quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MT - Livros passam a compor o cenário das obras; iniciativa da Plaenge cria projeto 'Livro na Obra'

Olhar Direto- Da Redação - Priscilla Silva


Uma iniciativa inédita leva leitura para dentro das obras. Uma parceria entre a Plaenge e o produtor cultural, Clóvis Matos laçou no início desta semana o projeto “Livro na Obra”. A proposta é ir além dos colaboradores, é envolver toda a família do trabalhador.

De acordo com o diretor regional da Plaenge, Rogério Fabian Iwankin, o projeto procura proporcionar uma oportunidade nova aos colaboradores das obras. “Quando o Clóvis nos procurou com essa ideia gostamos muito. Ele já tinha os livros e a ideia pronta, nós apenas possibilitamos o acesso dele às pessoas. Afinal, onde tem gente, tem um potencial leitor e nós queremos levar esse prazer para os nossos colaboradores”, declarou.

Ainda segundo Rogério o livro é um dos instrumentos mais poderosos para apropriarmos o nosso conhecimento, além de ser uma ferramenta lúdica que nos permite explorar mundos diferentes.

Para Clóvis Matos é necessário incentivar o hábito da leitura entre os adultos. “Não é que as pessoas não gostam de ler, muita das vezes elas não tem é o incentivo ou oportunidade e a Plaenge mostrou que tem visão ao ceder essa oportunidade a seus funcionários até em um ambiente que não é visto como um local habitual de leitura”, afirmou.

Clóvis, que também é historiador, ficou contente com a receptividade do projeto. “Muitas pessoas já pegaram os livros, outras já vieram perguntar como que o projeto funciona, a curiosidade foi muito grande, apesar da timidez de muitos”.

Um dos pontos de êxito de projetos como esse, segundo Clóvis, é que as bibliotecas são livres. “Não haverá uma fiscalização de quem retirou qual livro, ou quantos livros existem, aqui as pessoas são livres para pegar quantos livros quiserem e devolver a hora que quiserem. Na minha experiência se você fizer uma fiscalização dentro de um local como esse você acaba inibindo eles a pegarem, eu prefiro acreditar na consciência das pessoas, que eles vão cuidar dos livros”, declarou Clóvis Matos.

O projeto também pretende atingir as famílias dos colaboradores. “Adultos leitores influenciam crianças leitoras e vice-versa. Ao levar o livro para casa ele acaba estimulando seus familiares também, sem falar que eles têm a opção de poder retirar livros para seus filhos, já que existem livros infantis nas bibliotecas”, pontuou.

Para a ajudante de obra Edilerne Maria da Silva, o Projeto “Livro na Obra” foi uma ótima surpresa. “Nunca tinha visto uma ideia assim, adorei. Já estou levando um livro para casa, se levasse dois talvez não conseguisse terminar de ler”, brincou.
O operador de máquinas pesadas, Geovan Moreira também aprovou o projeto. “Uma oportunidade para quem não tem condições de comprar livros, poder ler e adquirir novos conhecimentos ou só se divertir”, disse.

Nesta primeira fase do projeto “Livro na Obra” três empreendimentos receberam a biblioteca. “Começaremos o projeto nas obras do Arboretto, Absolutto e Belle Vie Résidence e dependendo da adesão do pessoal expandiremos para todas as obras do Grupo”, afirmou Rogério Fabian.

Doação de livros

Quem quiser fazer doações de livros ao Projeto “Livro na Obra” ou o Projeto Inclusão Literária, também de autoria do produtor cultural e historiador, Clóvis Matos, pode levar os livros a sede da Plaenge na Av. São Sebastião ou na Câmara Municipal de Cuiabá, até o dia 16 de agosto fará arrecadações de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário