Cris Olivette, de O Estado de S. Paulo
De acordo com o diretor do curso de Odontologia da Universidade Paulista (Unip), Carlos Allegretti, o objetivo do curso é formar profissionais generalistas, com uma visão humana e reflexiva, para que possam atuar tanto na área de saúde básica quanto na pesquisa.
"O perfil ideal do aluno para que ele seja um bom profissional é ser curioso, interessado e humano, gostar de conversar, ouvir e explicar. Também estimulamos que os alunos sejam críticos e questionadores", diz.
Segundo o diretor, a promoção da saúde é enfatizada durante todo o curso porque várias doenças têm reflexo na boca e podem ser diagnosticadas por um bom profissional.
O estágio é obrigatório para obter a graduação e 20% da carga horária é dedicada a ele. Na Unip, o período de aprendizado é feito na sua clínica odontológica e em visitas mensais a comunidades carentes.
"Duas vezes por semestre, os alunos fazem atendimento comunitário em outras cidades, a partir de convênios firmados com prefeituras. Usamos um ônibus equipado com dois consultórios", explica Allegretti.
Os recém-formados em odontologia podem fazer concurso para trabalhar em hospitais públicos, unidades básicas de saúde (UBS) ou na área administrativa desses locais. Também podem seguir carreira como pesquisadores, atuar em clínica odontológica, ou abrir seu próprio consultório.
ITINERANTE
Carlos Allegretti
Diretor do curso de Odontologia da Unip
“Os alunos fazem atendimento comunitário em outras cidades duas vezes por semestre, conforme convênio com as prefeituras. Nessas ocasiões, usamos um ônibus equipado com dois consultórios.”
ODONTOLOGIA
Salário inicial
R$ 3 mil
Duração do bacharelado
4 ou 5 anos
Disciplinas
Cirurgia, saúde coletiva, dentística, endodontia, fisiologia, anatomia, patologia, implantodontia, ortodontia e ortopediatria
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Diretor diz que aluno ideal de Odontologia deve gostar de conversar, ouvir e explicar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário