sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Artigo de Eugênio Sales Queiroz: As Ações Inteligentes do Professor Moderno

25/08/2013
Eugênio Sales Queiroz,

“Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” - Paulo Freire

Na velocidade do mundo moderno aprender a usar a inteligência de forma mais prática e objetiva é de real importância para todo educador que deseja avançar cada dia mais na sua profissão (missão). 

E algumas atitudes podem ser tomadas no dia a dia profissional para que suas aulas possam ter um sentido mais abrangente, ou seja, o professor que pensa apenas em passar conteúdo sem brilho, sem entusiasmo, sabe que não conseguirá despertar em seus alunos o gosto pelo saber.

Portanto, cabe ao educador descobrir novos métodos de ensino, buscando sempre desenvolver novas habilidades para enriquecer sua presença em sala de aula.

Relaciono a seguir algumas ações inteligentes que você educador pode realizar para dinamizar suas aulas, fazendo com que seus alunos redescobriam o verdadeiro sentido do eterno aprender:

- A Ação Inteligente de redescobrir o gosto pelo ensinar: nesta ação convido você educador a fazer uma breve análise o quanto você tem avançado nos seus métodos de ensino, pois sabemos que o aluno moderno é mais curioso e uma aula monótona não consegue despertar a atenção devida, se nesta autoanálise você sentir a necessidade de fazer mudanças à hora é essa.

- A Ação Inteligente de dinamizar as aulas: talvez você consiga chamar muito mais atenção do seu aluno dinamizando suas aulas do que dando verdadeiros “discursos” ultrapassados que não fará nenhum sentido para seus alunos. Dinamizar é fazer diferente, é colocar um brilho a mais nos olhos de todos em sala de aula.

- A Ação Inteligente de trabalhar sua própria autoestima: me encanta ver educadores que estão em sala de aula por longos anos e que continuam amando a sua profissão-missão, e ao conversar com esses verdadeiros mestres descubro que os mesmos sabem trabalhar bem sua própria autoestima. E você educador-moderno tem sabido trabalhar sua própria autoestima?

- A Ação Inteligente de trabalhar a autoestima dos seus alunos, se eu lhe perguntar quais foram seus melhores professores na certa você incluirá aqueles que souberam como ninguém trabalhar sua autoestima, ou seja, souberam valorizar a presença do aluno, souberam amar seus alunos sem receio. E você educador-moderno tem sabido trabalhar a autoestima dos seus queridos alunos?

- A Ação Inteligente de saber usar Inteligência Emocional para ensinar, saber usar essa inteligência para conquistar não só a atenção do aluno bem como o seu coração é de suma importância para que a afetividade seja uma constante na relação professor-aluno, pois quem usa suas emoções com inteligência acerta bem mais do que as pessoas que não as usam.

- A Ação Inteligente do Marketing Pessoal, se apresentar bem para dar uma aula é algo imprescindível, pois diante dos alunos o educador será sempre espelho, portanto se vestir bem, falar de forma coloquial e ser amável contam ponto para você que deseja ser reconhecido pelos que estão sempre a sua volta.

- A Ação Inteligente de ser um educador inesquecível, tenho convicção que o maior prêmio que um professor pode receber na vida é tornar-se inesquecível para todo aquele que teve a oportunidade de participar de suas aulas. Ser um educador inesquecível é saber fazer sempre mais e melhor o seu trabalho, mesmo quando não recebe uma recompensa financeiro por isso, é despertar no aluno gosto do aprender, é fazer mais em menos tempo e mais bonito. E você educador o que tem feito para tornar-se inesquecível?

- A Ação Inteligente da quebra de paradigmas, os acomodados de plantão sempre gostam de ficar na sua zona de conforto e por essa razão não avançam e para muitos deles o mundo não tem mais jeito, já os educadores de coração sabem como ninguém quebrar paradigmas, ou seja, sabem inovar, sabem e gostam de aprender coisas novas todos os dias. E você professor, o que tem feito para ser um constante desbravador de outros mares? 

Muitas outras ações poderiam citar neste breve ensaio, mas considero essas as principais para quem deseja melhorar cada dia mais sua performance em sala de aula.

Sempre é bom lembrar que ousadia tem poder, portanto, amigo educador ouse cada dia mais a ser o melhor que conseguir ser.

Eugênio Sales Queiroz é consultor, palestrante e autor de vários livros lançados no Brasil e exterior. www.eugeniosales.com.br. O palestrante é presença confirmada no IV Congresso Sergipano de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário