quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Resposta de uma professora à revista Veja

Publicado em 9 de novembro de 2011 por Corumbá Guimarães


Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberde Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira
Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria.
Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão.
E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.
Há de se pensar, então, que são bem remunerados… Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina… E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
.Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
Vamos fazer uma corrente via internet, repasse a todos os seus! Grata.
Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride…
Chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais".
Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.





Vanessa Storrer – professora da rede Municipal de Curitiba!





Publicado em Educação|Deixar um comentárioAlckmin diz que estudantes da USP precisam de ‘aula de democracia’Publicado em 8 de novembro de 2011 por Corumbá Guimarães Em entrevista aos jornalistas nesta terça-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que os estudantes que ocuparam a reitoria da USP precisam ter "aula de democracia". Para o governador, "é inadmissível" ter de "chegar ao ponto de a polícia ter que ir lá fazer cumprir um decisão judicial".
"Eu entendo que os estudantes precisam ter aula de democracia, precisam ter aula de respeito ao dinheiro público, respeito ao patrimônio público. Não é possível depredar instituições que foram construídas com dinheiro da população que paga impostos. Precisam ter aula de respeito à ordem judicial. É inadmissível isso, é lamentável que tenha que chegar ao ponto de a policia ter que ir lá para fazer cumprir uma decisão judicial, mas ela já foi feita", afirmou.
Alckmin parabenizou a ação da Polícia Militar na desocupação do prédio. Segundo ele, a PM mostrou novamente "sua capacidade de trabalhar nessas situações de alto estresse". Pelo menos 70 estudantes foram detidos nesta terça-feira, depois que a polícia foi até o local cumprir a reintegração de posse.
Comentário:
Rebeldes sem causa. Pouco mais de 100 alunos revoltados contra a PM que, além de proteger o campus universitário contra assaltos, agressões e mortes, passou a coibir o uso de drogas. Alunos que agridem a comunidade estudantil, a sociedade e a lei, sem nada que contribua para o crescimento da Universidade, dos colegas que querem segurança para estudar e do país. É uma pena que a mídia tenha dado a cobertura que eles queriam, mas que não mereciam. Deveriam ser, isso sim, ignorados. Por que não se falou da enorme quantidade de funcionários que foi impedida de trabalhar tanto pela invasão irracional em si quanto pela quebra e inutilização de seus instrumentos de trabalho? Por que não se deu voz àqueles estudantes de fato que queriam estudar e pediam a proteção que a PM passou a dar? Concordo com o governador, eles precisam aprender a ser cidadãos.
Corumbá
Terra.com
Publicado em Comportamento, Imbecilidade|Deixar um comentárioTrês anosPublicado em 7 de novembro de 2011 por Corumbá GuimarãesHá exatamente três anos iniciávamos a publicação desse blogue.
Nossa intenção era publicar e comentar o que havia de interessante, importante e pouco divulgado no noticiário nacional e internacional.
Acho que muito mais que atingir esse objetivo conseguimos, pois mais de 252.000 acessos computamos nesses três anos de existência.
Muito obrigado a todos pelo apoio, a compreensão e o incentivo que recebemos quase todos os dias.
Esperamos continuar atendendo a expectativa de todos que nos acessam.
Grande abraço,
Corumbá

Publicado em Comentário|7 comentáriosParlamentares do PDT estudam medida contra ministro do partidoPublicado em 7 de novembro de 2011 por Corumbá GuimarãesO senador Pedro Taques (PDT-MT) afirmou no começo da tarde desta segunda-feira (7) que um grupo de parlamentares do partido analisa entrar com uma representação junto à Procuradoria Geral da República (PGR) a fim de pedir uma investigação sobre as denúncias envolvendo o ministério do Trabalho e o ministro, Carlos Lupi.
Reportagem publicada neste fim de semana pela revista "Veja" aponta envolvimento de funcionários da pasta em um suposto esquema de desvio de recursos de convênios com entidades privadas.
Por conta das denúncias, o ministro Carlos Lupi afastou no sábado (5) o coordenador de qualificação da pasta, Anderson Alexandre dos Santos. O G1 não conseguiu contato com Anderson Santos.
Comentário:
Parece até brincadeira: afasta o “cabeça”, mas mantém o esquema. Na certa, mais um a cair por corrupção. Mantendo-se o esquema, nada mudará “ad eternum” (para sempre). As oportunidades de ajustes aparecem, mas não se mexe no esquema. Então, nada muda. É uma pena…
Corumbá
Iara Lemos Do G1, em Brasília
Publicado em Ética|1 comentárioTRF suspende liminar que anulou 13 questões do EnemPublicado em 4 de novembro de 2011 por Corumbá GuimarãesO presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará que determinou o cancelamento de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todo o Brasil.
De acordo com a decisão, divulgada hoje, as 13 questões só ficarão sem efeito para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, que fizeram o teste. Ou seja, as provas serão mantidas na sua integralidade para os quase cinco milhões de estudantes que se submeteram ao Enem.
Comentário:
Na verdade, nenhuma solução seria boa num caso desses. Somente uma pessoa competente consegue administrar uma prova como essa. Não é o caso do ministro Haddad que já errou três vezes seguidas, ou seja, em todas!.
Corumbá
ANGELA LACERDA – Agência Estado
Publicado em Educação|Deixar um comentárioSTF decide que dirigir bêbado é crimePublicado em 3 de novembro de 2011 por Corumbá Guimarães O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o ato de dirigir com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis decigramas é crime, com possível detenção, mesmo que o autor não cause danos ou provoque risco a outras pessoas. A decisão é da 2ª Turma do Supremo que, no dia 27 de setembro deste ano, negou o habeas corpus de um motorista de Minas Gerais flagrado em uma blitz na cidade de Araxá. O texto tem como base a lei que tornou crime, em 2008, dirigir alcoolizado.
No terceiro parágrafo da decisão é relatado que: "basta que se comprove que o acusado conduzia veículo automotor, na via pública, apresentando concentração de álcool no sangue igual ou superior a 6 decigramas por litro para que esteja caracterizado o perigo ao bem jurídico tutelado e, portanto, configurado o crime".
O relator do habeas corpus, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou ser irrelevante indagar se o comportamento do motorista embriagado atingiu ou não algum bem juridicamente tutelado porque se trata de um crime de perigo abstrato, no qual não importa o resultado.
Comentário:
Seria mais ou menos como o porte de armas: não é necessário que alguém pratique algum ato com o uso da arma, o simples porte constitui crime. Faz bastante sentido! Um bêbado infelizmente não tem capacidade de perceber que não está em condições de dirigir, portanto não deve ser permitido a ele tomar essa decisão, ou seja, bebeu, não pode dirigir. E priu! Vamos ver.
Corumbá
As informações são do IG
Publicado em Comportamento, Justiça|1 comentárioUNE recebe R$ 30 milhões, mas nova sede no Rio não sai do papelPublicado em 2 de novembro de 2011 por Corumbá GuimarãesComandada por dirigentes ligados ao PC do B desde que voltou à atividade formal, em 1979, a União Nacional dos Estudantes (UNE) ainda não tirou do papel o prédio de 12 andares que promete construir em um dos melhores pontos da Praia do Flamengo (zona sul) com os R$ 44,6 milhões a que tem direito como indenização pelos danos sofridos durante o regime militar.
Embora a União tenha pago R$ 30 milhões aos estudantes em dezembro passado, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do lançamento da pedra fundamental da obra, o terreno continua intacto. Os outros R$ 14,6 milhões estão prometidos pela presidente Dilma Rousseff desde o início do ano, mas ainda não foram liberados.
