domingo, 5 de julho de 2015

Cuiabá - MT Toninho de Souza propõe que escolas de Cuiabá realizem homenagem a patronos


Da Redação - Ronaldo Pacheco

 


Quem foi André Avelino Ribeiro? Ou mesmo o cidadão Auro Ida? Ou ainda Leovegildo de Melo? São nomes de escolas que nem mesmo os alunos e moradores das imediações têm conhecimento de quem foram ou o que fizeram por Mato Grosso, para serem homenageados dando nome à instituição.

André Avelino Ribeiro foi professor e dá nome à Escola do CPA-I (Morada da Serra), enquanto Auro Ida foi jornalista em Cuiabá  e dá nome ao Centro de Educação Infantil, no Jardim Passaredo (Tijucal).

E é para corrigir essa distorção histórica que o vereador Toninho de Souza (PSD) apresentou projeto de Lei, na última semana, em que determina a obrigatoriedade das Escolas Municipais prestarem homenagem ao patrono da unidade escolar nas respectivas datas de comemoração.

O Projeto de Lei visa instruir não só os alunos, mas toda a comunidade escolar para que possam ter a oportunidade de conhecer a história do patrono da escola e também da fundação da unidade escolar.

Para o parlamentar é um meio importante de trazer a história e a origem do nome da escola para os estudantes. “Devemos buscar meios para incentivar e promover a educação e a cultura aos alunos, oferecendo a eles informações que possam contribuir com o seu conhecimento”, pontua ele, para a reportagem do Olhar Direto.

Ainda de acordo com Toninho de Souza, muitos estudantes não sabem a origem do nome da escola que estuda e qual foi a história do homenageado. Muitos deles tiveram papel importante no município ou no estado, dentro da política, no meio empresarial na cultura e na educação.

“É muito importante que os alunos saibam o motivo que levou aquela pessoa a ser homenageada, que serviços elas prestaram ao município ou para a comunidade onde a unidade escolar foi construída”, explica o parlamentar cuiabano.

Consta no Projeto que as unidades escolares deverão estabelecer o dia do Patrono da Escola, cuja data deve coincidir com a data de fundação da escola e com o aniversário ou o dia do falecimento do homenageado.

No dia escolhido para a comemoração devem ser promovidas atividades culturais e sociais voltadas à instrução de seus alunos quanto à vida e morte do patrono. O Projeto de Lei propõe que sejam realizadas palestras, exposições fotográficas, exposições de obras do homenageado, apresentações teatrais e gincanas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário