segunda-feira, 13 de maio de 2013

MT - Vídeo de estudantes de Guiratinga concorre a premiação nacional

Divulgação
Vídeo de estudantes de Guiratinga concorre a premiação nacional
Um vídeo  sobre o projeto ‘Memórias da Vida em Vida: Inovar é preciso’, desenvolvido pelos estudantes do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, de Guiratinga, concorre à premiação nacional do Ministério da Educação (MEC).    
 O projeto – único matogrossense selecionado -  é um dos 14 escolhidos na 6ª edição do Prêmio Professores do Brasil que concorrem a uma honraria especial na internet, no Facebook. Para poder votar é necessário acessar a fanpage http://www.facebook.com/premioprofessoresdobrasil?fref=tse e curtir o vídeo com o título do projeto.

 A votação pode ser feita até o mês de setembro.

Em 2012, o idealizador da ação pedagógica, o educador João Antônio Pereira foi um dos 40 educadores brasileiros premiados na  6ª edição do Prêmio Professores do Brasil. “Desses 40 projetos, apenas 14 foram selecionados para a implementação dessa nova etapa para premiação. É importante dizer que apenas esse projeto contemplava ações do Ensino Médio Inovador, que ainda possui uma concepção nova e que prima pelo emprego de novas tecnologias. Isso nos mostra que estamos no caminho certo”.

Para dar vida ao projeto ‘Memórias de Uma vida em Vida’ os alunos do EMIEP foram estimulados a pesquisarem sobre personagens históricos e seus familiares, relatando distintos perfis sociais. A ação englobou o uso de tecnologias, como celulares, câmeras, blog e ainda na confecção de três edições de um jornal impresso.

A prática da ação pedagógica envolveu exercícios de pesquisa, entrevistas, produção de textos, análise documental. A riqueza do projeto, que apresentou ao MEC personagens do cotidiano da cidade batizadas como ‘Severinas’ resultou na premiação e na aquisição por 25 anos dos direitos autorais da obra pelo Governo Federal.

Para apresentação ao MEC, o professor selecionou os projetos de três estudantes, sendo dois moradores da zona rural da região de Guiratinga.

“A atividade resgata a autoestima dos alunos. Prova que é possível vencer, apesar  das adversidades. Tenho alunos que percorrem 120 km todos os dias para ir à escola. Conheço as adversidades e sei que é preciso estímulo. Sou uma prova viva de que é possível essa mudança”, relata o ex-cortador de cana, sargento aposentado do Exército Brasileiro e educador João Antonio.

Professor João Antonio está em Mato Grosso há quase 23 anos e desde então dedica-se ao ato de lecionar por acreditar que a ‘toda essa situação que vivenciamos hoje não é novidade. Acredito que a única forma de transformação real seja por intermédio da educação. É preciso encontrar contrapontos, chamar a atenção dessa garotada para que confiem e possibilitem mudanças significativas. A partir do momento que você sabe quem é, saberá onde quer chegar", finaliza.

Ainda em 2013, conforme o professor,produtores da  Revista Nova Escola deverão visistara instituição de ensino que atende a cerca de 500 alunos do Ensino Médio. 

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário