sexta-feira, 26 de julho de 2013

Seduc/MT Educadores do Campo debatem políticas de Educação

sexta-feira, 26 de julho de 2013


 
Educadores de escolas do campo instaladas em assentamentos do território matogrossense participam de um intenso processo de análise das políticas públicas e programas de financiamento para educação. O 3º Encontro Estadual de Educadores/as da Reforma Agrária é promovido conjuntamente entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e Movimentos Sociais da Via Campesina/MST. 

Concomitantemente ao evento acontece o I Encontro da Juventude do Ensino Médio, que reúne cerca de 40 estudantes do curso de Agroecologia do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP).

Os eventos reúnem um total de 130 participantes ao longo de três dias  (período de 25 a 27 de julho), no Centro de Formação Olga Benário, instalado às margens da BR-364/163.  Dos debates, participam profissionais atuantes em escolas nos municípios de Mirassol do Oeste,  Barra do Bugres, Tangará da Serra, Rondonópolis, São José do Povo, Campo Verde e Claudia.

“Além de todo processo de formação, o Encontro possibilitará uma grande socialização, a troca de experiências entre os profissionais, o que sem dúvida, fortalece a identidade da política educacional para o campo”,   explica Glória Maria Grandez Muñoz, da Gerência de Educação do Campo da Seduc.

Ela frisa ainda que nas escolas do campo todo o processo de construção do PPP (Projeto Político Pedagógico) conta com amplo apoio e participação coletiva dos moradores dos assentamentos e representantes dos movimentos sociais, potencializando um processo de gestão democrática. “Todas as escolas convocam assembleias para realização dessas discussões”.

Quanto à participação dos estudantes durante os debates, Glória avalia que "esse é um momento de aprofundamentos de estudos".
Hoje, a  rede estadual matogrossense possui 136 unidades escolares do campo, sendo 24 instaladas em assentamentos.

PATRÍCIA NEVESAssessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário