quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MT- Curso de História da Unemat abre comemorações de 20 anos com lançamento de livro sobre Cáceres

Da Redação

"Cáceres - História e Memória", este é o nome do livro que foi lançado durante a abertura da 17ª Semana de História da Unemat – Campus Universitário Jane Vanini. Organizada pelos professores Otávio Ribeiro Chaves e Elmar Figueiredo de Arruda, a coletânea está configurada em três partes trazendo reflexões e diferentes olhares sobre a história do município no final do século XVIII e século XIX; do final do século XIX ao século XX e a Cáceres do Tempo Presente.

No livro estão 19 artigos produzidos por professores da Unemat do curso de História e Letras, além de contribuições como a do servidor Reinaldo Norberto da Silva licenciado em História pela instituição. A publicação é editada pela Unemat Editora e recebe o patrocínio da Prefeitura Municipal de Cáceres.

O livro servirá para auxiliar diretamente o trabalho de ensino e pesquisa de professores e alunos da rede pública do município e demais interessados em conhecer a produção historiográfica que tem como foco a cidade de Cáceres.

Para o secretário municipal de Educação, Josué Alcântara, o livro também servirá como incentivo para produção de novas pesquisas e reflexões sobre as temáticas tratadas o que contribuirá para o fortalecimento do Ensino de História nas redes básicas.

O EVENTO

Com cerca de 250 inscritos, a Semana de História reunirá até sexta-feira (11.11) comunidade universitária e egressos do curso em discussões junto com pesquisadores de universidades do Centro-Oeste e Sudeste. Uma forma de contribuir para atualização dos conhecimento na área, bem como incentivar a elaboração de projetos e ensino de História em que estejam inseridos a universidade e comunidade escolar.

Simpósios temáticos estarão apresentando até quinta-feira (10.11) trabalhos científicos, enfocando os eixos Poder, Economia e Sociedade; Gênero, Subjetividade e Arte; e Cultura, Diversidade e Ensino de História.

O coordenador geral da Semana de História, professor doutor Otávio Ribeiro Chaves, explica que os trabalhos apresentados juntamente com os artigos produzidos pelos conferencistas convidados irão compor a primeira edição da revista eletrônica de História que está sendo produzida pelo departamento.

Compuseram a mesa de autoridades na solenidade de abertura da17ª Semana de História, o coordenador do curso de História, Domingos Sávio da Cunha Garcia, o prefeito pró-tempore do campus de Cáceres, Gustavo Bisinotto, os secretários MunicipaIs de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Sandro Miguel da Silva Paula, e de Educação, Josué Alcântara, que também são egressos do curso de História, e o prefeito de Cáceres Túlio Fontes.

A Semana de História é organizada pelo Departamento de História e conta com o apoio da Coordenação do Campus de Cáceres, Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Fundação de Amparo à Pesquisa em Mato Grosso (Fapemat).

Nenhum comentário:

Postar um comentário