sexta-feira, 10 de julho de 2015

Peça teatral desenvolvida por alunos trabalha conceito das Inteligências Múltiplas de Gardner


Peça teatral desenvolvida por alunos do grupo de teatro do International School of Curitiba trabalha conceito das Inteligências Múltiplas de Gardner.


Há um ano, o professor David Baptista apostou em uma ideia desafiadora junto dos alunos do grupo de teatro do International School of Curitiba: produzir a primeira peça original do colégio. Um ano depois, no final deste semestre, foi apresentada aos pais e comunidade do ISC a peça “How to Find True Love by the Time You Turn 18” (Como encontrar o verdadeiro amor ao fazer 18 anos), que teve como base a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner.

Ao todo, a produção contou com mais de 75 pessoas – incluindo estudantes de 8 a 18 anos, professores e voluntários. A peça, escrita pelo consultor educacional Antonio Rodriguez, é uma história de amor não convencional, baseada na teoria de Howard Gardner. O conceito de Inteligências Múltiplas causou uma revolução na pesquisa educacional quando publicada, na década de 80. De acordo com Gardner, há mais de um tipo de inteligência e cada pessoa tem uma ou duas mais desenvolvidas. Na peça, cada personagem representa uma pessoa com determinado tipo de inteligência, expressa por uma música selecionada especialmente para ele, além de figurino e falas também de acordo com a personalidade de quem possui aquele tipo de inteligência.

Com base na teoria, alunos e professores desenvolveram todo o cenário, figurino e trilha sonora da peça. O cenário representa processos cerebrais, como as sinapses, através de lâmpadas de Led e feixes luminosos. Já o figurino trabalha com cores diferentes conforme o tipo predominante de inteligência de cada personagem. Na montagem, números de dança também têm espaço, e até mesmo as coreografias foram montadas de acordo com as características de cada tipo de inteligência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário