segunda-feira, 2 de abril de 2012

MT- Seduc realizará processo seletivo para formadores dos Cefapros

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará no próximo mês de maio processo seletivo para escolha de 100 educadores para exercerem funções de professores formadores nos 15 Centros de Atualização e Formação dos Profissionais da Educação (Cefapros) de Mato Grosso, e de coordenadores de formação nos pólos de Juína, Juara, Primavera do Leste e Tangará da Serra.

O edital que normatiza o processo seletivo será publicado na segunda quinzena de abril. As inscrições dos candidatos também estão agendadas para esse período. Segundo a superintendente de Formação da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra, o objetivo do processo seletivo é aumentar os quadros dos Centros com o intuito de fortalecer a política formativa do Estado.

“Atualmente temos 260 formadores e após o seletivo iremos para 360. Esse esforço tem por meta a sustentação das ações de formação como: a jornada pela alfabetização e letramento das crianças até os oito anos de idade, o aprofundamento da integração curricular e o fortalecimento do Ciclo de Formação Humana”.

Ema Marta conta que o edital do seletivo deverá dispor as vagas de acordo com a demanda formativa das unidades de ensino nos pólos dos Cefapros. Também delimitará os requisitos para a inscrição dos interessados. Ela adianta que para participar os professores devem ser efetivos da rede estadual, não estarem em estágio probatório, não possuírem dois ou mais cargos nas Escolas Estaduais (o que equivale há 60 horas) e não trabalharem em duas redes conjuntas (Estado e município).

Destaque

A política de Formação Continuada dos profissionais da Educação desenvolvida pela Seduc por meio dos Cefapros é referência no país. Pesquisa publicada em junho do ano passado pela Fundação Carlos Chagas apontou o trabalho de formação dos Centros, como o mais inovador dentre 19 Estados pesquisados pela Fundação.

Com o tema “Formação Continuada de Professores: uma análise das modalidades e das práticas em Estados e municípios Brasileiros”, a Carlos Chagas cita que Mato Grosso “criou vários Centros de Formação de professores (Cefapros) com o propósito de auxiliar o trabalho dos profissionais da escola, buscando garantir melhores condições para a realização da docência. Trata-se, pois, de articular a formação inicial e a continuada, favorecendo o desenvolvimento da escola e dos profissionais que nela atuam”.

Ainda segundo a pesquisa o projeto sala do educador realizado em todas as 727 escolas de Mato Grosso sob a coordenação dos professores formadores dos Centros “é a a política de formação mais inovadora”, pois “de acordo com a literatura: a escola é vista como o lócus por excelência da Formação Continuada”.

Mais informações sobre o processe seletivo, podem ser obtidas na Superintendência de Formação da Seduc, com a servidora Maria Teresinha Fin pelo fone: (65) 3613-6451.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário