terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Pesquisa estuda apropriação do espaço escolar pelas crianças
Da Assessoria/ Unesc
Através de desenhos de crianças um mestrando do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc observou que os pequenos facilmente se apropriam do espaço onde estão, em maior ou menor intensidade, dependendo da liberdade que têm no local. Rudnei Joaquim Martins fez sua pesquisa sobre “O processo de apropriação do espaço escolar em uma pré-escola de Balneário Camboriú, Santa Catarina”. Ele defende sua dissertação amanhã (29/2), na sala 18 do Bloco P, às 14h30.
Martins fez seu estudo no Núcleo de Educação Infantil (NEI) “Meu Primeiro Passo” em Balneário Camboriú e percebeu que muitas crianças desenharam o parquinho, seguido da quadra esportiva e sala de aula, já poucos pequenos desenharam a área coberta e o corredor. Seu objetivo era identificar e analisar os espaços apropriados ou não pelos alunos em uma pré-escola. Todos os desenhos confirmam a apropriação dos espaços do NEI, contudo esta apropriação é singular e diferente para cada criança.
Em sua pesquisa Martins utilizou a Psicologia Ambiental, que busca entender a relação do ser humano com o espaço em que vive. O mestrando terá em sua banca as professoras doutoras Teresinha Maria Gonçalves (orientadora), Janine Moreira e Arlene Anelia Renk (UnoChapecó).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário