domingo, 12 de dezembro de 2010

Aula de pintura estimula criatividade de pessoas com deficiência


Alunas expressam sentimentos e personalidade nas telas

DO G1

Pessoas com deficiências físicas e intelectuais recorrem à pintura para auxiliar no desenvolvimento da criatividade. Em Campo Grande, aulas permitem que os alunos expressem sentimentos e sua personalidade nas telas.

A estudante Priscila Cardoso, de 17 anos, tem síndrome de down. A aula de pintura tem ajudado a estimular seu raciocínio e sua criatividade. O mesmo acontece com Stefany Capuri, de 19 anos, que nasceu com uma doença hereditária e ficou com sequelas.

Na aula de pintura, as alunas aprendem a desenvolver seu próprio estilo, o que pode ser notado nas telas. Elas expressam, na arte, sua personalidade, seus sonhos e suas emoções. Aninha, 35 anos, é a mais velha da turma. Ela teve meningite na infância e por isso teve alguns movimentos limitados. Aninha não fala, mas a arte, segundo sua mãe, Maria Aparecida Gonçalves, é capaz de traduzir os sentimentos da filha.

"É uma interação muito legal. Elas têm muito o que ensinar para nós. Lições de vida, de superação, de não se deixar abater, superar os limites, essa alegria de viver apesar da deficiência", diz a professora Lucia Maria Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário