Rildo Amorim/Seduc-MT
Estudantes do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Mato Grosso, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), terão mais oportunidade de fazerem o curso regular e se qualificarem para o mercado de trabalho. Parceria firmada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Serviço Nacional da Indústria (Senai) garantiu para este ano mais 20 mil vagas ao Estado, dos cursos técnicos e de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e o Emprego (Pronatec).
O pacto para oferta dos novos cursos foi assinado, nesta sexta-feira (27.04), pelo secretário Ságuas Moraes, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan e pelo diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo. O ato ocorreu durante reunião da diretoria da Federação, localizada na sede da entidade, em Cuiabá.
Em discurso durante a solenidade, Ságuas destacou que a formação profissional dos jovens é uma das metas do governo federal visando o desenvolvimento do país. “Quando a presidente Dilma Roussef lançou o Pronatec, em 2011, ela ressaltou que para o Brasil conseguir manter o crescimento contínuo da Economia precisa investir na formação das pessoas. A meta do Programa é qualificar 8 milhões de jovens até 2014”, citou.
Ele explicou que o Pronatec é financiado pela União e executado pelos Estados em parceria com o Sistema S e demais instituições como os Institutos Federais (IFs). “Mato Grosso tem contribuído para o país atingir a meta de formação prevista no programa. Somente em 2011 disponibilizamos 10 mil vagas do programa, em parceria com o Senai. Desse total 7 mil de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e 3 mil para cursos técnicos”, citou.
De acordo com o presidente da Fiemt, o Senai do Estado é o primeiro colocado do país entre os que mais ofertam vagas do Pronatec. Ele destaca a importância do programa para o segmento. “A indústria de Mato Grosso precisa cada vez mais de trabalhadores qualificados. A parceria com a Seduc na oferta desses cursos tem sido muito importante nesse esforço pela qualificação profissional”, disse Milan.
Vagas
Das 20 mil vagas disponíveis do Programa para 2012, 16 mil são para cursos FIC com duração de 160 horas aula e 4 mil para cursos técnicos que possui o mínimo de 800 horas (Veja abaixo os cursos ofertados). Podem participar do programa estudantes matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou que estejam matriculados na EJA.
Os interessados devem procurar às Secretarias de suas respectivas Escolas e pedirem à administração escolar a ficha de pré-cadastro. Após o preenchimento ela deve ser devolvida a unidade escolar, que realizará o encaminhamento a Assessoria Pedagógica para efetivação da matrícula. As aulas do Pronatec são ofertadas nas instalações do SENAI e ocorrem no contra turno escolar.
2011
No ano passado Mato Grosso disponibilizou ao todo, 10.230 vagas do Pronatec. Desse total, 3.015 alunos estão cursando ou concluíram cursos FIC e 2.241 participam dos técnicos. Os cursos são realizados nas unidades do sistema S de 23 municípios do Estado. Para 2012 as 20 mil vagas estarão disponíveis em mais 69 municípios do Estado, totalizando 92.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
quarta-feira, 2 de maio de 2012
MT- Pronatec terá 20 mil vagas em 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário