domingo, 5 de julho de 2015

Identificar problemas de linguagem antes de entrar para a escola


Rastreio de Linguagem e Fala (RALF) permite identificar alterações no desenvolvimento da linguagem em crianças até aos seis anos. É um instrumento rápido, com vários indicadores, que tem um manual e uma folha de registo, e é acessível a vários profissionais.
Chama-se RALF – Rastreio de Linguagem e Fala, é o único preparado para crianças que tenham o português europeu como língua materna, tem manual e folha de registo, e contém indicadores, ou seja, capacidades de fala, linguagem ou metalinguagem que descrevem marcos típicos do desenvolvimento linguístico dos mais pequenos. Em apenas cinco minutos, permite identificar alterações no desenvolvimento da linguagem em crianças até aos seis anos. Com o RALF pais, educadores de infância, pediatras, e outros técnicos de educação e saúde, conseguem perceber se as crianças entre os 3 e os cinco anos e 11 meses têm ou não adquiridas as competências de linguagem e fala típicas para as respetivas idades. Este rastreio é pioneiro e permite detetar problemas de linguagem ainda no pré-escolar, antes de as crianças entrarem no 1.º ciclo.

O RALF contempla três faixas etárias, até aos quatro anos, até aos cinco e até aos seis. Associado a cada indicador há um exemplo concreto. Este teste de linguagem foi construído com base em dados linguísticos normativos e a sua fiabilidade foi analisada, concluindo-se que é válido, fiável, sensível e específico. Este novo instrumento para a identificação precoce de crianças com alterações de linguagem ou fala foi desenvolvido por investigadoras da Universidade de Aveiro e do Instituto Politécnico de Setúbal, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Uma das vantagens deste rastreio é ter exemplos concretos que ajudam a clarificar os diferentes itens em análise. Marisa Lousada, uma das terapeutas da fala e investigadora que desenvolveu o RALF, explica ao EDUCARE.PT como funcionam os indicadores – são 10 a 12, consoante a faixa etária. Pergunta-se aos pais se as crianças dizem, por exemplo, o nome de uma categoria, isto é, se ao lhe mostrarem umas calças, uma camisa, um casaco, dizem roupa. Ou se sabem nomear a função dos objetos, se referem, por exemplo, que a faca serve para cortar. “Com questões muito simples, e de uma forma rápida, permite perceber se a criança já adquiriu ou não as competências de linguagem e fala esperadas para a sua idade”, refere a investigadora, que é também diretora do curso de licenciatura em Terapia da Fala da Universidade de Aveiro.

“Se há uma criança que não está a adquirir as competências necessárias tendo em conta a sua idade, é importante encaminhá-la para um terapeuta da fala”, sublinha Marisa Lousada. O RALF é um rastreio pioneiro e que possibilita a intervenção precoce, área onde poderá fazer a diferença. “A atuação ao nível da prevenção permite uma identificação das perturbações em fase inicial evitando o insucesso escolar, na medida em que uma grande percentagem de crianças com perturbação na aprendizagem da leitura apresentou previamente uma perturbação da linguagem oral”, sublinha Ana Mendes, investigadora e docente do Instituto Politécnico de Setúbal.

As duas investigadoras fizeram questão de simplificar ao máximo este processo, já que uma avaliação nas crianças do pré-escolar é importante. Por isso, é rápido e eficaz. “O rastreio é acessível a vários profissionais onde as crianças vão regularmente, para que possam identificar alguns sinais que permitam encaminhar para uma avaliação e terapia da fala”, sustenta Marisa Lousada. Os profissionais que trabalham com crianças em idade pré-escolar, como educadores de infância, médicos, pediatras, entre outros, podem assim detetar e resolver problemas antes de as crianças se sentarem nos bancos da escola, antes do período em que normalmente é feita uma avaliação a esse nível. O RALF foi construído com a ajuda de vários técnicos – terapeuta da fala, médica, enfermeira e educadora de infância – e há uma semana que está a ser comercializado por uma spin-off da Universidade de Aveiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário