quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Escola




Fazer algo mais, promove a diferença em Escola de Cuiabá


Um exemplo de prática de conscientização e cidadania é desenvolvido diariamente pelos 700 estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Ulisses Cuiabano, instalada no bairro Jardim Cuiabá, na capital do Estado. Por meio do projeto ‘Fazer Algo Mais’ os alunos tornam-se responsáveis pelos objetos que utilizam no processo de aprendizado, como os conjuntos escolares (mesas e cadeiras) e ainda os armários que são disponibilizados para comodidade dos estudantes já que muitos deles residem em bairros distantes da unidade em que se matricularam.

A limpeza e a conservação é um trabalho individual, mas a proposta coletiva tem produzido bons resultados. Para 2011, explica o diretor da unidade, Dimas Antonio Silva, foram solicitadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apenas 70 conjuntos escolares. “Pedimos esse quantitativo porque abrimos mais cinco vagas para cada uma das salas de aula, que somam 14 no total, e não porque tivemos problemas com a destruição dos jogos”. Ele explica ainda que o exercício de cidadania é uma prática diária adotada por alunos e todos os 60 profissionais que lá atuam. “A mudança de postura envolve a todos”.

Cada conjunto escolar recebe uma identificação (é numerado pela direção da escola) o que colabora para administração do projeto. Dimas explica que o regimento interno – confeccionado em 2006 e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) - contempla uma série de ações que auxiliam para o bom funcionamento da unidade escolar. “São ações muito simples. Se sujou tem de lavar. Se quebrou terá de pagar. Se houver agressão verbal terá de se desculpar. Fizemos a discussão com os pais dos estudantes e, inclusive, contamos com a assinatura de 50 deles para a confecção do regimento”.

Essas informações foram acrescentadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade. Importante dizer ainda que há dois anos nenhum caso de agressão física é registrado nas dependências da unidade escolar.

“Já estou aqui há cinco anos e gosto muito de tudo, principalmente da qualidade do ensino. Acho que as regras, a disciplina é um processo que faz parte da vida da gente”. A avaliação é do estudante Luiz Carlos Teixeira Júnior, que cursa o 9º Ano.

As práticas pedagógicas implantadas pela unidade escolar contam com aprovação da comunidade escolar já que o índice de evasão caiu de 10% em 2009 para 7% no ano seguinte.

“Queremos zerar esses indicadores, mas sabemos que são distintos fatores que contribuem para esse processo, mas temos a estimativa de que em 2011 apenas 3% deixem de frequentar as salas de aulas”, cita Dimas informando ainda que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2010 chegou a 3,5.

Interessados em conhecer mais sobre as práticas pedagógicas adotadas podem visitar o blog: www.ulissescuiabano.blogspot.com.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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