Educadores de escolas do campo instaladas em assentamentos do território
matogrossense participam de um intenso processo de análise das políticas
públicas e programas de financiamento para educação. O 3º Encontro Estadual de
Educadores/as da Reforma Agrária é promovido conjuntamente entre a Secretaria de
Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e Movimentos Sociais da Via
Campesina/MST.
Concomitantemente ao evento acontece o I Encontro da Juventude do Ensino Médio, que reúne cerca de 40 estudantes do curso de Agroecologia do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP).
Os eventos reúnem um total de 130 participantes ao longo de três dias (período de 25 a 27 de julho), no Centro de Formação Olga Benário, instalado às margens da BR-364/163. Dos debates, participam profissionais atuantes em escolas nos municípios de Mirassol do Oeste, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Rondonópolis, São José do Povo, Campo Verde e Claudia.
“Além de todo processo de formação, o Encontro possibilitará uma grande socialização, a troca de experiências entre os profissionais, o que sem dúvida, fortalece a identidade da política educacional para o campo”, explica Glória Maria Grandez Muñoz, da Gerência de Educação do Campo da Seduc.
Ela frisa ainda que nas escolas do campo todo o processo de construção do PPP (Projeto Político Pedagógico) conta com amplo apoio e participação coletiva dos moradores dos assentamentos e representantes dos movimentos sociais, potencializando um processo de gestão democrática. “Todas as escolas convocam assembleias para realização dessas discussões”.
Quanto à participação dos estudantes durante os debates, Glória avalia que "esse é um momento de aprofundamentos de estudos".
Hoje, a rede estadual matogrossense possui 136 unidades escolares do campo, sendo 24 instaladas em assentamentos.
PATRÍCIA NEVESAssessoria Seduc-MT
Concomitantemente ao evento acontece o I Encontro da Juventude do Ensino Médio, que reúne cerca de 40 estudantes do curso de Agroecologia do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP).
Os eventos reúnem um total de 130 participantes ao longo de três dias (período de 25 a 27 de julho), no Centro de Formação Olga Benário, instalado às margens da BR-364/163. Dos debates, participam profissionais atuantes em escolas nos municípios de Mirassol do Oeste, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Rondonópolis, São José do Povo, Campo Verde e Claudia.
“Além de todo processo de formação, o Encontro possibilitará uma grande socialização, a troca de experiências entre os profissionais, o que sem dúvida, fortalece a identidade da política educacional para o campo”, explica Glória Maria Grandez Muñoz, da Gerência de Educação do Campo da Seduc.
Ela frisa ainda que nas escolas do campo todo o processo de construção do PPP (Projeto Político Pedagógico) conta com amplo apoio e participação coletiva dos moradores dos assentamentos e representantes dos movimentos sociais, potencializando um processo de gestão democrática. “Todas as escolas convocam assembleias para realização dessas discussões”.
Quanto à participação dos estudantes durante os debates, Glória avalia que "esse é um momento de aprofundamentos de estudos".
Hoje, a rede estadual matogrossense possui 136 unidades escolares do campo, sendo 24 instaladas em assentamentos.
PATRÍCIA NEVESAssessoria Seduc-MT
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