sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Artigo de Marcia Honora: A Inclusão na Berlinda - “As Limitações do Professor e da Escola para lidar com esta Realidade”

28/08/2013
Márcia Honora,

Antes de nos debruçarmos sobre a discussão da inclusão na berlinda, vamos nos deter ao que significa na prática este conceito de berlinda:

1. Berlinda é um pequeno coche de quatro rodas suspenso por dois varais;

2. Berlinda é um jogo infantil, onde todos fazem uma roda e uma pessoa é escolhida para ser o centro das atenções e todos opinam sobre ela, escrevendo em um papel, sem assinatura, e colocando-se este papel em uma urna, e a pessoa fica assim, sabendo o que pensam sobre ela;

3. Berlinda é estar em foco, ser o foco das atenções, de forma negativa. Quando todos prestam atenção em alguém e a pessoa é foco de críticas.

Portanto, estar na berlinda é estar em foco, ser o foco das atenções, de forma negativa. Quando todos prestam atenção em alguém e a pessoa é foco de críticas.

Neste caso: a inclusão é o foco das atenções na escola, de forma negativa. 

Para mim, existem alguns equívocos nesta afirmação: inclusão não pode ser vista como algo negativo dentro de uma escola, casa ou nação; inclusão é colocar a pessoa com deficiência em seu lugar de direito. Ou não? Alguém discorda?

Inclusão é trazer para perto a diversidade de olhar, de aprender com o diferente, de crescer no aspecto humano e solidário. Os alunos sem deficiência são presenteados com muitos ganhos que a convivência com pessoas com deficiência lhes proporciona nas escolas inclusivas: alunos sem deficiência mais preparados para o contato com a diversidade, se tornam mais solidários no contato com a dificuldade do próximo, se tornam mais generosos com os colegas, se tornam menos egoístas e temos esperanças que podem se tornam adultos melhores do que nós!

Márcia Honora, fonoaudióloga, mestre em Educação, professora universitária, consultora de inclusão para prefeituras e escolas particulares, escritora de 86 livros sobre educação inclusiva e diversidade. Márcia é palestrante confirmada para o Congresso Internacional de Educação do Norte e Nordeste, realizado em Belém, de 19 a 21 de setembro.

Facebook: Márcia Honora
Site: www.marciahonora.com.br
E-mail: contato@marciahonora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário