terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mensalidades escolares sofreram reajustes médios de 11%

Danielly Tonin
de Rondonópolis


Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (16) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) da segunda prévia da inflação - Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) - em janeiro, o aumento das mensalidades escolares foi o principal fator que resultou na elevação do índice (0,93%), 0,04 pontos percentuais acima da primeira prévia. Em Rondonópolis, os reajustes nas principais escolas particulares atingiram uma média de 11%.

O menor reajuste nas mensalidades foi na escola Khalil Zaher (7%), seguida pela escola Treze de Junho (Cenec), com 8% de aumento e pelo Centro Integrado de Ensino (Cie), onde o reajuste chegou a 12%. Os dados foram fornecidos pelas escolas e já estão valendo para o ano de 2012.

Hoje, as três maiores escolas particulares de Rondonópolis mantêm valores de mensalidades que vão de R$ 286 a R$ 365.

Além das mensalidades, a compra dos materiais escolares, neste período do ano, também pesam no bolso do consumidor, e são, juntamente com as mensalidades, os principais itens que contribuem para a aceleração da inflação no mês de janeiro, conforme indicam os principais órgãos que medem os índices inflacionários no País, FGV e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário