segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Internet: uma nova forma de fazer Jornais Estudantis

Mais de 700 jovens do Ceará irão produzir jornais online, em iniciativa do Comunicação e Cultura apoiada pelo Instituto Oi Futuro.

Produzir jornais em um ambiente virtual online, difundindo opiniões e pensamentos através de seus textos. Essa será a realidade de mais de 700 estudantes de Ensino Médio no Ceará, que se inscreveram através de internet para participar do Clube do Jornal de suas escolas. A escolha dos jovens que participarão das capacitações presenciais – 5 por escola – está em curso, e as atividades de capacitação e produção dos jornais começarão ainda o primeiro semestre de 2009.

O Clube do Jornal até agora publicava exclusivamente jornais em papel. Com o apoio dos Novos Brasis, inicia-se uma transição que levará à publicação de jornais multimídia, com versões em papel e internet. Inicialmente a nova proposta será testada em nove escolas do Ceará, sendo quatro de Fortaleza e outras cinco em municípios do interior do estado (Iguatu, Brejo Santo, Crato, Barbalha, Horizonte e Jaguaribe).

O site do Clube do Jornal será um ponto de encontro destes grupos e funcionará como espaço dinâmico de fabricação e exposição de jornais, trazendo galeria de publicações, seleção de artigos mais votados, noticias atualizadas e ferramentas de capacitação à distância, entre outros recursos. Tudo para propiciar um verdadeiro intercâmbio entre os jovens, que irão trocar conhecimentos e experiências relevantes para sua vivência e aprendizado.

SAIBA MAIS

Clube do Jornal

Criado em 1995, o Clube do Jornal é uma iniciativa da ONG Comunicação e Cultura, que conta hoje com o apoio do Oi Futuro para o seu desdobramento. Até agora o Clube do Jornal realizava jornais estudantis impressos. No entanto, diante do crescimento da democratização da Internet entre o público jovem, o programa adaptou-se aos novos tempos e surgiu uma idéia ousada: por que não realizar jornais utilizando essa poderosa ferramenta e conectar ainda mais pessoas em torno deste propósito? Assim, foram definidas as atuais diretrizes para o Clube do Jornal, que passa a integrar o fazer jornal ao contexto de convergência de mídias e saberes, em um ambiente na Web.

A inovação permitirá incluir novos conteúdos, como vídeo, áudio, fotografias e outros. Ela permitirá, sobretudo, aumentar a interatividade e a participação dos estudantes, professores e familiares através de diversos recursos, realizando pesquisas, formulando opiniões e comentários, pensando textos cooperativos, upload de imagens, vídeos e áudio, entre diversas possibilidades.

Idéia central

Em um ambiente online, jovens do Ceará irão desenvolver jornais estudantis, trabalhando da apresentação gráfica da publicação à escolha dos temas e redação dos textos. O site do Clube do Jornal funcionará como um verdadeiro ponto de encontro e intercâmbio de experiências entre os alunos envolvidos, os leitores e todos os interessados.

Valores

A iniciativa valoriza socialmente a escrita e a leitura, aproveitando o fato de os jornais estudantis abordarem assuntos interessantes de seu universo. Além disso, a atividade deve aprimorar o entendimento dos jovens acerca do universo da Internet e suas possibilidades de comunicação.

Os conteúdos são inteiramente livres, determinados pelas alunas e alunos sócios do Clube, respeitado o Código de Ética do programa.

Outras informações:
Comunicação e Cultura – Clube do Jornal
Rua Castro e Silva, 121 – Centro
60030.010 — Fortaleza-CE
Telefone/fax: (85) 3455.2150
E-mail: clubedojornal@comcultura.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário