terça-feira, 1 de maio de 2012

Dificuldade de aprendizado: como os pais devem lidar com isto?

Jéssica Fogaça

Quando falamos em dificuldade de aprendizado temos que tomar muito cuidado, pois, muitas das crianças que são “enquadradas” nessa categoria não apresentam problemas para aprender. Na grande maioria das vezes o problema está no método de ensino, que a criança simplesmente não compreende. O problema é de “ensinagem” e não de aprendizagem.

É comum que a criança chegue ao consultório com o encaminhamento feito pela escola, dizendo que ela não consegue aprender. Isso não é verdade, pois todos temos a capacidade para aprender, mas precisamos ser ensinados. Às vezes, o jeito que a professora explica, pode não servir para uma determinada criança, pode ser algo muito vago ou muito complexo para ela. É importante lembrar que cada um aprende de maneira diferente e através das suas experiências de vida. Essas experiências devem ser levadas em conta no processo de aprendizagem.

Quando os pais recebem da escola a informação de que seu filho está com dificuldade para aprender, devem questionar a professora sobre o que, especificamente, a criança não está aprendendo. Qual matéria, é em algum conteúdo em especial? Quando a professora explica ou quando ele lê sozinho? Ela observa essa dificuldade há quanto tempo? O que ela já tentou de diferente para ensinar a criança? É fundamental que os pais trabalhem em parceria com a escola, entendendo a dificuldade e buscando alternativas para solucionar o problema.

Em casa, os pais devem perguntar à criança se ela, de fato, acha algo difícil. Se a resposta for afirmativa, devem explorar o que é difícil (ler, escrever, entender o que a professora fala, compreender o que é para ser feito em um exercício), se ela consegue entender melhor quando outro coleguinha explica ou alguém da família. Também devem estar atentos para descartar qualquer problema físico, como dificuldade para enxergar a lousa, por exemplo. Muitas crianças têm queda no rendimento escolar devido a problemas de visão ainda não detectados.

Agora, se a criança realmente tem dificuldade para aprender, os pais devem buscar orientação de profissionais capacitados, como psicólogos e psicopedagogos que irão auxiliar a família e a criança para lidar com essa questão. Há que se fazer uma serie de observações e testes para verificar de que ordem é a dificuldade da criança e estabelecer uma nova maneira para ensiná-la.

Mas uma coisa é certa: ela irá aprender. Talvez em um ritmo mais lento, com os conteúdos escolares organizados de um jeito mais simples, precisando de mais supervisão e de mais tempo. Porém, o que nunca poderá faltar é o apoio dos pais. Com ajuda a gente consegue superar as dificuldades com mais facilidade.



Jéssica Fogaça
contato@estimuloconsultoria.com.br
Psicóloga Comportamental, Especializada em Clínica Analítico-Comportamental Infantil pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.

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