quarta-feira, 2 de maio de 2012

MT- Educadores debatem articulação no Ciclo de Formação

Trabalhar a integração das disciplinas por áreas de conhecimento e buscar a contratação de mais professores articuladores são propostas que foram defendidas pelos participantes do Diálogo entre Educadores, ocorrida quinta-feira (26.04), cujo objetivo é a melhoria da educação dentro da política do Ciclo de Formação Humana. A videoconferência transmitida para 69 Escolas Estaduais teve a participação de servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e educadores de unidades de Cuiabá.

O Diálogo foi aberto pela técnica da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc, Dariluce da Silva, e teve como convidadas as técnicas da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Zileide Silva e Juscelina de Campos. A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Santos Dumont, Waldinete da Silva e a diretora da unidade, Paula Cunha, bem como a professora da Escola Hélio Palma, Ivanete de Souza também participaram das discussões.

Tendo como foco o processo de avaliação dos alunos no Ciclo implementado em todas as Escolas de ensino fundamental do Estado, Zileide e Jucelina falaram sobre as ações que a Seduc desenvolve visando a formação dos profissionais e melhoria do ensino. “Com o ciclo o foco das escolas deixa de ser o professor e passa a ser o aluno, por isso a necessidade de se focar no aprendizado com avaliações no dia-a-dia, e na formação humana, e não mais na mera passagem de conteúdos”, enfatizaram.

Experiências - As representantes das Escolas falaram sobre as experiências com o ciclo nas unidades. Entre elas houve unanimidade referente as dificuldades enfrentadas no processo de enturmação dos alunos, por idade. “A nossa Escola enturmou os alunos no ano passado. Na ocasião atuava como professora e fui uma das que resisti a esse processo. Achava um absurdo colocar alunos de mesma idade em uma mesma turma independente deles possuírem o mesmo nível de formação”, contou a diretora.

Paula conta que para diminuir as resistências a direção da Escola convidou os professores a estudarem de forma mais aprofundada as orientações curriculares da Seduc, referente ao ciclo bem como fomentar o trabalho de integração disciplinar. “A partir do momento que entendemos os objetivos e a metodologia de trabalho do Ciclo de Formação Humana a resistência a enturmação foi sendo superada”, citou a coordenadora Waldinete.

Professores das 69 escolas do interior do Estado que acompanharam o debate por meio dos equipamentos do Pronatec, que estão disponíveis em 192 unidades, indagaram às professoras sobre o risco, segundo eles, do Ciclo produzir aprovações automáticas dos alunos. Em resposta, Ivante de Souza citou que há necessidade da Seduc investir na contratação de mais professores articuladores. “São eles que fazem o trabalho de apoio aos estudantes que estão com dificuldade de acompanhar os demais colegas no processo de aprendizagem, em sala de aula”, ressaltou.

Ela citou ainda que com uma boa aula voltada para formação individual de cada aluno e com o apoio dos articuladores, especialmente para os alunos que foram enturmados por idade mas com defasagem de aprendizado, “não existirá a possibilidade dos alunos passarem sem aprender”, finalizou.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

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