sexta-feira, 10 de julho de 2015

Aonde, Onde ou Donde?



Muito próximos em termos de sonoridade e escrita, os termos aonde, onde e donde estão no rol das palavras que suscitam dúvidas quanto ao seu emprego e, consequentemente, são, diversas vezes, empregadas de maneira errônea. É o que se observa, por exemplo, nas milhares de postagens que nos chegam pulicadas em redes sociais, como o facebook.
Para não errar mais, as regras de uso são bem simples:
Donde tem o mesmo sentido da expressão de onde, transmitindo a ideia de proveniência. Por exemplo em “Donde tu és mesmo, Raquel?”, ou seja, de que local se veio.
Aonde expressa a ideia de para onde, com valor de movimento, deslocamento. Exemplo: “Aonde ela foi com tanta pressa?”.
Por fim, Onde apresenta o valor de lugar fixo, podendo ser substituído pela expressão em que lugar, portanto onde a pessoa se encontra, por exemplo em: “Onde a turma está nos aguardando mesmo? ”.

Lembrando-se de seus significados e por que outras expressões podem ser substituídos, nunca mais você errará!

Graduado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade de Fortaleza (Unifor); Pós-graduando em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduado em Língua Inglesa pelo Centro Cultural Anglo Americano (CCAA); Escritor; atua como Coordenador Pedagógico do Instituto Nacional de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (IDESQ); é professor de Língua Portuguesa e Inglesa; palestrante na área da aprendizagem, atuou em diversas instituições de Ensino do país, em consultorias pedagógicas, junto às coordenações pedagógicas, equipe docentes, em momentos de formação, e corpo de alunos, em palestras focadas para a motivação, orientações de estudos e conhecimentos para o ENEM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário