sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Escolas colocam merenda saudável em prática


Por Patrícia Gattone

Recentemente um projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) proibindo a venda de bebidas de baixo teor nutricional e alimentos com quantidades elevadas de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio nas cantinas escolares de educação básica. A decisão ainda precisa passar pelos deputados e pelo Palácio do Planalto.

Embora o projeto tenha como foco as cantinas escolares, os especialistas em nutrição alertam sobre a importância de conscientizar as crianças desde pequenas, no dia a dia e em casa. A nutricionista Denise Alves Brasileiro, da clínica Mon Petit, recomenda, por exemplo, que os pais orientem os filhos na compra da merenda. "Devemos ensiná-los a optar por alimentos saudáveis, como salgados assados, sucos e pães", explica.

Para Karine Durães, nutricionista especializada em pediatria, é importante questionar as crianças sobre o que tem para vender na escola. "Indique ao seu filho, em uma conversa bacana, quais são as melhores opções. A criança fica mais ciente, mas pode escolher ou não. Por isso, o ideal é incentivá-los a levar o lanche de casa na maioria dos dias", recomenda.

Outra dica da profissional é colocar os alimentos nutritivos em receitas que a criança aprecia, por exemplo, o pão pode ser de abóbora, o iogurte, batido com frutas. "Mais uma vez, levar a criança para a cozinha é essencial para que ela reconheça os alimentos e os ingredientes e, a partir daí, aceite com mais facilidade", afirma.

E, claro, nesse trabalho de conscientizar os pequenos sobre alimentação saudável, ter a escola como parceira é fundamental. A coordenadora Débora Pinheiro, do Colégio Escrevivendo, explica que há anos tem sido feito um trabalho especial de intervenção nutricional com crianças de 3 a 10 anos no colégio, oferecendo lanches menos calóricos e mais nutritivos.

No início, em 2010, o projeto foi apresentado aos pais e alunos com a peça "Dona Gastrite x Dona Saúde", para mostrar que a refeição equilibrada faz toda a diferença no dia a dia. "Passamos a oferecer no colégio opções de sucos naturais, mate, água mineral e bebidas lácteas. As frituras são permitidas apenas uma vez por semana e nos outros dias foram substituídas por salgados assados ao forno, lanches naturais, entre outros", diz Débora.

Para inspirar outras escolas e os pais reunimos vários projetos de escolas com dicas de como incentivar o aluno e mostrar a importância da "alimentação saudável" na prática. As dicas podem ser usadas pelos pais também, porque a consciência de se consumir alimentos que fazem bem ao organismo começa em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário