualificou ano passado outras 89 pessoas nas ocupações Operador de Microcomputador e Eletricista Predial, realizadas na comunidade quilombola de Mata Cavalo, localizado em Nossa Senhora do Livramento. José Silvestre da Silva, 62, também vive em Jejum e trabalha há 16 anos em uma indústria de etanol da região.

O idoso está entusiasmado pela perspectiva de voltar a estudar nesta fase da vida. "Eu faço a 3ª série do Ensino Fundamental e quero terminar o Ensino Médio. Fiz o curso do Senai e vou me matricular em outros também. É bom para ter chances de crescer". O mesmo pensa Karina Faria, 17, que terminou recentemente o Ensino Médio. "Adorei, será uma vantagem no mercado. Quero fazer faculdade em Cuiabá, e a qualificação irá me ajudar a arrumar um emprego".

As aulas do curso Operador de Microcomputador são ministradas no ônibus-escola do Senai-MT, por meio do programa Senai Itinerante, que, além de promover a responsabilidade social de comunidades rurais, oferece educação profissional a localidades onde não há unidades do Senai-MT. Os cursos ocorrem em carretas, ônibus-escola e kits didáticos, e são operacionalizados pela Escola Senai da Construção. Nas comunidades de Poconé, as aulas são ministradas num ônibus-escola que possui 24 computadores e ambiente climatizado. Nesta ação, o instrutor também fica à disposição dos alunos, que são divididos em turmas por períodos (manhã, tarde e noite).

Por Unecom - Sistema FIEMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário