sábado, 1 de dezembro de 2012

Notas dos estudantes do ensino médio pioram no Enem 2011


Média das provas objetivas ficou em 494,6 pontos, quase 17 pontos a menos que em 2010. Desempenho em ciências da natureza e ciências humanas despencou

Priscilla Borges - iG Brasília


As médias dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caíram na edição de 2011. Os 1.137.813 participantes que estavam concluindo a última etapa da educação básica ficaram com média 494,6 (em uma escala que varia de 0 a 1000), quase 17 pontos em relação ao ano anterior. Em 2010, as médias ficaram em 511,22 pontos.

Consulte: o ranking do Enem por escola em 2011

Dados divulgados pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, na tarde desta sexta-feira, mostram que o desempenho dos concluintes do ensino médio nas provas de ciências da natureza e de ciências humanas despencou desde 2009. Na primeira, a queda foi de 37 pontos nos últimos dois anos.
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Na segunda, a situação é surpreendente. Em 2009, a média dos estudantes ficou em 502,44 pontos. No ano seguinte, subiu mais de 36 pontos (538,73). No ano passado, caiu para 472,59. Por outro lado, as médias de português e matemática subiram. Em 2009, a média de língua portuguesa foi 500,95, passou para 510,19 e, em 2011, chegou a 519,35. Em matemática, o histórico foi de 500,77, depois 510,26 e, agora, 521,07.

Top 10: Colégios da elite do Enem têm poucas turmas e fazem vestibulinho

Os dados significam que os estudantes do ensino médio brasileiro não estão aprendendo mais, como deveriam. Desde que a TRI é usada para elaborar os exames, possíveis diferenças nas dificuldades das provas não existem. A Teoria de Resposta ao Item torna as provas comparáveis ao longo do tempo.

“Agora que temos três anos de Enem, podemos fazer análises. Temos de pegar a distribuição dos alunos pelas faixas de desempenho para conferir o que aconteceu. Falar em média é ruim, porque ela é muito influenciada pelos extremos. Precisamos de análises mais detalhadas para ver as razões pedagógicas para essa queda”, afirmou Costa.

Opinião: O jogo do perde e perde da divulgação das notas do Enem

Ele explicou que as escolas receberão, nos relatórios, esses dados detalhados. Segundo ele, isso dará condições às escolas de fazer uma análise criteriosa do quanto os alunos aprenderam ou não. Para o presidente do Inep, outros “recortes técnicos dos dados” – como condição social, idade, distribuição das notas nas faixas de desempenho – precisam ser considerados antes de julgar as notas. “Falar qualquer coisa agora é prematuro”, disse.

Os números foram divulgados por Costa um dia após os resultados do Enem por escola serem conhecidos. A má notícia não foi dada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que participou de um encontro com ministros de países do Mercosul no ministério e saiu para outro compromisso, enquanto o presidente do Inep explicava os novos dados aos jornalistas.

Costa admitiu que estudantes, professores e gestores precisam compreender o que significa “cair” 30, 40 ou 50 pontos no Enem. Até hoje, a escala do Enem, que permitiria saber o quanto de aprendizado a pontuação representa, não foi divulgada. Como nos anos anteriores, a promessa é de que os dados sejam divulgados em breve.

Comemoração precipitada

O pouco tempo de execução do novo Enem, cujas provas mudaram em 2009, dificulta qualquer análise de comparação dessas notas. Especialistas em avaliação consultados pelo iG afirmaram, desde o ano passado, que as comemorações poderiam ser precipitadas por conta disso. “Não acho que fomos precipitados em comemorar o crescimento (de 10 pontos). São indicativos, que precisam de análise. Educação nunca tem corrida curta”, afirma Costa.

Em 2010, as médias ficaram 10 pontos acima das primeiras notas obtidas pelos estudantes no novo modelo de provas do Enem , que se utiliza da TRI (Teoria de Resposta ao Item) desde 2009. Naquele ano, os concluintes tiveram média 501,58. O aumento de 10 pontos foi motivo de comemoração pelo ex-ministro Fernando Haddad.

Resultado em 2010: Nota dos alunos do ensino médio sobe 10 pontos

Haddad avaliou o crescimento como positivo, mesmo sendo pequeno, porque mais estudantes em fase de conclusão haviam feito o Enem em 2010. Do total de 1,7 milhão de jovens que terminaram o colégio em 2009, 45,8% (824 mil) participaram da prova. Em 2010, essa proporção foi de 56,4% (1 milhão).

Ele também comparou, à época, as notas do Enem e as metas de qualidade estabelecidas com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No Ideb, a expectativa é a de que o ensino médio atinja nota 6 (o equivalente ao desempenho dos países desenvolvidos no PISA) em 2028. O que corresponderia a alcançar média nacional 600 no Enem.

O então ministro disse à época: “isso significa que andamos 10% do nosso caminho. Estou fazendo uma tradução livre para dar noção do que significam esses dez pontos de incremento. Se esse resultado fosse mantido nos próximos anos, atingiríamos a meta em dez anos”, diz. Ele, inclusive, admitia a possibilidade de que houvesse queda nas médias, caso a participação aumentasse. O que de fato ocorreu. Os concluintes participantes somavam 1 milhão em 2010 e chegaram a 1,1 milhão em 2011.

“A queda tem de ser analisada e preocupa de todo jeito, claro”, admite o presidente do Inep.

Com 'qualidade muito baixa', Brasil é o 46º em ranking de proficiência em inglês


Brasileiros apresentam um dos piores desempenhos do mundo para se comunicar na língua inglesa. Suecos são os mais fluentes

BBC

Às vésperas de sediar os dois maiores eventos internacionais do planeta – a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016 – os brasileiros apresentam um dos piores desempenhos do mundo ao se comunicar em inglês, revela pesquisa. De acordo com o EF English Proficiency Index (EF EPI) de 2012, o país está na 46ª posição em um ranking que considera 54 países.

Esforço: Ministério da Educação vai lançar Inglês sem Fronteiras ainda este ano

Cerca de 1,7 milhão de pessoas foram testadas, 130 mil das quais no Brasil. Os suecos são os mais fluentes em inglês, de acordo com a pesquisa. Dinamarca, Holanda, Finlândia, Noruega, Bélgica, Áustria, Hungria, Alemanha, Polônia e República Checa também dominam o topo do ranking, todos com "proficiência muito alta" ou "alta" em inglês.

Tanto no resultado geral quanto no relativo a quase toda as regiões pesquisadas, as mulheres apresentam inglês de melhor qualidade do que os homens – no índice geral, elas batem os homens por 53,9 pontos contra 52,14. O relatório explica a diferença e faz uma ponderação: "Isto está de acordo com os níveis crescentes de matrículas no ensino superior entre as mulheres, e a tendência em muitos países de estudantes do sexo feminino estarem em maior número nas ciências humanas.

Alguns países diferem deste padrão, com homens marcando mais pontos, o que é explicado por amplo hiato de gênero em regiões como Oriente Médio e Norte da África, com pontuação superior a cinco pontos para os homens."

Resultado ruim na América Latina

A América Latina tem um desempenho baixo, e o Brasil fica atrás de Argentina (o melhor colocado na região, único com "proficiência moderada" no continente, e em 20º lugar no ranking geral), Uruguai, Peru, Costa Rica, México, Chile, Venezuela, El Salvador e Equador.

O relatório do EF EPI ressalta que o chamado analfabetismo funcional – ou seja, a incapacidade de pessoas alfabetizadas entenderem o que está escrito – tem grande influência na posição do Brasil, e constitui-se em um limitador para o aprendizado de línguas, o que explicaria a "proficiência muito baixa".

O estudo Pisa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), constatou em 2009 que na América Latina 48% dos jovens de 15 anos de idade não podem executar tarefas rudimentares em leitura, percentual que sobe para 62% entre os estudantes de baixa renda. "Claramente, se as competências de compreensão da língua escrita são escassas, o inglês vai cair no esquecimento", diz o relatório.

Vice-presidente sênior da Education First, entidade privada que realiza a pesquisa, Michael Lu afirma que o domínio do inglês está diretamente ligado a inovação e competitividade. "Menos inglês significa menores inovação, comércio e receita", avalia, em entrevista à BBC Brasil. "Educação pública tem um papel importante nisso. E, embora haja mudanças no Brasil, elas são recentes e não sabemos ainda qual será o impacto sobre o aprendizado de inglês", complementa.

A pesqusia mostra, por exemplo, que há grandes disparidades entre os BRICs, nações em desenvolvimento que competem para ser as futuras superpotências econômicas. O Brasil está classificado em 46º no EF EPI, muito atrás de China, que aparece em 36º, Rússia, em 29º, ou Índia - onde o Inglês é língua oficial - em 14º.

"Brasil e China vivem uma situação semelhante. As pessoas não dão muita atenção porque o mercado interno é forte e aparentemente basta a elas negociar internamente, na língua local", avalia Lu.

O relatório do EF EPI sugere que a qualidade do inglês falado interfere nas condições econômicas, e lembra que Itália, Grécia e Portugal – países que mais sofrem com a crise europeia – estão entre os piores no ranking na região.

Rio fala inglês menos pior

No Brasil, a cidade que apresenta a melhor pontuação em inglês é o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Estas cidades têm "baixa proficiência" em inglês, enquanto o Brasil, como um todo, tem "muito baixa proficiência".

Em relação ao ranking de 2011 , o Brasil caiu 15 colocações, diferença explicada pela entrada de 10 países na pesquisa, todos com melhor qualidade em Inglês. De um ano para o outro, também houve mudança na metodologia e foi excluída a compreensão da língua falada, o que também afetou negativamente a posição do Brasil.

Michael Lu informou que a Education First mantém conversas com o Comitê Organizador da Rio 2016 para ajudar no ensino de Inglês no Brasil. A entidade já prestou serviços semelhantes em jogos anteriores, como na China e na Rússia.

Programa da Unicamp inspira proposta de cotas nas estaduais paulistas


Proposta que será apresentada pelos reitores das três universidades estaduais paulistas ao governador Geraldo Alckmin é inspirada em projeto já existente

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação

A proposta de adoção de cotas que os reitores das três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) apresentarão ao governador Geraldo Alckmin nesta semana - revelada nesta segunda-feira pelo Estado em entrevista do reitor da Unesp , Julio Cezar Durigan -, tem, entre suas políticas, uma inspirada no programa da Unicamp que acolhe alunos da rede pública e dá um curso de formação geral antes da graduação.

O programa atual: Eles não prestaram vestibular, mas entraram na Unicamp

O Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) existe há dois anos. As 120 vagas do curso são preenchidas pelos melhores alunos da rede pública, segundo seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cada uma das 95 escolas de Campinas tem direito a uma ou duas cadeiras.

Perspectiva: Universidades paulistas vão propor cotas de 50% das vagas

O Profis dura dois anos e dá certificado de curso sequencial de complementação de estudos. Com o documento, os alunos podem participar de concursos públicos que exijam somente formação em nível superior, mas são impedidos de fazer pós-graduação. A ideia da Unicamp é que os egressos do programa continuem os estudos em um dos 58 cursos que abrem vagas para o Profis, entre eles Medicina e Arquitetura - os mais concorridos do atual vestibular.

A primeira turma do Profis pegará o certificado em janeiro. Os alunos com melhor média ponderada nas 28 disciplinas obrigatórias têm direito a escolher antes os cursos universitários.

O objetivo da proposta das estaduais paulistas, criada a pedido de Alckmin, é i gualar os porcentuais definidos pelo governo Dilma Rousseff para as federais na Lei de Cotas. Assim, USP, Unesp e Unicamp deverão reservar, até 2016, 50% das vagas para quem cursou integralmente o ensino médio na rede pública. Destas, metade será para alunos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa; e 35% para pretos, pardos e índios. O restante vai para os demais egressos de escolas públicas, independentemente da renda.

Ao contrário da lei federal, que não prevê mais investimentos em assistência estudantil ou programas de acolhimento de cotistas, o projeto paulista tem como meta dar aos beneficiários uma bolsa de cerca de 1 salário mínimo e atividades de reforço.

Rede federal: Lei das cotas nas universidades é publicada no Diário Oficial

O reforço poderia ser dado de duas formas. Parte dos estudantes receberia aulas extras já na universidade, nas disciplinas em que tiver tirado nota baixa no vestibular. Outro grupo faria um curso preparatório anterior, no estilo do Profis, e seria selecionado pelo Enem ou pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a ser definido por Alckmin.

Apoio nas federais: Cotistas terão programa de assistência e apoio pedagógico

Enquanto o Profis tem aulas presenciais e em tempo integral, o modelo das paulistas seria semipresencial, com avaliações presenciais e aulas a distância, pelo sistema da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Como no Profis, os alunos teriam de participar de projetos de iniciação científica.

Repercussão

O professor Francisco Magalhães Gomes, primeiro coordenador do Profis, elogiou a escolha do programa como base para a proposta das cotas, embora seja contra o critério racial. "O Profis só abrange Campinas, mas temos alunos excelentes em escolas públicas de todo o Estado", diz. "Passar o Profis para outras universidades é uma ideia que tem futuro."

Seleção nas federais: Como se candidatar pelo sistema de cotas no Sisu 2013

O reitor da USP, João Grandino Rodas, disse que só se manifestará quando o projeto estiver finalizado. A mesma justificativa deu o secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, e o coordenador da Univesp, Carlos Vogt. O diretor da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, disse desconhecer o assunto. Ao Estado, o reitor da Unesp disse que a Fapesp poderia financiar parte dos R$ 31 milhões necessários para que 4,2 mil alunos recebam a bolsa de 1 salário mínimo.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação


País ficou na frente apenas da Indonésia em levantamento que comparou desempenho de 40 nações ao redor do mundo

BBC

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.

A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.

Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.

Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição.

Os resultados foram compilados a partir de notas de testes efetuados por estudantes desses países entre 2006 e 2010. Além disso, critérios como a quantidade de alunos que ingressam na universidade também foram empregados.

Para Michael Barber, consultor-chefe da Pearson, as nações que figuram no topo da lista valorizam seus professores e colocam em prática uma cultura de boa educação.

Ele diz que no passado muitos países temiam os rankings internacionais de comparação e que alguns líderes se preocupavam mais com o impacto negativo das pesquisas na mídia, deixando de lado a oportunidade de introduzir novas políticas a partir dos resultados.

Dez anos atrás, no entanto, quando pesquisas do tipo começaram a ser divulgadas sistematicamente, esta cultura mudou, avalia Barber.

"A Alemanha, por exemplo, se viu muito mais abaixo nos primeiros rankings Pisa [sistema de avaliação europeu] do que esperava. O resultado foi um profundo debate nacional sobre o sistema educacional, sérias análises das falhas e aí políticas novas em resposta aos desafios que foram identificados. Uma década depois, o progresso da Alemanha rumo ao topo dos rankings é visível para todos".

No ranking da EIU-Person, por exemplo, os alemães figuram em 15º lugar. Em comparação, a Grã-Bretanha fica em 6º, seguida da Holanda, Nova Zelândia, Suíça, Canadá, Irlanda, Dinamarca, Austrália e Polônia.

Cultura e impactos econômicos

Tidas como "super potências" da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul lideram o ranking, e na sequência figura uma lista de destaques asiáticos, como Hong Kong, Japão e Cingapura.

Alemanha, Estados Unidos e França estão em grupo intermediário, e Brasil, México e Indonésia integram os mais baixos.

O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos, e por isso apresentam um cenário com um atraso estatístico frente à realidade atual.

Mas o objetivo é fornecer uma visão multidimensional do desempenho escolar nessas nações, e criar um banco de dados que a Pearson chama de "Curva do Aprendizado".

Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira "cultura" nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo. Daí o alto desempenho das nações asiáticas no ranking.

Contraponto: Após visita a campeões do Pisa, educadora minimiza ranking

Nesses países o estudo tem um distinto grau de importância na sociedade e as expectativas que os pais têm dos filhos são muito altas.

Comparando a Finlândia e a Coreia do Sul, por exemplo, vê-se enormes diferenças entre os dois países, mas um "valor moral" concedido à educação muito parecido.

O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários.

Há ainda menções às consequências econômicas diretas dos sistemas educacionais de alto e baixo desempenho, sobretudo em uma economia globalizada baseada em habilidades profissionais.

Veja como ficou o ranking Pearson-EIU:

1. Finlândia

2. Coreia do Sul

3. Hong Kong

4. Japão

5. Cingapura

6. Grã-Bretanha

7. Holanda

8. Nova Zelândia

9. Suíça

10. Canadá

11. Irlanda

12. Dinamarca

13. Austrália

14. Polônia

15. Alemanha

16. Bélgica

17. Estados Unidos

18. Hungria

19. Eslováquia

20. Rússia

21. Suécia

22. República Tcheca

23. Áustria

24. Itália

25. França

26. Noruega

27. Portugal

28. Espanha

29. Israel

30. Bulgária

31. Grécia

32. Romênia

33. Chile

34. Turquia

35. Argentina

36. Colômbia

37. Tailândia

38. México

39. Brasil

40. Indonésia

Unicamp: Programa inspira proposta de cotas nas estaduais paulistas


Thaís Esmeraldo, estudante de Publicidade da Unifor (Universidade de Fortaleza) está com prova de proficiência para inglês marcada para o dia 8 de dezembro, em Brasília. Gastou dinheiro se preparando, possivelmente, em vão. Ela pretende, ainda - pois acredita na retificação do edital na Justiça -, estudar no Reino Unido no próximo ano. Para ela, “com pressão da Justiça Federal e da imprensa, o caso pode ser revertido”.

O movimento "Ciência com Fronteiras", em nota, explicou a importância dos cursos da área de Humanas serem mantidos no programa do governo federal: "Ninguém quer 'roubar' a vaga de ninguém e também é importante esclarecer que o fato de alguns cursarem faculdades exatas ou biológicas não os torna melhores que nós. Vocês podem revolucionar as descobertas na saúde, na robótica, na ecologia e tudo quanto é mais ciência, mas não se esqueçam: nós revolucionamos o pensamento e sem ele, nenhuma sociedade democrática se sustenta."

O outro lado

Em nota encaminhada à reportagem do iG, a assessoria de comunicação social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) afirma que “os cursos não foram retirados, os editais anteriores faziam referência somente a áreas contempladas. Como houve uma série de dificuldades em saber quais cursos eram de fato considerados indústria criativa, principalmente junto aos parceiros internacionais, houve uma decisão do Comitê Executivo do CsF em delimitar os cursos para evitar futuros problemas. Desta forma, somente vão se inscrever estudantes que realmente poderão concorrer às bolsas.”

Para Jorge Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - um dos órgãos responsáveis pelo CsF -, a medida é "irreversível". "Cada chamada é um edital novo. Não teríamos a quem informar previamente."

Dr. Oscar Costa Filho: Procurador do Ceará é especialista em processar vestibula


Para o estudante de Jornalismo da PUC Minas, Igor Patrick Silva, o objetivo do Movimento “Ciência com Fronteiras”, responsável pela ação judicial, “é fazer com que o edital volte ao que era antes, para que os estudantes que se prepararam e gastaram dinheiro pra isso possam fazer o intercâmbio”. Ele explica que a reivindicação é “imediatista”, valendo apenas para a atual chamada do edital que está aberto, e não para os próximos a serem abertos.

“Eu ia tentar ir para Austrália, estou com a documentação pronta, vou prestar o exame de proficiência no sábado, gastei tempo e dinheiro com isso”, desabafa o estudante, que afirma que, se a ação na justiça for rechaçada, os estudantes lesados deverão entrar com ações individuais pedindo indenização por danos morais.

Ciência sem Fronteiras é alvo de ação na Justiça Federal


Estudantes de cursos da área de Humanas que foram retirados do edital criaram o Movimento "Ciência com Fronteiras" e agora recorrem à Justiça contra a mudança

André Carvalho - iG São Paulo

Menina dos olhos da presidenta Dilma Rousseff, o Ciências sem Fronteiras – programa do governo federal destinado a promover a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação brasileiras, por meio do fornecimento de bolsas de intercâmbio a estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação com bom desempenho acadêmico em instituições de ensino superior do exterior – foi alvo, nesta segunda-feira, 26, de um processo na Justiça Federal, por conta da retirada, da atual chamada do edital, de 24 cursos, sendo 20 deles da área de Humanas, que faziam parte do programa.

Apesar de ter como foco a área tecnológica, o programa possibilitava o intercâmbio de alunos de Humanas, por meio da área da Indústria Criativa, que não especificava quais eram os cursos abrangidos. Sendo assim, mais de mil estudantes de carreiras como Jornalismo, Publicidade, Artes Plásticas e Cinema foram contemplados com bolsas de estudo.

No dia 20 de novembro, no entanto, dois dias antes da abertura da segunda chamada – que seleciona os estudantes que irão fazer intercâmbio no segundo semestre de 2013 – do atual edital, houve uma retificação deste, retirando a possibilidade de agraciamento de bolsa de estudos dos alunos dos seguintes cursos: Artes Plásticas, Artes Cênicas, Teatro Arte e Mídia, Cinema e Audiovisual, Cinema de Animação, Rádio e Televisão, Comunicação Social (Publicidade, Propaganda e Jornalismo), Design de Moda, Imagem e Som, Música, Produção Cultural, Editoração, Educação Artística, Enfermagem, Estudos de Mídia, Fisioterapia, Psicologia, Sistemas e Mídias Digitais, Biblioteconomia, Ciências da Informação, Gestão da Informação e Documentação.

Por conta disso, universitários destes cursos que desejavam receber a bolsa para começar os estudos fora do País no segundo semestre de 2013 – e que por conta da retificação do edital, alegam que foram lesados financeiramente, já que investiram no estudo durante vários meses, gastando dinheiro, inclusive, em testes de proficiência em inglês – criaram o movimento “Ciência Com Fronteiras” . Após fazer barulho nas redes sociais, entraram na justiça, com ações civis nas Procuradorias Públicas do Ceará, Alagoas, Distrito Federal e Pernambuco.

Na noite desta segunda-feira, 26, foi protocolada uma ação na Justiça Federal. O procurador que assumiu o caso é o Dr. Oscar Costa Filho, o mesmo que pediu a anulação do Enem várias vezes. Agora, o Ministério da Educação terá até 72 horas para prestar esclarecimentos. A reinvindicação dos estudantes é que o edital seja alterado, voltando a conter os cursos retirados no dia 20.

Brasil conquista todas as medalhas do WorldSkills Americas

MEC define diretrizes para educação básica nas comunidades quilombolas


Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de hoje (21) as diretrizes que vão reger a educação escolar básica quilombola, respeitando as especificidades socioculturais desses grupos. As orientações valem para as instituições de ensino básico instaladas nos territórios quilombolas e para as de ensino a distância.



A grade curricular dessas escolas deverá abordar festejos, tradições e demais elementos culturais das comunidades quilombolas, levando em conta até mesmo hábitos alimentares, na hora de planejar a merenda. As diretrizes preveem a participação de lideranças dos quilombos na reorganização dos ajustes previstos.

G1

Em paralelo à 7ª Olimpíada do Conhecimento, que reuniu 640 estudantes do SENAI no Pavilhão de Exposição do Anhembi entre os dias 14 a 17 de novembro, aconteceu o WorldSkills Americas. O torneio de educação profissional contou com a participação de 216 jovens de 20 países das Américas (Norte, Central e Sul).

A delegação brasileira, representada por 34 integrantes, destacou-se na competição. A excelência da educação profissional do Brasil foi apresentada aos demais competidores e os brasileiros conquistaram todas as medalhas possíveis nas quais competiram. Ao todo, foram 26 medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.

Além das medalhas conquistas, um brasileiro, em especial, brilhou no palco do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, região metropolitana de São Paulo, durante o evento de premiação na noite de domingo (18). O estudante Gilmar Ribeiro, 19 anos, levou o troféu de melhor competidor do torneio internacional.

Natural do Rio de Janeiro, o jovem também conquistou medalha de ouro na categoria Instalação Predial, que avalia os conhecimentos dos estudantes em instalações elétricas sistematizadas em grandes complexos comerciais ou habitacionais. A ocupação tinha, ao todo, 10 participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Honduras, Jamaica, Panamá, Paraguai e República Dominicana.

A vitória do carioca é reflexo do intenso trabalho ao qual a delegação brasileira foi submetida nos últimos meses. Além do treinamento diário, todos os integrantes tiveram acompanhamento psicológico e frequentaram palestras motivacionais. A combinação destes quesitos resultou no desempenho significativo na competição, conquistando para o Brasil a posição de primeiro lugar no WorldSkills Americas à frente de países desenvolvidos do continente como Canadá e Estados Unidos. .

Em 2010, Gilmar participou da Olimpíada do Conhecimento e, na ocasião, ficou em quarto lugar. Com a continuidade dos estudos no SENAI e outros dois cursos no currículo (o jovem também é eletricista de manutenção industrial), teve o direito de representar o país no torneio internacional.

“Não é possível descrever o momento, mas é uma alegria muito grande saber que você foi eleito o melhor de todos os países, principalmente quando, há dois anos, eu tinha ficado em quarto lugar. Na época, foi um baque, pois esperava mais, mas desta vez, fui além e superei a expectativa”, conta o jovem.

Mas, não só o treinamento e a condição emocional estável foram os motivos que deram o ouro para Gilmar. “Saber que minha família me apoia e estava lá comigo, tanto durante os dias de prova quanto na premiação, foi muito importante. Eles saíram do Rio para ficar ao meu lado”, desabafa. Para o jovem, ainda há outro elemento importante que merece destaque nesta dupla vitória. “Sem dúvida, se conquistei esta classificação, foi obra de Deus”.

Para o futuro, Gilmar garante que se tiver a oportunidade de ir ao WorldSkills Internacional, que reúne estudantes de vários países do mundo, irá agarrar a oportunidade e fazer o seu melhor para representar o país. Mas, além desta oportunidade, ele quer continuar no SENAI e auxiliar os demais estudantes a conquistarem o mesmo destaque. “Eu quero transmitir conhecimento para outras pessoas e ajudá-las na Olimpíada do Conhecimento”, afirma.

Desta experiência, que durou muito mais tempo que os quatro dias do torneio, Gilmar faz parte de uma nova família de estudantes que se formaram. Durante o treinamento, os competidores se encontravam em Brasília e trocavam experiências tanto sobre os quesitos técnicos da prova quanto experiências pessoais que fortaleciam o grupo. O resultado pôde ser sentido nas provas finais e durante a premiação. “A cada medalha que um de nós ganhava, era uma alegria imensa. Vibramos a cada nome vencedor anunciado, fosse para medalha de ouro, prata ou bronze”.

Mercadante destaca importância de parceria com a China para intercâmbio acadêmico


Agência Brasil

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou hoje (21) a importância da parceria entre os governos brasileiro e chinês em programas de intercâmbio acadêmico. “Nesse cenário de declínio das economias mais desenvolvidas, o Brasil e a China fazem parte de um forte grupo emergente. Esperamos consolidar e estreitar cada vez mais nossas relações econômica, política e tecnológica”, declarou ao participar do seminário Diálogo Brasil-China em educação, na capital paulista, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em junho, o Brasil assinou acordo com o governo chinês para beneficiar até 5 mil estudantes brasileiros por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. De acordo com o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o primeiro edital, que irá disponibilizar mil vagas em cursos de pós-graduação, está em fase de finalização. “Estamos vendo os últimos detalhes para lançar o edital. Teremos a possibilidade também de receber estudantes chineses”, declarou, sem esclarecer o período para o início da oferta das vagas.

O ministro destacou que o programa tem como objetivo reduzir as carências tecnológicas do Brasil. “A orientação é que o programa sirva para diminuir o gap [lacuna] na área tecnológica, diminuindo nossa deficiência nessas áreas [ciências da natureza, engenharia e medicina] que são o maior desafio em termos de desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação.” A meta do Ciência sem Fronteiras é levar 101 mil alunos para o exterior até 2014, segundo site do programa.

Na avaliação de Mercadante, preencher o total de vagas disponíveis será um desafio, tendo em vista que não existe tradição, por parte dos estudantes brasileiros, de concorrer a vagas nos países de cultura oriental. “É uma meta ambiciosa, mas temos convicção de que esse interesse vai crescer. Será um importante estímulo ao estudo do mandarim, assim como ao do português. É uma forma de aprofundar essa relação”, declarou. Ele informou que, atualmente, a procura de vagas para o programa está concentrada nos Estados Unidos, na Inglaterra, Alemanha, França e Itália.

Mercadante destacou que o acordo de cooperação na área tecnológica entre os dois países já desenvolve projetos importantes, como a criação de centros de nanotecnologia e na área espacial. “Estamos construindo satélites que vão permitir, por exemplo, ampliar o monitoramento ambiental da Amazônia. Temos engenheiros do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] trabalhando direto lá na China”, destacou.

Para o ministro, os avanços tecnológicos surgidos na China nas últimas décadas apontam para a contribuição que o país pode dar para que o Brasil atinja os objetivos traçados pelo Ciência sem Fronteiras. “A China impressiona o mundo pela capacidade de avanços na área tecnológica que têm levado, por exemplo, à redução dos custos da produção no país. Além disso, é o país que mais tem aumentado o número de publicações em revistas acadêmicas”, elogiou.

O ministro de Educação da China, Yuan Guiren, ressaltou a importância da parceria para estreitar os laços de amizade entre as nações. “Os dois países têm muitos setores de interesse comum e muito potencial para cooperação. O governo brasileiro tem feito muitos esforços de desenvolvimento no campo da educação e nos interessa, especialmente, os esforços para trocas acadêmicas”, declarou, por meio de mensagem lida pela secretária executiva do China Scholarship Council, órgão chinês similar à Capes que responde pela parceria.

Depois da abertura do seminário, em entrevista à imprensa, Mercadante defendeu novamente a destinação de 100% dos royalties do petróleo da camada pré-sal para a educação. “Agora, vamos lutar no Senado para isso. Para cumprir as metas do PNE [Plano Nacional de Educação], que prevê 10% do PIB [Produto Interno Bruto] para a educação, é preciso uma nova receita e é certo que não vamos conseguir criar um novo imposto”, argumentou. Ele acredita que existe um ambiente favorável para aprovação da proposta.

MT - Modelo ciclo que não reprova aluno no Ensino Fundamental é elogiado em MT


De Barra do Garças - Ronaldo Couto

O modelo de ciclo que substitui o modelo seriado no Ensino Fundamental, antigo 1° grau, é elogiado e até mesmo defendido por alguns educadores durante a conferência regional que está sendo realizada em Barra do Garças com a participação de 16 municípios. O evento é proposto pelo Cefapro com objetivo de avaliar o processo de ensino e tirar propostas para uma etapa estadual que será realizada de 11 a 13 de dezembro em Cuiabá.

Inicialmente o processo de ciclo, implantado há 12 anos em Mato Grosso, causou polêmica porque tinha a idéia de passar para frente o aluno que não alcançava à média, porém a diretora do Cefapro, Beloni Ceretta, explica que o modelo permite que o aluno em 3 anos se recupere com relação a baixa nota.

Ela destaca que antigamente muita gente deixou de estudar porque era reprovado e isso era considerado um aspecto humilhante e até mesmo desmotivador para crianças e adolescentes. Por isso que foi implantado o sistema de ciclo.

Beloni disse que a conferência serve justamente para ser um fórum de debate sobre o modelo de ensino e apresentar propostas de melhorias para o modelo.

“Nós vamos eleger onze representantes entre diretores e professores das escolas. A plenária será amanhã”, completou.
Estão participando educadores do Ensino Fundamental de Barra do Garças, Água Boa, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Novo São Joaquim, Araguaiana, General Carneiro, Toxiroréu, Ribeirão Cascalheira, Campinápolis, Ponte Branca e Ribeirãozinho.

Média geral dos alunos no Enem 2011 cai 17 pontos em comparação com 2010


Agência Brasil

A média geral dos estudantes concluintes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 piorou em comparação com os anos de 2010 e 2009. O desempenho dos alunos também caiu nas áreas de ciências da natureza e humanas. Ao todo, 1.137.813 estudantes concluintes fizeram o exame em 2011.

Os participantes que estavam concluindo o ensino médio tiveram uma média de 494,6 na edição de 2011. No exame anterior, as médias ficaram em 511,22 pontos. A diferença é quase 17 pontos em um ano. Em relação à 2009, a queda foi quase 7 pontos (média de 501,58).

A atuação dos estudantes em ciências da natureza (que inclui questões de biologia, química e física), que teve em 2011 média de 465,56, caiu quase 37 pontos em relação ao exame de 2009, quando a pontuação foi 465,56 de um total de mil. Em relação à 2010, houve uma queda de pouco mais de 20 pontos.

Já na área de ciências humanas (história, geografia e atualidades), o comportamento dos alunos foi diferente. Apesar da nota ter caído na edição do ano anterior, em 2010, a mesma média registrou um aumento de 16 pontos em relação à nota de 2009.

As áreas de português e matemática mantiveram a tendência de aumento na edição de 2011, com a média de 519,35 e 521,07 respectivamente. O desempenho superou cerca de 10 pontos em cada área em relação ao ano anterior. Em comparação com 2009, o aumento foi de cerca de 19 e 21 pontos, respectivamente.

Para o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luis Cláudio Costa, ainda é “prematuro” avaliar a situação neste momento. A autarquia vai analisar os dados e comparar com informações socioeconômicas, idade e a distribuição das notas nas faixas de desempenho para dar um diagnóstico da situação.

“Temos de pegar a distribuição dos alunos pelas faixas de desempenho para conferir o que ocorreu. Falar em média é ruim, porque ela é muito influenciada pelos extremos. Precisamos de análises mais detalhadas para ver as razões pedagógicas para essa queda”, explicou o presidente do Inep.

Costa afirmou ainda que o nível de dificuldade das provas é semelhante entre as edições do exame devido ao uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo que possibilita a comparação das questões e níveis do exame.

As três escolas que obtiveram as melhores notas no Enem de 2011 são: Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo/SP, com média 737,15; Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga/MG, com média 718,88 e Colégio Bernoulli - Unidade Lourdes, de Belo Horizonte/MG, com média 718,18. As três são privadas.

No outro extremo, registraram as menores notas no exame de 2011 apenas escolas estaduais: Colégio Estadual Aquiles Lisboa (São Domingos do Azeitão/MA) com a pior média: 383,71, Unidade Escolar João Pereira de Souza (Francisco Ayres/PI), com média 391,39 e Colégio Estadual José Maria de Araújo - Anexo I (Olinda Nova/MA), com a média 393,52.

Ontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que o Enem vai forçar uma reestruturação do currículo no ensino médio. “Há uma emergência social, uma demanda por mais educação. As escolas terão que dialogar com o Enem”, disse.

Mercadante também anunciou que a pasta planeja um seminário para troca de experiências com as melhores escolas do país, públicas e privadas, para estimular as demais escolas e contribuir com o conjunto da rede de ensino brasileira.

Aumento da escolaridade contribui para formalização do mercado de trabalho


Agência Brasil

O aumento da escolaridade contribuiu para a redução da informalidade no mercado de trabalho brasileiro nos últimos dez anos, informou hoje (26) o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri. De acordo com o instituto, após crescimento sem precedentes durante a década de 1990 e início dos anos 2000, a informalidade no Brasil em 2010 voltou para os níveis do final dos anos 1980. Confirmando a tendência, o emprego formal dobrou nos últimos oito anos e, atualmente, o país gera 1,5 milhão de empregos por ano.

Durante seminário sobre a formalização da economia, na sede do Ipea, no Rio de Janeiro, Marcelo Neri disse ainda que na década de 1990, 16% das crianças entre 7 e 14 anos estavam fora da escola. Na primeira década do século 21, esse número caiu para 4% e, dez anos depois, a porcentagem não chega a 2%.

Segundo Neri, mesmo com as oscilações na economia, a formalização do trabalho tende a crescer com o passar dos anos. "O Brasil viveu durante muitos anos oscilações. A economia crescia em um ano e decrescia em outro. A desigualdade caiu muito no Plano Cruzado e depois voltou a aumentar. A formalidade permanece forte e eu acho isso algo surpreendente", ressaltou.

Organizado em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INTC), o seminário reúne formuladores de políticas e especialistas com o objetivo de debater as causas deste movimento recente de formalização, bem como suas consequências para trabalhadores, empresas e para o desempenho da economia como um todo.

Vinculado à SAE, o Ipea fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais, possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento, além de disponibilizar para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Valor mínimo gasto por aluno da rede pública em 2012 é de R$ 2.091,37


G1

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou nesta terça-feira (27) os novos parâmetros de funcionamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A nova portaria, publicada na edição desta terça do "Diário Oficial da União", reajustou o valor mínimo nacional a ser gasto por aluno em 2012 de R$ 2.096,68 --estimado em dezembro de 2011-- para R$ 2.091,37.

O valor é calculado de acordo com as estimativas de receitas do fundo, que é composto de contribuições dos estados e do Distrito Federal, por meio da arrecadação de impostos, e complementado com recursos da União.

De acordo com o FNDE, tais estimativas continuam inalteradas, mas a portaria inclui, na divisão de repasses do fundo, as instituições conveniadas ao governo que atendem alunos na educação pré-escolar. Em julho deste ano, elas foram reintegradas à lista de receptoras de recursos até o fim de 2016.

Em 2011, o valor mínimo nacional foi de R$ 1.846,56 por aluno matriculado na educação básica, segundo o balanço final do FNDE. No ano anterior, o montante foi de R$ 1.529,97.

Arrecadação de R$ 114 bilhões

O FNDE estima que a arrecadação de recursos para o Fundeb chegue a R$ 114,3 bilhões. Desse total, R$ 104,8 são da previsão de contribuição dos estados, municípios e do DF. A complementação da União deve ser, no mínimo, de 10% desse valor, ou seja, R$ 10,4 bilhões, sendo que 90% é destinado ao fundo e o restante é destinado programas direcionados para a melhoria da qualidade da educação básica.

Ranking de qualidade da educação coloca Brasil em penúltimo lugar


G1

O Brasil ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países. O ranking, divulgado nesta terça-feira (27) pela Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês) e mede os resultados de três testes internacionais aplicados em alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A Finlândia e a Coreia do Sul ficaram com os dois primeiros lugares do topo. Já o Brasil só ficou à frente da Indonésa.

Os dados saíram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), do documento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência (TIMSS) e do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização (PIRLS) que compreendem o aprendizado de matemática, leitura e ciência dos alunos. O Índice Global de Habilidades Cognitivas e Realizações Educacionais, segundo a Pearson, compara os países dividindo-os em duas categorias de ensino: habilidades cognitivas e nível de escolaridade, e ajuda a identificar possíveis fontes de boas práticas.

O desempenho de cada país mostra se ele está acima ou abaixo da média calculada a partir dos dados de todos os participantes. Segundo os dados divulgados nesta terça, 27 dos 40 países ficaram acima da média, enquanto 13 estão abaixo do valor mediano. Os países ainda foram divididos em cinco grupos, de acordo com a sua distância da média. O Brasil, que teve pontuação de -1.65, foi incluído no grupo 5, onde estão as sete nações com a maior variação negativa em relação à média global.

Pronatec já atingiu 1,1 milhão de matrículas no Senai, diz Dilma


G1


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (26), durante seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que o Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já atingiu, em um ano, 1,1 milhão de matrículas nos cursos técnicos, de aprendizagem profissional e de qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para a presidente, "para ter uma indústria forte, o país precisa de mão de obra qualificada e de técnicos bem formados" e a parceria entre governo e Senai proporciona essa geração de jovens e trabalhadores em cursos de alta qualidade e sintonizados com as necessidades da indústria. Só neste ano, o país já tem 2,2 milhões de jovens e trabalhadores nos cursos do Pronatec.
A proposta da continuidade da parceria visa crescimento do país e a criação de oportunidades de trabalho. "Além de formar engenheiros, matemáticos, médicos e professores, o Brasil vai precisar formar também técnicos em Automação Industrial, Petróleo e Gás, Mineração, Mecatrônica, Manutenção de Aeronaves, Eletrônica, Indústria Naval, Computação e muitas outras áreas", relata

De acordo com Dilma, o governo vai financiar R$ 1,5 bilhão para o Senai investir na construção de 53 novas escolas e também na modernização e na ampliação de 251 escolas já existentes. O objetivo com o Pronatec é criar 8 milhões de vagas nos cursos técnicos e de qualificação profissional até 2014.

Além do Pronatec, a presidente Dilma Rousseff também citou que visitou a Olimpíada do Conhecimento neste mês em São Paulo e que foi um evento muito importante para estimular a criatividade dos jovens e a capacidade deles. "É competição que desafia os alunos do Senai a encontrar, com rapidez e eficiência, soluções para os problemas que aparecem todos os dias nas empresas. Eles usam tudo aquilo que aprenderam nas aulas práticas e nos laboratórios para solucionar os problemas e melhorar o processo produtivo. Isso é ótimo", finaliza.
A presidente também disse que o país que aposta na educação profissional e que tem uma indústria forte e competitiva consegue crescer, se desenvolver, gerar mais oportunidades, mais renda e emprego de qualidade.

Veteranos de medicina dão apoio a estudantes que tentam uma vaga


G1

Fazer vestibular deixa muita gente nervosa. Ingrid Freitas, 22, e Harryson Johnson, 23, sabem disso muito bem. Veteranos do curso de medicina da UPE, os dois passaram por três seleções antes de conseguir uma vaga na instituição. Por isso, vieram dar apoio aos feras nesta segunda-feira (26). "A gente sabe muito bem o que ele estão passando", disse Ingrid. "Foi através da oração e fé em Deus que conseguimos a calma para fazer o exame, viemos transmitir isso a eles", disse Harryson.

OAB encerra nesta segunda prazo de inscrição para o IX Exame de Ordem


G1

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encerra nesta segunda-feira (26) o prazo de inscrição para o IX Exame de Ordem Unificado. As inscrições podem ser feitas nos sites oab.fgv.br e oab.org.br. A taxa de inscrição custa R$ 200. A prova da primeira fase será no dia 16 de dezembro, e a da segunda-fase será em 24 de fevereiro de 2013.

VEJA AS DATAS DAS PRÓXIMAS EDIÇÕES DO EXAME DE ORDEM UNIFICADO



IX EXAME X EXAME XI EXAME

XII EXAME

Publicação do edital 12/11/2012 22/03/2013 12/07/2013 04/11/2013

Período de inscrições 12 a 26/11/2012 22/03 a 09/04/2013 12 a 30/07/2013 04 a 19/11/2013

Prova objetiva (1ª fase) 16/12/2012 28/04/2013 18/08/2013 08/12/2013

Prova discursiva (2ª fase) 24/02/2013 16/06/2013 06/10/213 02/02/2014

Fonte: OAB

SAIBA MAIS SOBRE O EXAME DE ORDEM

O que diz a lei:

O Exame da OAB se baseia no artigo 5º parágrafo XIII da Constituição Federal: "XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"; e no Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94): "Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)"

Quem deve participar

Todo bacharel de direito precisa fazer o exame para poder exercer a profissão de advogado

Quantas provas são feitas por ano?

São três edições por ano e o candidato que não for aprovado pode fazer a edição seguinte

Como é a prova?

A prova é dividida em duas fases. A primeira fase é composta de 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.

Quanto custa a taxa de inscrição?

O candidato paga R$ 200 para fazer o exame

A prova objetiva (ou primeira fase) será composta de 80 questões, com cinco horas de duração. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados neste site ou nos endereços eletrônicos das Seccionais da OAB e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na data provável de 10 de dezembro de 2012.

As questões da etapa objetiva do exame abrangerão as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito e, no mínimo, 15% de questões versando sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos.

Já a etapa subjetiva ou prova prático-profissional será aplicada no dia 24 de fevereiro de 2013, também com cinco horas de duração. Na prova da segunda etapa o candidato precisa redigir uma peça processual, no valor máximo de cinco pontos, e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema. Cada uma das questões tem valor de no máximo 1,25 ponto. A prova tem um tempo máximo de cinco horas de duração.

O resultado preliminar final será divulgado em 22 de março de 2013, quando os candidatos poderão entrar com recursos. O resultado final sairá no dia 5 de abril de 2013.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.

MT- Atletas de Mato Grosso batem recorde de participação nas Olimpíadas


Redação 24 Horas News


A maior edição das Olimpíadas Escolares, desde 2005, conta este ano com participação recorde de atletas mato-grossenses. Ao todo 152 estudantes estarão em Cuiabá entre esta segunda-feira (26.11) e sábado (08.12) na luta por medalhas para o Estado. Eles são oriundos de 12 municípios incluindo a Capital.

Das 13 modalidades esportivas do evento, Mato Grosso não possui representação apenas na Ginástica Rítmica. Segundo o chefe da delegação mato-grossenses, Allan Kardec Benitz, o aumento no número de representantes nas Olimpíadas deve-se ao investimento do Governo do Estado na preparação dos estudantes e na organização dos Jogos Estaduais Escolares.

“Desde 2007, o Estado por meio das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Esportes e Lazer (Seel) tem melhorado gradativamente a infraestrutura esportiva das escolas, bem como investido na formação de estudantes-atletas. Ao todo nesses últimos cinco anos a Seduc construiu ou reformou 150 quadras, sendo que todas elas são cobertas”, afirmou.

Benitez cita ainda que Seduc e Seel tem melhorado a estrutura de realização dos Jogos Estaduais, que são classificatórios para as Olimpíadas. “Firmamos parcerias com as prefeituras que apoiam as escolas na realização das etapas municipais. O Estado realiza as regionais e etapa estadual. Atendendo a reivindicação dos atletas, ofertamos formação na área do esporte educacional, aos estudantes que participaram das etapas, aos árbitros e técnicos”, disse.

Expectativa

De acordo com o chefe de delegação, como na últimas edições das Olimpíadas, Mato Grosso possui grandes chances de medalhas no Atletismo. Porém, ele destaca também que os atletas do Judô e Taekwondo podem trazer bons resultados. “Também temos como surpreender nas modalidades coletivas e no Xadrez. estamos muito otimistas”.

Campeão da prova dos três mil metros do atletismo nas Olimpíadas 2011, primeiro colocado no Pan Americano realizado na Colombia também no ano passado, bicampeão Sul Americano nos quatro mil metros, o aluno da Escola Estadual Norberto Shwantez de Barra do Garças, Victor Vinícius da Silva, 17, está confiante para a conquista de mais um ouro.

“Estou muito feliz por competir na Capital do meu Estado. Me preparei bem e vou em busca desse bicampeonato na Olimpíada, na quarta-feira (28)”, disse. A primeira vitória no evento Victor já conquistou. Ele foi o juramentista na Cerimônia de Abertura que representou os mais de quatro mil atletas que competirão em Cuiabá.

MT - Professora da Unemat tem trabalho científico reconhecido em Conferência Mundial


Redação 24 Horas News

A professora Fabíola Cristina Ribeiro Zucchi, dos departamentos de Biologia e Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres apresentou sua pesquisa de pós-doutorado no evento “Neurosciences 2012”, promovido pela “Society for Neuroscience”, em New Orleans (LA), nos Estados Unidos, em outubro deste ano. Seu trabalho demonstra que experiências negativas vivenciadas no período pré-natal são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças na vida adulta, inclusive acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, experiências positivas, algo simples como massagem corporal, podem ajudar a reduzir os efeitos negativos do estresse pré-natal, e ajudar na recuperação motora após AVC.

Este modelo experimental, em colaboração com um time de pesquisadores canadenses, sugere estratégias terapêuticas em seres humanos. As conclusões deste estudo são importantes para o desenvolvimento de recomendações para um estilo de vida que favoreça desenvolvimento e envelhecimento saudáveis. O estudo dos fatores pelos quais as condições ambientais atuam na biologia é chamado de Epigenética (isto é, além da Genética).

Epigenética é a ciência que trata dos fenômenos envolvidos na impressão de fatores ambientais no genoma, e a modificação fenotípica decorrente.

Não somente eventos negativos, como o estresse pré-natal adotado neste estudo, mas também fatores positivos, como a massagem corporal são responsáveis pela modificação de fatores epigenéticos, e alteração do fenótipo. Neste estudo, a professora Fabíola adotou massagem terapêutica em ratos estressados no período pré-natal, na vida adulta, e que tiveram AVC. Ela observou que deficiências motoras foram superadas em ratos que receberam massagem, e que este fenômeno está envolvido com a modulação epigenética da expressão gênica no cérebro destes ratos.

A apresentação da professora Fabíola na conferência “Neurosciences 2012” foi uma das 137 selecionadas como “Hot Topics” para divulgação científica, entre mais de 16.000 trabalhos apresentados no evento, devido à sua relevância à saúde pública.

MT - SME coloca 700 aparelhos de ar condicionado nas escolas de Cuiabá


Redação 24 Horas News

A Secretaria Municipal de Educação (SME) já começou a entregar às escolas e creches da rede de ensino de Cuiabá os novos aparelhos de ar condicionado adquiridos por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Até dezembro de 2012, cerca de 700 aparelhos serão instalados, 464 já chegaram à Capital.

O secretário de Educação, Silvio Fidélis, destacou a importância da climatização de toda a rede para garantir mais condições aos alunos e aos profissionais da educação. “Os novos aparelhos vão proporcionar um ambiente muito mais confortável para toda a comunidade escolar e isso reflete diretamente na qualidade do ensino que é oferecido em Cuiabá”, disse.

Fidélis ainda lembrou que Cuiabá vem sendo beneficiada com muito investimento em infraestrutura, especialmente em função da gestão séria realizada nos últimos anos. O PAR de Cuiabá é referência para o Ministério da Educação.

Em parceria com o Governo Federal, estão sendo investidos mais de R$ 1,6 milhões na compra dos novos aparelhos. Ao todo são 1.730 aparelhos de ar-condicionado, para atender 902 salas de aula, incluindo escolas, creches e centros de educação infantil.

As unidades que passaram por reforma e já estão sendo reabertas são as primeiras a receber os novos aparelhos, como a Escola Municipal Henrique da Silva Prado, do bairro Areão.

MT - Unemat disponibiliza acervo do Herbário da Amazônia Meridional


Redação 24 Horas News

O Herbário da Amazônia Meridional (Herbam), sediado no campus de Alta Floresta da Universidade do Estado de Mato Grosso, disponibiliza publicamente os dados e metadados, integrando-se ao sistema de informação sobre a biodiversidade brasileira. As informações podem ser visualizadas na página do Specieslink:http://splink.cria.org.br/

O Herbam é considerado o maior acervo de referencia da Amazônia mato-grossense. A coleção tem 10 mil amostras, que inclui madeira, frutos, sementes e coleção de epífitas vivas, além de exsicatas ou amostras de plantas desidratadas e conservadas de forma sistemática e organizada.

Os dados podem ser acessados por qualquer pessoa, desde que faça citação da fonte, e subsidiam estudos taxonômicos, de distribuição de espécies, de conservação da biodiversidade, conservação, políticas públicas, dentre outros.

O Herbam foi criado em 2007 e está indexado na rede brasileira de herbários e no Index herbariorum, um diretório que engloba informações dos principais herbários públicos do mundo, gerenciado pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e Jardim Botânico de Nova York, nos Estados Unidos.

Até o momento estão disponíveis on line alguns dados, que dão uma idéia dos diferentes projetos e da abrangência do acervo. O restante será disponibilizado mensalmente com o avanço do processo de informatização. “Esse foi o primeiro passo do Herbam ao cumprimento das metas da Convenção Diversidade Biológica, a qual o Brasil é signatário. Existe um esforço mundial para conhecer a diversidade e o Herbam está dando a sua contribuição”, explicou a curadora-fundadora, dra. Célia Regina Araújo Soares.

Os estudos foram realizados pela equipe do herbário, composta por biólogos, engenheiros florestais, agrônomos, e estudante dos três cursos de graduação de Alta Floresta. “Temos também uma rede de especialistas que contribuem conosco nas identificações em várias partes do mundo”, acrescentou Célia.

Conforme o professor Rubens Rondon, diretor do campus de Alta Floresta, a comunidade acadêmica e científica tem em mãos uma grande ferramenta para conhecer a flora da Amazônia brasileira. “Essas iniciativas e parcerias têm permitido atender a missão principal do Herbam, que visa o conhecimento da flora da Amazônia Meridional, como subsidio a políticas publicas de conservação da biodiversidade da região do arco do desmatamento”, destacou.

O Herbário está inserdido em importantes projetos de pesquisas em rede, tais como: Programa de Pesquisa em Biodiversidade do Ministério de Ciências e Tecnologia (PPBio Amazonia Oriental), INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) e REFLORA Amazônica (Repatriamento da Flora Brasileira), além de projetos apoiados pela iniciativa privada como o Flora Mantega, pela Pousada Mantega.

MT - Sintep terá audiência com o MP sobre o fechamento das creches em VG


Redação 24 Horas News


A Direção do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande, (Sintep/VG) esteve, na tarde, desta segunda-feira (26) no Ministério Público, para agendar audiência para tratar das denuncias protocoladas através do Ofício n.º 235/2012, no dia 13 de novembro.

Segundo informações do presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares, ficou marcada audiência no Ministério Público (Rua Desembargador Elon de Carvalho, 95, Bairro Costa Verde, próximo a prefeitura de VG), com o promotor Rodrigo Viana, 6ª promotoria, nesta quarta-feira, (28/11), às 14h.

Além do fechamento das creches dia 30 de novembro, foi denunciado também várias situações de pessoas que estão trabalhando nas unidades escolares sem serem contratadas ou sem receber salários, fechamentos de Salas Multifuncionais e de Articulação, demissão de professor interprete de línguas e sinais, destrato de professores, fechamento de Programas especiais como o Mais Educação, que recebe recursos do Governo Federal e que mesmo recebendo os recursos, houve finalização antecipada do programa.

Para o presidente da subsede do Sintep/VG a expectativa é garantir que os 200 dias letivos para a educação infantil seja cumprido e o respeito aos trabalhadores da educação. “Estamos convocando pais, mães e diretores de creches que não concordam com essa decisão para participar da audiência no Ministério Público ”, informou, Gilmar Soares.

MT - Escola municipal de VG arrecada óleo comestível para Hospital do Câncer


Redação 24 Horas News


Estudantes e profissionais da Educação Básica (EMEB) “Tenente Abílio da Silva Moraes”, do bairro 15 de Maio, arrecadaram mais de 200 latas de óleo comestível que, serão doadas ao Hospital do Câncer. Este trabalho faz parte do projeto pedagógico “Diversidade, igualdade e solidariedade”, desenvolvido no quarto bimestre. Os produtos serão entregues no dia 14 de dezembro.

Como parte das atividades, na próxima sexta-feira (30.11), a partir das 7h30 haverá uma caminhada com a comunidade em torno do bairro. Com isso, será possível passar a ideia da necessidade de convívio social e, conclamar a igualdade.

Para o diretor da unidade escolar, Loracil Cezárino de Campos, no cotidiano escolar os trabalhos se desenvolvem no campo de textos explicativos como: preconceito, descriminação, cidadania e religiosidade. “Tudo isso nos leva a refletir o papel desta comunidade escolar através da escola mais comunidade que, é igual à qualidade de vida”, destaca.

A comunidade será convidada, por um carro de som que seguirá à frente. Os participantes levarão várias faixas, com intuito de sensibilizar e conscientizar os moradores.

Loracil ressalta que com esse pensamento de igualdade e solidariedade, todos os alunos e profissionais da educação estão empenhados, no ato solidário de arrecadação do óleo de cozinha para o Hospital do Câncer. “A ideia da caminhada é mostrar o lado positivo do bairro, além do trabalho social da escola na questão solidária”.

O evento contará com a presença do programa “PM Projeto Mirim”, da Policia Militar que prestigiará a caminhada com sua fanfarra.

MT - Mato Grosso recicla lixo do Centro de Convivência das Olimpíadas Escolares


Secom-MT


Uma das metas de Mato Grosso nas Olimpíadas Escolares 2012 é reciclar e dar a destinação adequada para todo o lixo produzido pelos atletas no Centro de Convivência, localizado em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. O projeto,liderado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), é o primeiro passo para que o Estado realize com sucesso projetos sustentáveis em grandes eventos esportivos.

Para que o projeto tenha sucesso foi realizado um treinamento para que as cozinheiras aprendam fazer a correta separação do lixo. A ação é apoiada pelo Grupo de Apoio ao Estudo e Pesquisa Ambiental (Gaepac), responsável pela organização da logística do projeto de reciclagem. Segundo o coordenador do Gaepac,Tony Schuring, diariamente o lixo produzido no centro de convivência é pesado, separado e levado por uma cooperativa de catadores de lixos da capital.

Projeto é apoiado por acadêmicos de engenharia ambiental de duas universidade da Capital. “Esta edição das Olimpíadas Escolares está sendo um experimento para que possamos nos capacitar parar lidar com a produção de resíduos em grandes eventos. Vamos estudar para otimizar,compreender e nos preparar para dar a correta destinação dos resíduos sólidos”, explicou Tony.

Durante as Olimpíadas diversas atividades ligadas a temática ambiental serão realizadas com os atletas-estudantes. Segundo a superintendente de educação ambiental da Sema, Vânia Marcia Montalvão, diversos jogos interativos abordando conhecimentos sobre preservação do meio ambiente serão realizados.

“Também vamos aplicar um questionário em forma de jogo interativo para saber dos participantes como foi o consumo deles, inclusive na parte do transporte. No final teremos os dados aproximados e o que isso representa em árvores que devem ser plantadas. É o que chamamos de pegada ecológica”, explicou a gerente.

Cada brincadeira assume uma função no desenvolvimento das crianças

Natália do Vale
Minha Vida


Quem é que não se lembra com saudade das brincadeiras de ciranda, amarelinha, cabra-cega e de tantas outras travessuras que fazem da infância um momento mágico? Quando brincam de passatempos que fazem parte do universo infantil, as crianças aprendem noções de espaço e tempo, aprendem a dividir com os outros coleguinhas, memorizam sequências e muito mais. "Quando brinca, a criança aprende a treinar sua agilidade, força e equilíbrio, além de aguçar ainda mais seus reflexos. Mas cada idade exige um exercício específico, o que não exclui a prática de outros. O ideal é despertar estas aptidões até os sete anos de idade quando a criança começa a aprimorar os movimentos que aprendeu até então", explica o fisiologista da Unifesp Renato Romani. A seguir, veja as vantagens de praticar cada atividade.

Além da noção de espaço e o equilíbrio, a ciranda revive as cantigas lúdicas que têm papel importante na formação da garotada na medida em que despertam a imaginação e ajudam na desenvoltura na hora de falar com outras pessoas. "Na ciranda, as crianças cantam, dançam e interagem entre si estreitando laços, o que faz com que fiquem mais extrovertidas além do domínio do equilíbrio e da linguagem, já que fazem todas estas atividades simultaneamente", explica Cida Lessa.

Este é um exercício bastante complexo porque exige da criança equilíbrio, noção de espaço e estimula todos os sentidos. "Para compensar a ausência da visão, a criança aguça a audição, olfato e percepção, daí a eficiência cognitiva e motora da brincadeira", explica Renato Romani. "Ao privar as crianças da visão, a cabra-cega desperta a imaginação para monstros e fadas que podem aparecer a qualquer momento sem que a criança possa ver, já que está com os olhos vendados. É uma viagem que proporciona adrenalina e medo, mas que faz com que a molecada sinta o prazer das descobertas e a possibilidade da incerteza", explica Cida.

Velocidade, equilíbrio, competição, noção de espaço e resistência física. Estas são apenas algumas das aptidões desenvolvidas nesta brincadeira. "A criança é estimulada a correr, disputar espaço e superar seus limites. É um excelente exercício de resistência física e integração ao grupo", afirma Cida. "Qual criança não gosta de competição? As atividades, quando competitivas por vontade da criança e não por imposição dos pais, se tornam prazerosas e ensinam as crianças a superarem as perdas", explica Romani.

"Se a atividade for condicionada pelos pais, ela sai do limite e perde o efeito. O corpo só responde positivamente a estímulos compatíveis com a resistência de cada um. Quando a criança é pressionada a trazer resultados ou a praticar uma atividade que não gosta, descarrega em seu corpo um estresse maior do que consegue suportar e a brincadeira perde a graça", continua.

E quem não fica craque em equilíbrio pulando com um pé só? Brincar de amarelinha fortalece os músculos das pernas e confere noção de espaço, mas deve-se tomar cuidado para não forçar demais o movimento e jogar toda a carga em uma das pernas causando distensões ou fraturas: "O corpo se adapta as novas funções, mas tem seu limite, por isso, nada de extrapolar na dose", diz Renato Romani.

Basta uma jogada e lá vai a bolinha do adversário para o seu bolso causando uma sensação de vitória e superioridade tão gostosa que não dá nem para explicar. Além da competitividade, o jogo ensina a respeitar a vez do amigo e a lidar com a derrota sem reações agressivas. "Na hora do jogo, as bolinhas coloridas de vidro valem fortunas e cada tacada certeira no alvo gera uma explosão de alegria e adrenalina que torna a criança ainda mais competitiva, sem tirar da brincadeira a essência lúdica que faz dela uma diversão e não uma batalha", explica Cida Lessa.

O jogo desenvolve o raciocínio lógico e a habilidade motora das mãos, porém, se não houver moderação, pode comprometer as habilidades sociais como integração em grupo e exposição ao público, assim como ocorre com o computador. "A criança fica com raciocínio mais rápido e com as mãos mais ágeis, mas é preciso um meio termo para não fazer dele uma muleta e deixar as brincadeiras de rua e o exercício físico de lado", explica a psicóloga.

MT- MP quer garantir continuidade do ano letivo nas creches e pré-escolas em VG


Redação 24 Horas News



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio das Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e da Cidadania de Várzea Grande, ingressou nesta segunda-feira (26.11), com ação civil pública com pedido liminar contra o município, na tentativa de garantir a continuidade do ano letivo em todas as creches e pré-escolas que atendam crianças de zero a seis anos. A medida foi adotada após a administração municipal de Várzea Grande anunciar que o ano letivo se encerrará no dia 30 de novembro.

“Caso o ano letivo nas creches municipais seja realmente encerrado no dia 30 de novembro de 2012, haverá um grave prejuízos a milhares de trabalhadores que dependem desse serviço público tão essencial . É bom lembrar ainda que o ano letivo no município de Várzea Grande já foi iniciado com mais de trinta dias de atraso em relação ao calendário normal, motivo pelo qual, o não cumprimento da carga horária mínima de 200 dias letivos representa, mais uma vez, um atentado e desrespeito ao direito à educação neste município”, destacaram os promotores de Justiça Rodrigo de Araújo Braga Arruda e Maria Fernanda Corrêa da Costa, em um trecho da ação.

Segundo o MPE, existem mais de 2.500 alunos matriculados em todas as creches e pré-escolas do município. A decisão de encerrar o ano letivo nas creches municipais, conforme os promotores de Justiça, atenta contra todas as tendências da educação atual. “Enquanto o município de Várzea Grande pretende fechar as portas de suas unidades de educação infantil, muitos outros municípios brasileiros estão fazendo esforços redobrados para manter esse serviço em período integral, finais de semana e até durante os períodos de férias, reconhecendo a natureza assistencial e essencial desse serviço”, acrescentaram.

Os promotores de Justiça afirmam, ainda, que a manutenção das atividades das creches municipais independe de previsão orçamentária. “A Constituição Federal, ao assentar, de forma cogente, que os direitos das crianças e adolescentes devem ser tratados com prioridade, não só pela família e pela sociedade, mas, também, pelo Poder Público, afasta a eventual alegação de carência de recursos financeiros como justificativa para a omissão da municipalidade”, argumentaram.

Na ação, o MPE requer ao Judiciário que obrigue o município a cumprir a carga horária mínima de 200 dias letivos, conforme calendário previsto para encerramento nas unidades de educação básica e fundamental, que encerra-se no dia 21 de dezembro.



A espiritualidade, o engajamento político e a vida pública


Olga Lustosa

“Eu não poderia levar uma vida religiosa se não me identificasse com a humanidade inteira, e isso eu não poderia fazer se não fizesse parte da politica”, disse Ghandi.

A Fundação Ford apóia um trabalho de pesquisa para traçar o contorno das novas práticas e expressões espirituais e suas implicações em participação de atividades civis e políticas nos Estados Unidos. O projeto propõe estudar as consequências do aumento gradativo de componentes da espiritualidade na vida política. Muitas pessoas conhecidas por seus engajamentos espirituais estão se envolvendo nas questões sociais e políticas.

O que o estudo quer apurar é se o envolvimento dessas pessoas difere de alguma forma do engajamento dos outros e quais são as alternativas que trazem esse grupo de pessoas espiritualmente mais elevadas. As conferências para discutir o tema da Espiritualidade, Engajamento Político e Vida Pública, conta com a participação de instituições tradicionais, que construíram boa reputação em atividades espirituais e outras do mundo acadêmico, como a Universidade de Boston.

Pessoas que percorrem um caminho espiritual, buscando o crescimento pessoal, a prática de atitudes desprendidas, pensamento elevado em bondade espiritual seriam recomendadas a estarem envolvidas nas questões sociais e políticas e há uma razão importante para isso: Pessoas em viagens espirituais são adeptas da mudança, da transformação. E se você pode promover uma mudança na sua vida, isso pode ser estendido a um grupo maior de pessoas.

Dezessete mil crianças morrem de fome a cada dia na terra, nós somos a única espécie no planeta, que sistematicamente destrói o próprio habitat. Esses fatos só vão mudar quando trazermos para a resolução dos problemas homens dotados de coração mais comprometido com o amor, com a inclusão e com a bondade. É de um envolvimento que transforma as questões morais e sociais que estamos falando. Sem essas coisas, o mundo não se conecta mais.

Nós evoluímos a um ponto de estarmos prontos para efetivar profundas mudanças. Mas por que elas não acontecem? Talvez porque muitas pessoas ainda insistem em não participar de atividades políticas justamente porque não acreditam na mudança. Porém precisamos contribuir com reflexões e inserções sérias, para que possamos começar uma nova conversa sobre política, com uma nova visão de mundo civil e espiritual; adotando valores humanitários como o princípio organizador da civilização humana e não a economia, como tem sido.

Não devemos desviar o olhar do cenário político, seja ele qual for. Podemos sempre levar a perspectiva do amor, compaixão e respeito para nossas ações, até que cada pessoa possa encontrar o seu próprio senso de identidade dentro do mundo. Se as coisas da política perseguem o bem comum, onde a política falhar, a espiritualidade pode intervir para trazer equilíbrio e harmonia e construir uma organização humana de natureza perfeita.

Erasmo escreveu “A educação do príncipe cristão” em 1515 e nos ensinamentos diz ao príncipe que para ser um ótimo governante, ele não poderia ser superado naqueles bens que verdadeiramente lhe pertenciam: a grandeza de alma, a temperança e a honestidade. Quando o príncipe lhe pergunta qual é a sua cruz, a resposta foi a seguinte: “ A sua cruz é não praticar o mal contra ninguém”.

Olga Borges Lustosa é cerimonialista pública e acadêmica de Ciências Sociais pela UFMT e escreve exclusivamente neste blog toda terça-feira - olga@terra.com.br

MT - Curso é oferecido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e UFMT


Da Assessoria

O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza as inscrições curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio até o dia 14 de janeiro de 2013. Para se inscrever, o candidato, deve preencher a ficha de inscrição (http://200.17.60.4/icet/matematica/) e enviá-la por e-mail, ou entregar na sala das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no bloco do ICET em frente ao Departamento de Matemática. Há também a possibilidade de se inscrever pessoalmente.

O curso é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio do Projeto Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado de Matemática e Contribuição à Região, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia e a UFMT. As aulas serão no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, durante o recesso escolar (carga horária de 40h).

Pela manhã as aulas serão realizadas ao vivo, via internet, com a possibilidade de interação dos alunos. À tarde, as atividades serão conduzidas localmente sob a orientação do professor Martinho da Costa Araújo (professor vinculado à UFMT).

Podem se inscrever professores do Estado de Mato Grosso que lecionam matemática no Ensino Médio e também alunos de graduação em Matemática. Os alunos selecionados receberão material didático e ajuda de custo.

Jovem de São Gonçalo Beira Rio é contemplado com prêmio Nacional de Cultura


Da REdação

O estudante Avinner Augusto da Silva Albino, foi premiado por ter apresentado o trabalho intitulado Siriri uma vida ensinando a arte da dança popular de Mato Grosso. Ele participou de um concurso com mais de 2.000 concorrentes em todo o país, através do Ministério da Cultura. Avinner é aluno do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso e estudante de artes. Há dez anos, atua como coreógrafo e dançarino do Grupo Folclórico de Siriri Flor Ribeirinha e também dos grupos Coração Tradição Franciscano e Flor do Campo.

Avinner Augusto, é instrutor no Programa Siminina da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da prefeitura de Cuiabá. Ele também está vinculado ao carnaval como coreógrafo de comissão de frente dos blocos Banana da terra e Unidos do Porto, além de dançarino da banda de Pescuma, Henrique e Claudinho. Ele é reconhecido pela seu talento, dedicação e criatividade, considerado uma das maiores expressões do grupo. Avinner é neto da ceramista Domingas Leonor, fundadora do grupo Flor Ribeirinha, da Comunidade São Gonçalo Beira Rio. Domingas é uma personagem marcante no contexto cultural cuiabano.

O Flor Ribeirinha é um dos mais conhecidos grupos de siriri mato-grossense. Criado em 1995, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá.

Todos os anos, o grupo passa por um processo de criação e execução de um espetáculo para se apresentar no Festival de Siriri de Mato Grosso, o evento que rompeu fronteiras e fez do estado o contorno de uma grande roda de arte popular.

O desafio de Avinner é criar novas coreografias usando apenas cinco passos básicos do siriri e a batida tradicional feita com mocho, ganzá e viola de cocho. O talento do jovem vem se consolidando a ponto dele ter sido convidado para se apresentar em vários estados brasileiros. Segundo ele, a maioria dos dançarinos tem pouca idade, mas a renovação entre os músicos cururueiros não é tão grande, o que coloca em risco o futuro desses ritmos tradicionais.

O Siriri é dançado e cantado por homens e mulheres, sendo também bastante apreciado pelas crianças, que gostam das músicas e dos gestos da dança. Ao lado dos dançarinos estão os tocadores cururueiros, com a viola de cocho e o ganzá, seguido de mocho ou tamborim. O ritmo forte da música contagia o publico presente.



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Curso técnico é mais valorizado no mercado de trabalho



G1

O profissional especializado em nível técnico é mais valorizado nos setores industriais em função das capacidades desenvolvidas em dois âmbitos fundamentais: o teórico e o prático.

De acordo com Márcio Guerra, gerente-executivo da Unidade de Estudos e Prospectiva da CNI (Confederação Nacional da Indústria), existem carreiras em que a educação técnica é a porta de entrada para o mercado de trabalho:

“Em algumas áreas existe a demanda, mas as empresas não encontram profissionais qualificados. Por exemplo, no segmento da construção civil, edificações ou estrutural, os jovens não têm interesse porque imaginam que o trabalho é braçal e muito duro. No entanto, muitos técnicos atuam na supervisão de equipes”, explica.

A empregabilidade do profissional com formação técnica seguida da graduação, se comparada com aquele que tem somente o ensino superior, é muito maior, já que ele adquire uma compreensão mais apurada dos processos em função da experiência prática e da capacidade de execução.

Os jovens, com 17 ou 18 anos, assim que concluem o curso técnico, também podem conquistar um salário inicial alto, variando de acordo com a área e o estado de atuação. Por exemplo, o valor é de R$ 1.400 para telecomunicações, no Distrito Federal, e R$ 2.100 para técnico em controle de produção, em Pernambuco. Com 10 anos de carreira em telecomunicações, por exemplo, o trabalhador pode chegar a um salário de 5.300 reais.

Ainda segundo o gerente-executivo da CNI, o estudante do ensino técnico é constantemente observado pelas empresas. A Olimpíada do Conhecimento promovida pelo SENAI é a vitrine perfeita para esses jovens. Este ano, durante a 7° edição, 638 estudantes estarão competindo em 54 modalidades, durante os dias 12 e 18 de novembro, em São Paulo.

Paraguai cria primeira academia de língua indígena da América


Terra

O governo do Paraguai informou nesta terça-feira sobre a formação da Academia de Língua Guarani, a primeira deste tipo na América, que articulará a unificação dos critérios sobre o uso deste idioma nacional paraguaio junto ao espanhol.

O titular da Secretaria de Políticas Lingüísticas, Carlos Villagra Marsal, também falou sobre a instauração dessa academia, também chamada de "Ava Ñe''e Rerekuá Pave" em guarani, que estará formada por 15 membros.
Em entrevista uma coletiva na sede de Governo, Marsal exaltou o fato de que pela primeira vez na história da América uma língua indígena, das 2 mil línguas que existiam antes da chegada dos europeus, recebe uma academia, informou a agência pública "IP Paraguai".

Além disso, Marsal também falou que a ideia é que a nova instituição "seja absolutamente independente de toda classe política, assim como qualquer outra academia do mundo". Neste sentido, o titular da Secretaria de Políticas Lingüísticas ressaltou que buscará toda a infraestrutura necessária para assegurar sua autonomia.

O funcionário anunciou que o ato oficial da instauração da nova academia será realizado na próxima quinta-feira na sede de Governo, ocasião na qual o presidente Federico Franco entregará as certificações e uma medalha aos integrantes da nova instituição.

A Academia de Língua Guarani foi promovida através da Lei de Línguas, que foi aprovada em 2010 e que também autorizou a criação da Secretaria de Políticas Lingüísticas, que possui categoria ministerial.

Segundo Marsal, o guarani é a única língua indígena falada por não indígenas e que, atualmente, aproximadamente 92% da população paraguaia utiliza tanto o castelhano como o guarani.

O guarani, língua falada antes da chegada dos espanhóis na América, foi elevado à categoria de idioma oficial na Constituição de 1992, quando, além disso, foi incluída a obrigatoriedade de seu ensino. No entanto, o guarani já figurava na Carta Magna de 1967 como um idioma nacional.

Segundo o último censo nacional, que datado em 1992, mais de 90% dos paraguaios são bilíngües, sendo que 57% da população só se comunicam na língua pré-colombiana. EFE

Sem royalties, não há como investir mais em educação, diz ministro


G1

Dois dias após o governo federal ser derrotado na votação da Câmara que definiu a distribuição dos royalties do petróleo, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira (8), em evento no Palácio do Planalto, que o Executivo irá lutar no Senado para garantir que os recursos obtidos com a exploração do pré-sal sejam encaminhados para um fundo educacional.

Mercadante participou do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.


Sob os olhares do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o titular da Educação criticou os parlamentares que rejeitaram a proposta do Planalto. Mercadante enfatizou que o parlamento aprovou, por unanimidade, o projeto que determinou a aplicação de 10% do PIB em educação, porém, não assegurou os meios concretos para o governo financiar essa meta.

“A Câmara votou o Plano Nacional de Educação por unanimidade e estabeleceu que, em 10 anos, deveríamos dobrar os investimentos em educação, chegando a 10% do PIB. Mas, até o momento, não temos uma fonte de financiamento capaz de cumprir essa meta audaciosa. Não basta dizer o que tem de ser, tem de saber como a gente chega lá e dar os instrumentos para o governo poder construir essa política”, ressaltou Mercadante durante a cerimônia de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Diante da presidente Dilma Rousseff, o ministro destacou que a chefe tomou uma decisão histórica ao propor que o dinheiro dos royalties do petróleo seja destinado ao fundo da educação. Para Mercadante, esse seria o maior legado que o país poderia deixar para as futuras gerações.

“Não podemos cortar outras áreas, como saúde, segurança, investimentos. O caminho era a riqueza nova que estamos descobrindo e que seria muito relevante, a riqueza dos royalties do petróleo, que é uma riqueza não-renovável. Portanto, as futuras gerações não terão acesso e o melhor legado que a gente poderia deixar é um país plenamente educado, com escolas de primeira qualidade”, disse.
De acordo com o ministro, o governo irá articular a base aliada para tentar modificar o projeto aprovado nesta terça (6) pelos deputados e que garante o repasse dos lucros do petróleo para os estados.

“Para nós, essa luta não acabou. Vamos agora, junto ao Senado, continuar lutando para que os royalties sejam encaminhados para a educação brasileira”, prometeu Mercadante.

Alfabetização

Na tentativa de cumprir as metas do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE), a presidente Dilma Rousseff lançou nesta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto, um programa direcionado à alfabetização de todas as crianças com até oito anos de idade. Batizado de Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a iniciativa será capitaneada pelo Ministério da Educação (MEC), mas contará com o apoio dos governos estaduais e municipais.

Segundo o governo federal, o programa terá como objetivo a plena alfabetização de cerca de 8 milhões de crianças que estão matriculadas até o 3º ano do ensino fundamental. O Planalto afirma que já fechou convênio com os 26 estados do país, com o Distrito Federal e com 5.560 prefeituras.

Para estimular as escolas e os professores a se engajar no projeto, o governo prometeu distribuir, no próximo ano, R$ 500 milhões para as instituições educacionais que apresentarem os melhores desempenhos na alfabetização de crianças até oito anos. O dinheiro será repassado na forma de premiações às experiências bem-sucedidas.

Ao aderirem ao pacto, informou o governo federal, os gestores públicos se comprometem a alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática. Também serão obrigações dos estados e municípios criar avaliações para os estudantes que estão no ciclo de alfabetização, além das que já são realizadas pelo MEC.

Os governos estaduais, contudo, ainda terão de oferecer apoio às prefeituras que tenham aderido ao programa, de modo a viabilizar o cumprimento das metas. As ações públicas voltadas para a alfabetização das crianças com menos de nove anos serão monitoradas pelo MEC por meio de um sistema de gerenciamento, acompanhamento e controle.

Para atingir o compromisso, ressaltou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma das principais medidas será a formação continuada de 360 mil professores alfabetizadores, que farão cursos durante dois anos (ênfase em linguagem e matemática) e receberão bolsa para essa capacitação.

Os professores, informou o ministro, poderão realizar os cursos no próprio município de trabalho e sua formação será supervisionada por 18 mil orientadores de estudo, capacitados em 34 universidades públicas brasileiras.

Outras ações do projeto são a distribuição de 26,5 milhões de livros didáticos para as escolas de ensino regular e campo, de 4,6 milhões de dicionários, 10,7 milhões de obras de literatura, 17,3 milhões de livros paradidáticos, além da construção de uma biblioteca em cada sala de alfabetização para incentivar a vivência dos alunos entre os livros.

Para Dilma, educação é caminho para reduzir desigualdade no país


G1

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira (8), durante discurso no lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a educação como caminho para reduzir a desigualdade social no país e garantir igualdade de oportunidades para todos os brasileiros. "Nós sabemos sem sombra de dúvidas que um caminho, do ponto de vista de sua perenidade, mais que outros, tem o poder de assegurar o acesso das pessoas a igualdade de oportunidades: é a educação. Igualdade de oportunidades é uma situação em que, em um país, há garantia para todos os cidadãos de acesso a todas oportunidades, seja qual for sua origem, gênero ou raça", afirmou a presidente.

Dilma conversa com alunos de escola pública do Distrito Federal antes da cerimônia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Dilma conversa com alunos de escola pública do Distrito Federal antes da cerimônia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

O Pacto Nacional pela Alfabeitzação na Idade Certa é um projeto do governo federal, em pareceria com estados e municípios, para garantir que crianças até os oito anos de idade saibam escrever, ler e interpretar textos simples e dominar as operações matemáticas básicas. Dilma disse que não é possível "ser insensível" ao fato de que, no Brasil, 15% das crianças não tenham esses conhecimentos, o que, na opinião da presidente, dá um caráter emergencial ao pacto.


Ministros e políticos de PT e PMDB participam de jantar com Dilma
"O pacto tem o caráter da urgência das tarefas inadiáveis. Aquela urgência quando não nos conformamos com o fato de que, em média, 15% das crianças de até 8 anos do nosso pais não estão plenamente alfabetizadas. Esse caráter de urgência se soma a um caráter estratégico que temos sobre uma visão de futuro para o país. Sem o pacto, não teremos igualdade efetiva no país."

Segundo o governo federal, o programa terá como objetivo a plena alfabetização de cerca de 8 milhões de crianças que estão matriculadas até o 3º ano do ensino fundamental. O Planalto afirma que já fechou convênio com os 26 estados do país, com o Distrito Federal e com 5.560 prefeituras.

Para estimular as escolas e os professores a se engajarem no projeto, o governo prometeu distribuir, no próximo ano, R$ 500 milhões para as instituições educacionais que apresentarem os melhores desempenhos na alfabetização de crianças até oito anos. O dinheiro será repassado na forma de premiações às experiências bem-sucedidas.

Dilma falou também de outras ações que ela considera estratégicas para o aprimoramento da educação no país. De acordo com a presidente, além da alfabetização na idade certa, o governo vai investir em creches e na educação em período integral.

"Me refiro a essa tríade como uma base de uma nova revolução no nosso país, uma revolução harmoniosa, pacífica, que mudará profundamente nosso paíss nos próximos 10, 15 , 20 anos", disse a presidente.

MT - Universidade do Estado divulga notas da Redação pós-recurso


Da Assessoria/Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou, nesta quarta-feira (07), o resultado das notas de redação após a análise dos recursos do Vestibular Específico e para o Curso de Formação de Oficiais de Polícia Militar e Corpo de Bombeiro (CFO/MT). A consulta individual pode ser feita na página www.unemat/vestibular, digitando o número do CPF e data de nascimento, onde também está disponível a listagem de todos os candidatos.

O resultado final do Vestibular vai ser publicado a partir do dia 14 de novembro. São oferecidas 500 vagas para a Universidade, para turmas de História, Matemática, Química, Comunicação Social, Letras, Administração e Computação. Já o curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros disponibiliza 06 vagas e a Polícia Militar, 30.

CFO/MT- A seleção para o CFO/MT compreende ainda avaliação física (TAF), que será feita de 27 a 29 de novembro, psicológica (dia 27/12), médica e odontológica (15/01/2013), entrega dos documentos referentes à investigação social (28/01/2013) e apresentação para ingresso na instituição e matrícula no Curso de Formação de Oficiais, em 06 de fevereiro do próximo ano (para Bombeiros) e 11 de março (para PM).

Aulas com simulador são incluídas no curso de motorista amador


R7

A carga horária teórica obrigatória do curso de formação de motoristas amadores (categoria B) aumentará para 50 horas-aula, com a publicação, nesta quarta-feira (7), de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito no DOU (Diário Oficial da União).

Para a primeira habilitação, foram incluídas cinco horas-aula no simulador de direção. As autoescolas têm até 30 de junho de 2013 para se adequarem à nova grade.

Os equipamentos usados como simuladores precisam ser homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito. Deverão ajudar os motoristas na troca de marchas, partida e a circulação em meio ao tráfego, inclusive em situações de risco, como chuva e neblina.

As aulas no simulador deverão ser realizadas logo após as aulas teóricas e antes do exame teórico.

A nova estrutura curricular só começará a ser exigida das autoescolas e dos motoristas a partir de 1º de julho de 2013. Até lá, quem concluir o curso teórico não precisará passar pelo simulador, embora as autoescolas tenham a opção de antecipar a inclusão do equipamento.

A carga horária para obter habilitação categoria B era 45 horas de aulas teóricas e 20 de aulas práticas.

Professor de biologia explica como acontece a fecundação de gêmeos


G1

O comportamento da sociedade moderna e a sua relação com o nascimento de gêmeos, cada vez mais comum no Brasil e no mundo, são abordados nesta quinta-feira (8), na reportagem de biologia do Projeto Educação. Mas antes de analisar como isso acontece, é preciso entender o que são gêmeos e como eles se formam.

Gêmeos são irmãos que nasceram de uma mesma gestação e que podem ser idênticos ou não. "Pode ser o gêmeo monozigótico e o dizigótico. Quando é formado apenas um zigoto, é o monozigótico. A mulher libera um óvulo e o espermatozóide penetra neste óvulo, são os gêmeos idênticos. Mas tem aqueles gêmeos que é menino e menina ou dois meninos não parecidos; é o gêmeo dizigótico, quando a mulher libera mais de um óvulo durante aquela ovulação. Se a mulher liberou dois óvulos e houver duas fecundações, vão se formar dois zigotos", explica o professor Fernando Beltrão.

É importante saber que uma gravidez só acontece quando um óvulo recebe um espermatozóide. "Vários espermatozóides no mesmo óvulo não formam bebês, formariam um ser anômalo, triplóide, que não desenvolve. Quando acontece o gêmeo é o que a gente chama de poliembrionia, não poliespermia. Poliembrionia é quando eu tenho mais de um embrião, a partir de um zigoto. O gêmeo monozigótico chamamos de poliembrionia", diz o professor.

Podemos dizer que um gêmeo é clone do outro. "Um gêmeo monozigótico é clone do outro, clone perfeito, natural. Essa história de que o homem aprendeu a fazer clone do outro, aprendeu... Mas a natureza sempre fez e fará. O clone natural é o gêmeo monozigótico ou univitelino", comenta Fernando Beltrão.

Afinal, porque esse tipo de gravidez é cada vez mais comum? "A fertilidade diminui a partir de certa idade e esse aumento na infertilidade faz com que muitos casais só resolvam ter filhos quando a mulher já tem mais de 30, 35, 40 anos, e isso dificulta. Às vezes vem o caso da reprodução assistida, que é quando o médico entra para dar uma mãozinha", conta o professor.

A reprodução assistida pode ser feita de três formas: coito programado, a inseminação intra-uterina e a fertilização in vitro, o famoso bebê de proveta. "Pode ser desde ajudar implantando espermatozóide no útero para promover a fecundação natural, estimulando a ovulação através de medicação. Mas também tem o caso do bebê de proveta, que é pegar o espermatozóide do marido, pegar o óvulo da mulher, tirar o óvulo do ovário e no laboratório juntar os dois", informa Beltrão.

"Fertilização in vitro já é um procedimento de alta complexidade. Ela induz também com medicações diferentes e os folículos são aspirados com ultrassom. Pegamos o óvulo, levamos para o laboratório e aí a fecundação ocorre no laboratório, in vitro. Aí depois transferimos os embriões para o útero", acrescenta a médica Gabriella Collier.

A busca cada vez maior por esses métodos de fertilização faz com que o número de nascimentos de gêmeos aumente. "Como vai ser implantado, existe uma possibilidade de não vingar, de não desenvolver dentro do útero, ser rejeitado e sair. Normalmente, implanta dois fica um, implanta três fica um, mas podem ficar dois, podem ficar três. É possível haver gravidez gemelar nesse caso de gêmeos dizigóticos, é bem mais comum isso, por múltipla implantação", conta o professor de biologia.

Estudante de SP assume cargo em associação para cegos nos EUA


G1

Recém-chegado na Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, o estudante paulistano Mauricio Peixoto de Mattos Almeida, de 18 anos, que é deficiente visual, foi eleito vice-presidente do departamento estadual estudantil da Nacional Federation of the Blind (Federação Nacional dos Cegos), em Michigan.

Com mais de 50 mil membros, a Nacional Federation of the Blind possui filiais em todos os estados americanos. Mauricio foi escolhido e nomeado pelos integrantes do conselho. "Sempre gostei de ajudar as pessoas e acho que vai ser uma responsabilidade muito grande, mas acredito que tenho bons projetos e competência [para assumir o cargo]. Quero envolver os alunos porque este é o momento que eu vivo", afirma.

Sempre gostei de ajudar as pessoas e acho que vai ser uma responsabilidade muito grande, mas acredito que tenho bons projetos e competência"

Maurício Almeida,estudante brasileiro

Na universidade, Mauricio pretende integrar os estudantes cegos com os que enxergam. Para ele, precisa haver maior proximidade entre os alunos que cursam disciplinas de educação especial e pretendem trabalhar com pessoas que possuem diversos tipos de deficiência.

A infraestrutura oferecida pela Universidade de Michigan foi um dos motivos que o levou a querer fazer graduação nos Estados Unidos. Mauricio diz que o local está muito bem equipado para estudantes cegos. "Fiquei impressionado. Tem ônibus que fala, farol que fala, as calçadas são padronizadas, e os motoristas de táxis são treinados. Faço tudo de forma independente."

O garoto mora no campus da instituição e seu colega de quarto é um estudante americano. Segundo ele, foi bem recebido por todos. "Todo mundo do prédio é bacana, as pessoas perguntam muito sobre o Brasil, as praias, as mulheres, a cultura e a alimentação." Como é deficiente visual, o estudante teve prioridade na escolha pelo piso térreo para facilitar a locomoção.

Quando fez o application (vestibular americano), Mauricio pensava em cursar ciência da computação, mas, menos de um mês depois da chegada à universidade mudou os planos: vai estudar relações internacionais. "Minha paixão pela tecnologia ainda existe, mas quero ajudar meu povo a crescer e se expandir e acho que a carreira de relações internacionais me abre mais portas."

Limitação visual ocorreu porque aos 6 meses, Maurício teve a retina descolada Limitação visual ocorreu porque aos 6 meses,Maurício teve a retina descolada.

Retina descolada

O estudante perdeu a visão aos 6 meses quando o ar da incubadora descolou sua retina. Desde então, percebe apenas contornos e cores. Se locomove com ajuda de uma bengala, e nos Estados Unidos está participando de um processo para ganhar um cão-guia.

A limitação visual não trouxe restrições à vida de Mauricio que usa a tecnologia como aliada. Ele domina o braile, mas hoje o substituiu pelos softwares que leem textos no computador. O estudante tem uma empresa de hospedagem de sites e rádios na internet. Também coordena a criação de um site que traduz do inglês para português jogos para deficientes visuais na web.

Mauricio aprendeu inglês jogando na internet durante a infância. Mais tarde, se tornou professor voluntário na escola americana onde cursou o ensino médio, em São Paulo. Lá havia um programa para ensinar filhos de funcionários e familiares de alunos. Nunca estudou em escolas especiais. “Sou contra, acho um atraso porque eu tenho de me adaptar à sociedade, não o contrário. A sociedade tem de me dar estrutura, mas a adaptação é minha.”