Além dos R$ 30 milhões da indenização, a UNE recebeu, durante os dois mandatos de Lula, R$ 12,8 milhões da União, graças a convênios com instituições federais, inclusive o Ministério do Esporte, entregue ao PC do B desde o início do governo petista.
O valor é 11,6 vezes maior que o R$ 1,1 milhão liberado nos dois governos do tucano Fernando Henrique Cardoso. Houve repasses apenas em 1995, de R$ 100 mil, e em 2002, de R$ 1 milhão.
Comentário:
Está tudo dominado. Por isso não se vem mais os “cara-pintadas”, os “estudantes” só se revoltam contra a polícia e porque querem liberdade para usar drogas. Todo mundo comprado. E o pior, com o meu e o seu dinheiro, notou?
Corumbá
Luciana Nunes Leal e Bruno Boghossian, de O Estado de S.Paulo
Publicado em Comportamento, Ética|Deixar um comentárioAndres libera Adriano para ‘encher a lata’ e até sugere uísquePublicado em 2 de novembro de 2011 por Corumbá GuimarãesDepois de afirmar que a recuperação do atacante Adriano está atrasada, o presidente do Corinthians, Andres Sanchez, liberou seu atleta para o consumo de bebida alcoólica.
"Vindo aqui [no Centro de Treinamentos Joaquim Grava] e treinando no horário certo, eu não estou preocupado [com o consumo de álcool]. Ele [Adriano] que beba, encha a lata", disse Andres Sanchez em entrevista coletiva.
Questionado se esse comportamento não acarretaria em um maior atraso na sua recuperação, Andres deu a entender que o consumo de álcool é inerente ao ser humano.
"Atrasa [a recuperação], mas é do ser humano. Fazer o quê? Vou proibir ele de beber, vou proibir da dormir 11h da noite, tem de dormir às 8h? Agora, tem de tomar café da manhã às 7h30 da manhã, tem de almoçar ao meio-dia? Ele é um atleta e sabe o que é bom e o que é ruim para ele."
As frases do presidente corintiano, porém, não se limitaram à natureza humana. O mandatário alvinegro chegou a sugerir o tipo de bebida que Adriano deveria consumir.
"Ele bebeu chope no Rio? Chope engorda, pensei que tivesse tomado uísque."
Comentário:
Poderia ter sido mais imbecil ou tá bom assim?
Corumbá
RAPHAEL MARCHIORI – Folha.com
Publicado em Imbecilidade|Deixar um comentárioRapaz que empurrou jornalista dá entrevistaPublicado em 1 de novembro de 2011 por Corumbá GuimarãesA cena super comentada desta segunda (31), em que um grupo empurrou a repórter da globo Monalisa Perrone em transmissão ao vivo, ainda dá o que falar.
Um dos responsáveis pela agressão é Thiago de Carvalho Cunha, militante do Acampa Sampa.
Em entrevista ao IG, Thiago afirmou que a sua intenção era divulgar o curta-metragem que está escrevendo. Ele ainda declarou: "Eu quero mesmo que ela faça o boletim de ocorrência e que venha a Polícia Federal agora me pegar".
Contrariando o que muitos achavam, Thiago revelou que conhecia o assunto da reportagem: “Sabia que era uma matéria importante sobre o Lula e que a Globo não cortaria, ainda mais sendo ao vivo. Aliás, desejo muita sorte ao ex-presidente e espero que ele se recupere logo".
Comentário:
Mané!
Corumbá
Postado por Luciana Amorim – UOL
Publicado em Imbecilidade|Deixar um comentárioPara FHC, ataques a Lula em redes sociais são um equívocoPublicado em 31 de outubro de 2011 por Corumbá GuimarãesO ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou hoje que considera um "equívoco" as manifestações contra Lula nas redes sociais.
"Não endosso isso", disse o ex-presidente após debate no iFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso), no qual o ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal, defendeu a chamada PEC dos Recursos.
Após a notícia do câncer, internautas iniciaram uma campanha para que o ex-presidente fizesse o seu tratamento contra a doença no SUS (Sistema Único de Saúde).
FHC afirmou que presta a Lula sua "solidariedade nesse momento de dificuldade" e disse desejar que ele se "restabeleça prontamente".
O ex-presidente disse ainda que é preciso "respeitar a saúde" e lembrou que tem uma relação antiga com Lula.
Comentário:
Acho que está havendo um equívoco por parte de FHC: Lula fazer tratamento no SUS é ofensa a quem? Manifestações contra Lula? Por que? Aliás, seria uma forma dele – Lula – provar que estava certo quando disse que a saúde no Brasil estava bem! Ora, se 90% da população brasileira é sujeita a tratamento pelo SUS, porque seu presidente mais popular não poderia fazer? Tem medo de que? Respeitar a saúde de quem?
Corumbá
UIRÁ MACHADO – uol.com.br
Publicado em Saúde|2 comentários← Posts mais antigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário