segunda-feira, 13 de maio de 2013

MT - Escola Nadir de Oliveira amplia tempo em sala com oferta de EMIEP



Vinte e uma disciplinas técnicas e regulares e atividades no contraturno uma vez por semana integram a rotina de 250 estudantes matriculados no curso  técnico em vendas da Escola Estadual Nadir de Oliveira, em Várzea Grande.   
 Essa é a realidade dos estudantes atendidos pelo  Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP),  que agrega em um mesmo espaço Educação Básica e a formação para o exercício profissional.

Em 6 anos de implantação, o EMIEP foi implantado em  65 escolas (sendo 10 indígenas), de 41 municípios. Atualmente são disponibilizados 11 cursos técnicos, dentre eles informática, meio ambiente, agroecologia, administração,  vendas, entre outros.

“Penso que as minhas possibilidades sejam maiores com o curso profissionalizante. Minhas chances de chegar ao mercado de trabalho são maiores com esse curso”. A fala é da jovem Elimara Santana da Silva, 15 anos, aluna do primeiro ano do curso técnico da E.E.Nadir de Oliveira.

Há 33 anos na educação, a coordenadora pedagógica, Fátima Benedita de Anunciação, avalia que a escola vive em constante evolução para acompanhar as demandas dos estudantes, por isso a preocupação em encontrar alternativas para contemplar as especificidades apontadas. "É necessário sempre se reivintar".

Conforme a gerente do EMIEP, Maria Cristina da Luz, a Secretaria de Estado trabalha com perspectivas de ampliação e fortalecimento das ações ligados ao Ensino Médio Integrado. Ela pondera que no decorrer do processo de implantação dos cursos técnicos houve um atraso na entrega dos laboratórios destinados aos estudantes em razão do não cumprimento  do objeto pela empresa vencedora de processo licitatório, o que motivou a rescisão dos mesmos.

“A Seduc irá agora realizar novo processo licitatório para a finalização desses espaços. Além dessa ação, temos  perspectivas de realização de processos de formação continuada dos professores e ainda  de cursos para complementação de docência para os que atuam com as disciplinas técnicas”, finaliza.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário