sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Notícia da UNEMAT


Unemat terá Casa do Estudante mantida em parceria com a Prefeitura de Alto Araguaia
  
Da Redação
A comunidade estudantil do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Alto Araguaia pode comemorar mais uma conquista, a Casa do Estudante. O anúncio de que o campus vai oferecer moradia para estudantes de outros municípios, afim de que eles permaneçam no ensino superior, foi feito nessa quinta-feira (10.02) durante a cerimônia de colação de profissionais dos cursos de Letras, Computação e Comunicação Social - Jornalismo).

A ação é resultado do trabalho da recém-criada Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, comandada pelo professor Francisco Lledo, juntamente com o prefeito do município, Alcides Batista Filho. O convênio para que o município alugue um imóvel que sirva de moradia para os acadêmicos já está assinado e os trâmites para a concretização estão em fase final.

O prefeito lembrou durante a cerimônia que o município é parceiro da Unemat e que vem trabalhando junto e colaborando para que a instituição garanta um ensino de qualidade. As parcerias da prefeitura e a instituição ocorrem também na estrutura física do imóvel com reformas e agora com o aluguel da Casa do Estudante.

As regras de acesso para que o aluno possa residir na Casa do Estudante e o estatuto da moradia estão em fase de finalização, mas a ideia é que, ainda no primeiro semestre de 2011, os acadêmicos já possam usufruir do espaço.

Atualmente a Unemat oferece moradia estudantil nos campi de Nova Xavantina e em Pontes e Lacerda.

Notícia da UNEMAT

Unemat coloca no mercado novos profissionais no Sul do Estado



Da Redação



A Unemat realizou na noite desta quinta-feira (10.02) em Alto Araguaia, região Sul de Mato Grosso, a cerimônia de colação de grau de 24 acadêmicos que concluíram os cursos de Comunicação Social – Jornalismo, Computação e Letras. Os novos profissionais vão contribuir para o crescimento do Estado, e a cerimônia marca o compromisso da universidade em se fazer presente em todas as regiões a fim de promover o desenvolvimento.

Na solenidade o reitor Adriano Aparecido Silva demonstrou a satisfação em retornar ao campus num momento festivo, e lembrou que os novos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho saem melhor intelectualmente e humanamente após a formação recebida da Unemat.


Para o prefeito de Alto Araguaia, Alcides Batista Filho, a presença da Unemat no município é muito proveitosa, e ele assegurou a continuidade das parcerias que estão sendo firmadas entre o poder público municipal e a instituição de ensino visando a melhoria na estrutura de atendimento aos acadêmicos e a população, como a reforma do prédio do campus e a viabilização da Casa do Estudante.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) João Pedro Valente, que na cerimônia também representou o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, destacou a necessidade do profissional se manter atualizado e estudando para que consiga permanecer no mercado de trabalho. Na oportunidade ele lembrou que a Fapemat vem aumentando e garantindo o incentivo à pesquisa e à qualificação no estado.

A coordenadora do campus regional, professora Edileusa Gimenes Moralis, destacou que a Unemat está de portas abertas para atender a comunidade e sempre pronta a discutir os problemas que afetam a população. Além de reafirmar o compromisso que a instituição tem com o crescimento e desenvolvimento do Estado e do ser humano.

Familiares, amigos, acadêmicos e autoridades acadêmicas como os pró-reitores e chefes de departamento, e também autoridades civis compareceram na solenidade de colação de grau para festejar a conquista dos recém formados.

Notícia sobre educação

Faculdade de Nutrição contrata professor Da Assessoria A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece uma vaga para professor substituto da Faculdade de Nutrição (Fanut), na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Os candidatos devem ter graduação em Engenharia de Alimentos, Nutrição, Tecnologia de Alimentos, Ciência de Alimentos, Agronomia e áreas afins com pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e disponibilidade para trabalhar em regime de 40 horas, nos três períodos. As inscrições poderão ser feitas no período de 18 a 23 de fevereiro. Os interessados deverão procurar a secretaria da Faculdade de Nutrição, CCBS I, 2º piso, das 8h às 11h e das 14h às 17h, munidos de documentação pessoal, fotocópias do histórico escolar e dos diplomas de graduação e pós-graduação, curriculum-vitae documentado e declaração de não ter sido contratado por nenhuma instituição federal de ensino superior nos últimos 24 meses. O processo de seleção será realizado nos dias 10, 11 e 14 de março. Os candidatos serão avaliados por meio de análise de currículo, prova didática e entrevista. O resultado será divulgado no dia 15 de março, a partir das 14 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (065) 3615 8811.

Notícias da Seduc/MT



 

Máquinas de braille fortalecem processo de ensino



O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), que funciona no Centro de Apoio e Suporte a Inclusão da Educação Especial (Casies), da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc), recebeu a doação de duas máquinas Braille Tatrapoint, da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Larama). A doação foi realizada por meio de parceria realizada com o Ministério da Educação (MEC). Com essa aquisição, o CAP passa a contar com três máquinas que serão empregadas nas capacitações de professores e no atendimento a estudantes da rede pública.
Na manhã de ontem, o estudante do Ensino Médio, Carlos Augusto Rodrigues Dallligna, 16 anos, recebeu uma delas e a levará para aulas na Escola Estadual José de Mesquita, em Cuiabá. A máquina, semelhante à de datilografia convencional, o ajudará na produção de textos. No kit recebido consta ainda uma pasta especialmente confeccionada para o equipamento, além de manual de instrução. “Eu gosto muito de redação, mas prefiro escrever textos argumentativos”, conta.
Carlos, que perdeu a visão total aos 12 anos por causa de uma doença congênita, conta que tem como sonho chegar à faculdade e se formar em pedagogia. “Gosto muito de estudar. Acho que daria um bom professor”. Natural da cidade de Alta Floresta (800 km de Cuiabá), ele mudou-se para o bairro Ponte Nova, onde passou a freqüentar as aulas na Escola Estadual Antônio Geraldo Gasparotto Gatiboni, na cidade de Várzea Grande. Em sua nova experiência, dessa vez em uma escola de Cuiabá, ele contará com ajuda de sua avó, Maria Rodrigues de Arruda, de 62 anos. “Como ele ainda não tem conhecimento do caminho o levarei. Ele sempre foi um garoto esforçado e a deficiência não pode servir para impedir o crescimento de ninguém”, relatou Maria, bastante emocionada.
A máquina recebida é semelhante a uma máquina de escrever convencional e foi preparada para o sistema de seis pontos. Cada modelo dispõe de margens ajustáveis à esquerda e à direita, tendo um aviso sonoro de sino antes de cinco caracteres do fim.

Notícias do Sintep/MT



Professores voltam a Seduc para discutir piso de R$ 1,3 mil

Redação 24 Horas News

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) se reúne com a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 15 horas, para discutir a definitiva implantação do piso salarial de R$ 1.312,00, valor reivindicado pela categoria. Segundo a secretária-geral do Sintep/MT, Vânia Miranda, o encontro é importante para que os trabalhadores da educação tenham uma proposta concreta para avaliar no Conselho de Representantes, que ocorre no próximo final de semana, dias 12 e 13. A categoria se reúne a partir das 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Também integra a pauta de reivindicações a aplicação integral de 35% dos impostos e ainda transferências constitucionais, como preconiza a Constituição Estadual, e pagamento da hora-atividade a todos os profissionais da educação.

Resultado da construção coletiva dos profissionais da educação, a pauta é composta por cinco pilares principais: Valorização Profissional, Recursos, Seguridade Social e Questões Administrativas e Educacionais.

O documento contempla todos os aspectos que envolvem o cotidiano da rede estadual de ensino, como valorização profissional, parte administrativa, garantia de recursos e qualidade na aprendizagem. Também aborda a obrigatoriedade dos municípios em adotarem um Plano de Carreira Único para a realização de convênios, além da necessidade de aprimoramento do Sistema Integrado de Gestão Educacional (SigEduca).

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Notícia sobre educação




Barra do Garças terá curso de medicina veterinária

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

PublicidadeA Universidade do Vale do Araguaia (Univar) anunciou a implantação do curso de Medicina Veterinária em Barra do Garças, no leste de MT, autorizado pelo diário oficial da União nesta quarta-feira (9). Trata-se do primeiro curso de Veterinária autorizado para o interior de MT pela terceira instituição de ensino que disponibiliza curso semelhante. Segundo Marcelo Soler, o curso de Veterinária somará com o curso de Zootecnia anunciado no final de 2010.

Marcelo Soler disse que crescimento da instituição se deve aos investimentos da Univar e ao que ele chamou de ‘democratização’ da educação no Brasil desde o governo do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e agora com a presidente Dilma Rousseff que tem criado mais cursos universitários pelo país a fora. Hoje são várias instituições de ensino públicas, particulares de ensino presencial e a distancia.

A Univar que começou com quatro cursos, hoje oferece 13 para população de 55 mil habitantes de Barra do Garças e para mais 30 municípios do Vale do Araguaia. Os cursos da Univar são: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, História, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, T.A.D.S, Zootecnia. Já a Faculdade Cathedral oferece mais quatro cursos entre eles, o curso de bacharelado em Direito. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com dois campus em Barra e Pontal tem mais 14 cursos entres Jornalismo, Direito, Enfermagem e Educação Física.

O município de Barra do Garças tem as universidades de ensino à distância: Anhanguera e Unopar com mais 12 opções de cursos.

Notícia Nacional




Plano do MEC para ensino técnico enfrenta resistência

Agencia Estado

A principal proposta do Ministério da Educação (MEC) para ampliar o ensino médio integral e profissionalizante vai esbarrar na resistência de quem deveria ser o maior parceiro do projeto, o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, entre outros), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O projeto prevê a oferta de vagas gratuitas de cursos técnicos no sistema para alunos de escolas públicas usando uma dívida de R$ 3,3 bilhões que Sesi, Senai, Sesc e outras entidades têm com o governo federal. A CNI, no entanto, não reconhece essa dívida.

A proposta de oferecer ensino médio integral e profissionalizante é uma das promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff. No entanto, a capacidade do governo federal de oferecer por conta própria vagas em cursos técnicos de nível médio é limitada, apesar da recente ampliação das escolas técnicas federais. Para isso, o MEC propôs - e a presidente aceitou - que o governo federal cobre a dívida do Sistema S, detectada em 2005.

A origem da dívida é o salário-educação, um tributo de 2% sobre a folha de pagamento das empresas cobrado para financiar ações de educação. Parte desse dinheiro vai para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao MEC, e é usado para pagar, entre outras coisas, merenda escolar, transporte e livros didáticos. Outra parte vai para Estados e municípios e uma terceira, para o Sistema S financiar suas ações educativas.

Até 1999, parte do salário-educação era cobrado pelo FNDE, parte pelo INSS. A partir de 2000, o INSS concentrou toda a cobrança e passou a dividir os valores pelas quatro partes. Na época, o cálculo era de que o FNDE teria direito a 33% do arrecadado. Em 2005, o governo refez a conta e descobriu que o FNDE deveria receber 42,5% por ano. Todo o dinheiro dessa diferença, R$ 3,3 bilhões, havia sido destinado ao Sistema S.

Na época, a diretoria do sistema afirmou que, se comprovada a dívida, sentaria com o governo federal para encontrar uma forma de devolver os recursos. Desde então, nada foi feito. Agora, o MEC encontrou nessa dívida a solução para cumprir a promessa de Dilma. A ideia é que os jovens façam o ensino médio em uma escola pública e, no contraturno, um curso técnico em uma das escolas do Sistema S, que hoje oferece parte das vagas gratuitas - fruto de outro acordo com o MEC - e parte paga. Pela proposta, as entidades teriam de oferecer mais bolsas, até completar o valor que supostamente devem ao governo federal.

Questionada sobre esses recursos, a CNI apenas disse que não reconhece essa dívida e não comentaria mais o assunto. No MEC a posição é de que, se houver resistência, será aberta uma negociação com o Sistema S. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Notícia sobre Justiça



TCU determina que ex-prefeito de VG devolva R$ 1.4 milhão


De Sinop - Alexandre Alves

PublicidadeO Tribunal de Contas da União (TCU) condenou, ontem, o ex-prefeito de Várzea Grande, Nereu Botelho de Campos, à devolução solidária de R$ 1.417 milhão com dois ex-secretários de Obras e duas empreiteiras. De acordo com o TCU, foram encontradas irregularidades no uso de recursos repassados ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O ministro José Múcio Monteiro foi o relator do processo. Cabe recurso da decisão.

Do montante a ser devolvido, R$ 407 mil é solidariamente com o ex-secretário de Obras Gonçalo Ferreira de Almeida e com a Engevolt Engenharia Ltda. Outros R$ 354 mil devem ser devolvidos junto com Almeida e com a Triângulo Engenharia Ltda; R$ 327.9 mil junto com o ex-secretário de obras Waldisnei Moreno Costa e a Engevolt e, mais R$ 266.5 mil junto com Moreno. O ex-prefeito ainda tem que devolver, sozinho, mais R$ 61.5 mil.

Conforme o Tribunal, os recursos eram destinados ao treinamento de professores, reforma e ampliação de escolas e compra de material didático e equipamentos. De acordo com relatório, o ex-prefeito não comprovou a regularidade da aplicação dos recursos do convênio. Além disso, foi constatado que grande parte dos serviços não foi prestada pelas empresas de engenharia contratadas.

Campos ainda foi multado em mais R$ 36 mil e tem 15 dias para pagar a multa e o valor da condenação. Almeida, Costa e as empresas também foram multados, individualmente, em R$ 16 mil. Cópia do acórdão foi enviada à Procuradoria da República no Mato Grosso para as medidas cabíveis.

Outros prefeitos

O TCU também multou em R$ 10 mil o ex-prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos, o “Cidinho”, que hoje é suplente do senador Blairo Maggi. Quem também terá que devolver recursos é o ex-prefeito de Paranaíta, Yukio Miyazima, no total de R$ 27.1 mil, todos ao FNDE.

Notícia sobre ensino



Professores do município relatam experiências bem sucedidas em Português e Matemática


Da assessoria

O resultado da formação em Língua Portuguesa e Matemática, oferecida aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Cuiabá, foi apresentado hoje (09-02) pela manhã no Seminário Municipal Pró-Letramento (Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental), realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O Pró-Letramento oferece formação continuada aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental na área de Linguagem e Matemática, realizada em parceria com o MEC e Universidades Públicas do país e visa a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática.

Integrante do movimento Todos Pela Educação, que congrega sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos com a meta de contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação Básica de qualidade, o programa é uma das ações para cumprir a meta prioritária dessa mobilização, que é alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

Desenvolvido nas modalidades presencial e a distância, Pró-Letramento é acompanhado por professores orientadores, denominados tutores, e oferece ao cursista a possibilidade de aplicar os conhecimentos obtidos nos encontro em sala de aula e, posteriormente, a reflexão coletiva sobre a prática docente, em encontros quinzenais.

No ano passado, 419 professores participaram das qualificações em linguagem ou matemática. Este ano, haverá revezamento entre esses mesmos docentes nas duas áreas de conhecimento trabalhadas no curso.

Presente ao evento, a secretária adjunta de educação da capital, Cilene Maciel, afirmou que, muitas vezes, os professores precisam vencer a resistência em admitir as dificuldades no que se refere à própria formação. “Quando nos abrimos para isso, o conhecimento e as reflexões sobre a nossa prática docente também se ampliam”.

A secretária também chamou a atenção para a qualidade das capacitações oferecidas aos professores da rede, atribuindo isso à avaliação sistemática por que passa a aprendizagem dos estudantes do município. “Hoje sabemos pontualmente as dificuldades de cada aluno, pois a avaliação interna que implementados, fornece esses dados de forma individual e particularizada. Ela também nos mostra quais as potencialidades e necessidades formativas dos nossos profissionais”, analisou.

De acordo com a coordenadora de formação da SME, Elenir Honório do Amaral, o Pró-Letramento é uma das capacitações que contribuíram para o avanço na melhoria da qualidade de ensino na rede, conforme revela a Provinha de 2010

Segundo ela, em 2010, as formações estão mais específicas, pautadas nos resultados dos exames internos aos quais os alunos foram submetidos. “Em 2010, desenvolvemos capacitações mais voltadas para o nivelamento da rede. Este ano, vamos trabalhar com qualificações mais específicas, tendo como referência os resultados que obtivemos nas avaliações”.

Cursista do Pró-Letramento na área de Matemática, a professora Ivani Xaxier Ramos, da escola municipal Bom Bosco do Praeirinho, no bairro Praeirinho, falou do trabalho realizado com seus alunos do 1º ano com a capacitação que recebeu. “Muitas vezes, a dificuldade não é das crianças em aprender, mas nossa em ensinar. E, para nós, o aluno é o mais importante nesse processo”, disse.

Noções de espaço, forma, simetria e fração foram desenvolvidas em sala, de acordo com Ivani, de forma mais significativa e prazerosa para ela e para os estudantes. “Trabalhamos com situações reais do cotidiano. Isso contribuiu muito para o aprendizado”.

Romper barreiras e preconceitos. Esse, segundo a coordenadora da escola Pedrosa de Morais e Silva, no bairro Novo Paraíso, Maria Madalena Fernandes, foi o maior aprendizado do Pró-Letramento. “Muitas vezes, temos paradigmas dentro da nossa prática cotidiana que nos impedem de inovar. Esse curso nos mostrou, por exemplo, que podemos ensinar as quatro operações fundamentais de matemática de forma concomitante, e não por sequência, como fazemos”.

Outra experiência interessante apontada pela coordenadora foi o trabalho em grupo e a utilização de materiais concretos nas aulas. “Tudo isso contribuiu para que tenhamos mais subsídios e trabalhemos de forma mais segura. O importante é não se recusar a rever os próprios conceitos”, finalizou.

Notícias de Mato Grosso





Unemat é parceira na realização de Seminário Internacional do Discurso sobre a Língua

Da assessoria

Professores da Unemat vinculados ao Centro de Estudo e Pesquisa em Linguagem (Cepel) e mestrandos em Linguística da Unemat e doutorandos em linguística Unemat/Unicamp participaram nos dias 07 e 08 de fevereiro, do Seminário Internacional do Discurso Sobre a Língua no anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem em Campinas – SP. A Unemat foi parceira na realização do evento juntamente com o Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB) da Unicamp.

Ao todo participaram do evento 44 pesquisadores vinculados à Universidade do Estado de Mato Grosso, incluindo os mestrandos das duas turmas do programa de pós-graduação em Linguística da instituição.

Para a pró-reitora de Ensino e Graduação Ana Di Renzo, que também é a coordenadora do mestrado em Linguística, a participação em atividades como o Seminário Internacional Discurso Sobre a Língua faz com que a Universidade se firme ainda mais como um centro de pesquisa.

O Seminário Internacional é resultado de um convênio firmado entre a Unicamp e a Universidade de Lausanne, Suíça, coordenado pela professora drª Eni Orlandi e pelo professor dr. Patrick Sériot. Os dois professores que possuem diversos livros publicados na área participaram do evento, juntamente com outros pesquisadores de renome.

Notícias de Mato Grosso



Prefeitura diz que frota escolar continua e falhas ocorreram em dois ônibus


Redação 24 Horas News



Apesar das irregularidades e falhas constatadas pelo promotor Marcelo dos santos Alves Correia, da Infância e Juventude de Campo Verde, os ônibus escolares – responsáveis por levar e trazer os estudantes do município - nunca deixaram de circular e as aulas iniciaram normalmente no último dia 7. Segundo o secretário de Educação e Cultura, Josias Conceição da Silva, as irregularidades restringiram-se a dois ônibus apenas.

O secretário explicou que Campo Verde conta com 34 ônibus, entre municipal e terceirizada, dos quais possui em sua frota municipal três microônibus novos - doados pelo Governo do Estado de Mato Grosso, um microônibus e um ônibus seminovos. Josias Conceição da Silva, disse que os dois ônibus irregulares já estavam fora da previsão de uso para o início do ano letivo e preparado para entrarem em reforma.

De acordo com o promotor os ônibus do município que apresentarem irregularidades vão ter prazo para se regularizarem, já as terceirizadas não.

Ainda de acordo com ele, as normas da CBT foram criadas em 1997, desde então, nenhuma administração se atentou a isso. “Não é um privilégio ou demérito da administração ‘A’ ou ‘B’, mas sim que desde 1997, a frota escolar municipal nunca seguiu às normas da Lei de Trânsito”, informou o promotor. Até o presente momento a Prefeitura não recebeu nenhum parecer do promotor de justiça acerca da vistoria realizada.

Notícias da Seduc/MT



ize: large;">Diamantino investe em Educação e realiza capacitação para os profissionais da área

Da assessoria

O último dia do Curso de Capacitação foi marcado com um encontro dinâmico no pátio da UNED, o Secretário de Educação, Nilvo Pedro Lanza, agradeceu todos os participantes e palestrantes pelo êxito dos três dias de cursos.

“Isso enriquece o conhecimento e aprimora o ensino no município para que seja cada vez mais de qualidade”, sublinhou o Secretário.

Ao fazer um balanço das programações, a Assessora Administrativa, Thérèse Silva foi direto ao ponto. “Creio que veio atender aquilo que nós almejamos, que foi fazer um desafio para todos, foi uma mistura entre a teoria e a prática, é a contribuição dos profissionais que vai cooperar com o desenvolvimento da educação no município”.

A equipe da SMEC agradeceu os educadores por atenderem o chamado e a gestão municipal por investir no aprimoramento.

O conferencista, José Olimpio dos Santos, elogiou o apreço de Diamantino por aperfeiçoar seus profissionais. “Esse curso representa o comprometimento do município. Somente investe em Educação quem acredita nela, assim ocorre nos grandes países”, finalizou.

Notícia sobr educação




Governo diminui investimento na área social

Por: Valeska Andrade

A redução do dinheiro disponível para investimentos em programas de assistência a jovens e erradicação do trabalho infantil cria entraves ao combate à miséria. A erradicação do trabalho infantil receberá, em 2011, R$ 279 milhões, R$ 27 milhões a menos que no ano passado.

Uma redução de 9,5% em comparação ao Orçamento de 2010. O Projovem teve a verba disponível enxugada em 6,5%: saiu de R$ 369 milhões para R$ 346 milhões. Nas duas ações, o governo cortou projetos socioeducativos para crianças e adolescentes trabalhadores com até 17 anos de idade, poupando apenas gestão e administração dos programas.

Na última reunião ministerial, o investimento na área social será apresentado como prioritário dentro da ordem de “fazer mais com menos” e torná-lo mais eficiente. Uma das propostas da presidente para melhorar a qualidade do gasto público é fazer com que os ministros apostem no planejamento.

Fonte: Estado de Minas (MG)

Notícia do MEC




Presidente do Inep admite fragilidades do Enem

Por: Valeska Andrade

Em entrevista ao site R7, Malvina Tuttman, reitora da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), reconhece os problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Malvina diz que o processo de elaboração deve ser melhorado, mas acredita que a logística precisa de um olhar mais atento. Entre as medidas para melhorar o Enem estão um plano para dar preparo adequado aos fiscais dos locais de prova.

Fonte: Hoje em Dia (MG)

Informação



Cultivar a "beleza interior" custa mais caro, mostra pesquisa da FGV

Vladimir Platonow
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A máxima de que o importante é a beleza interior tem custado caro para os brasileiros. Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que os custos médios somados de produtos e serviços que servem de alimento para a mente, como educação formal (aumento de 7,02%), educação informal (6,85%), material escolar (5,75%), livros (5,4%), jornais e revistas (3,66%) e espetáculos (3,63%) ficaram acima da inflação no período pesquisado, de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011.

Enquanto esses itens, batizados pela FGV como de “beleza interior” atingiram aumento percentual de 6,35%, a inflação pelo índice IPC/FGV ficou em 6,21%. O cálculo tomou como regra a média ponderada, que leva em conta o peso dos produtos ou serviços no orçamento familiar. Já outros produtos e serviços, de "beleza exterior", tiveram na soma média aumentos de 5,16%, abaixo da inflação. Entre eles estão barbearia (aumento de 9,33%), salão de beleza (9,3%), academia de ginástica (8,58%), esmalte (6,88%), vestuário (4,31%) e protetores para a pele (3,89%).

Para o economista André Braz, coordenador da pesquisa, os ganhos salariais de parcela de brasileiros e a recomposição contínua do salário mínimo estão entre as explicações do aumento de determinados serviços. “A nossa economia ainda está aquecida e boa parte dos salários pagos aos profissionais de vários segmentos está com aumento acima da inflação média ao longo dos últimos anos. E esses aumentos fazem parte da estrutura de custo desses negócios, como a educação. Há também interesse maior da sociedade em investir na formação pessoal, até para garantir uma posição de destaque no mercado de trabalho”, explicou.

Mec




DPU diz que Caixa e BB pedem idoneidade cadastral de alunos que solicitam Fies; MEC nega prática


Da Redação
Em São Paulo


A Defensoria Pública da União em São Paulo (DPU-SP) pediu à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, instituições financeiras que operam o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que não solicitem comprovantes de idoneidade financeira aos estudantes que solicitam o financiamento. De acordo com a Defensoria, 200 alunos reclamaram quanto à exigência dos bancos –que, segundo o órgão, não pode ser feita.

Escola




Múltiplas funções desafiam coordenação pedagógica


As inúmeras atividades na coordenação pedagógica deixam Maria Luiza realizada.

Autor: Arquivo da escola


As inúmeras atividades desenvolvidas diariamente pela coordenadora pedagógica Maria Luiza Alves de Moura a deixam muito cansada, mas também realizada. Para ela, a função que exerce é polivalente e muitas vezes engloba, além da parte pedagógica, outras práticas habitualmente desempenhadas por pais e profissionais de diversas áreas. “Procuro fazer o melhor que posso e conto com uma boa equipe de professores e gestores, que fortalecem nosso trabalho num clima familiar, na medida do possível”, assegura Maria Luiza, que trabalha no Centro de Ensino Fundamental (CEF) da 102 Norte. Licenciada em ciências, matemática, e biologia, pós-graduada em psicopedagogia institucional, ela ingressou na carreira do magistério há 32 anos, sempre na rede pública. Desse período, 26 anos foram em regência de classe, como professora de ciências e biologia, e seis como coordenadora pedagógica.

Ela assegura que o principal desafio que tem enfrentado como coordenadora pedagógica é o próprio sistema educacional, seja devido a problemas como falta de professores no início de cada ano letivo ou o grande número de alunos em cada turma. De acordo com Maria Luiza, as crianças hoje atropelam o tempo, pela curiosidade, pelo amadurecimento precoce, pela inversão de valores, pela “sede” de tecnologia em suas vidas, sem contar com a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (Anees). Tudo isso, “exige do professor habilidades diversas para atender, a contento, as necessidades dos seus alunos”, acredita. Em sua opinião, se as turmas fossem mais reduzidas, o atendimento teria uma qualidade bem superior.

Outro desafio citado por Maria Luiza é a troca de professores no decorrer do ano letivo, com a substituição de profissionais com contrato temporário por outros com cargos efetivos. Segundo ela, isso provoca inúmeros transtornos de relacionamento e de adaptação dos alunos, bem como mudanças no método de trabalho. “Na maioria das vezes isso acontece ao meio de um bimestre, o que particularmente acho lamentável, pois o aluno é muito prejudicado; percebemos claramente como o rendimento cai e a indisciplina aumenta”, destaca.

O excesso de projetos que “minam” o período letivo é outro fator incômodo, na visão da coordenadora. Ela diz entender que a educação não pode se pautar em pilares estáticos, pois a inovação é importante, mas que tudo precisa ser na medida certa, com base no cotidiano da comunidade e, principalmente, no número de aulas previstas para cada professor. “Ninguém sobrecarregado consegue realizar um bom trabalho”, afirma.

A cada início de ano letivo, o CEF 102 Norte realiza a semana pedagógica: “são revistas todas as metas da proposta pedagógica do ano anterior, refeitas as que não fluíram e reforçadas as que obtiveram sucesso.” Nessa ocasião também é feito o acolhimento dos novos professores, a discussão de sugestões para melhoria do trabalho, e o estabelecimento de um cronograma com os eventos previstos para o decorrer do ano, como datas festivas, reuniões de pais, e conselhos de classe. Os estudantes não são esquecidos e na primeira semana de aulas a escola trabalha a importância da boa convivência na escola. São realizadas oficinas com temas que envolvam valores e é feita a distribuição e leitura do Regimento Escolar.

(Fátima Schenini)

Notícia de Cuiabá/MT



Professor Néviton solicita creches para atender sete bairros de Cuiabá

Da Assessoria

PublicidadePreocupado com a questão social e as mães trabalhadoras da cidade, o vereador professor Néviton Morais (PRTB), segundo secretário da Câmara Municipal, solicitou da Secretaria de Infra-Estrutura de Cuiabá (SEMINF), através de indicação, a construção de creches em sete bairros de Cuiabá.

O parlamentar ainda cobrou sensibilidade do poder Executivo quanto à execução das obras em caráter de urgência, diante do sofrimento enfrentado por milhares de mães e pais, em Cuiabá. “Os moradores necessitam deste atendimento, centenas de mães precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos com segurança”, argumentou Néviton.

Os bairros a serem contemplados com as indicações do vereador são: CPA 4, Jardin Passaredo, Pedra 90, Três Barras, Residencial Ilsa Picolli Pagot, 1º de Março e bairro Arueira.

A proposta surgiu devido à falta de vagas nos centros educacionais, tendo em vista que, as creches além de colaborarem com as mães que precisam trabalhar para aumentar a renda familiar, conseqüentemente suas condições econômicas, produzem ainda, atividades recreativas e educacionais às crianças, que em fase de desenvolvimento, necessitam de uma educação adequada.

“As creches são para crianças ainda não tem idade para frequentar o maternal-escola. É importante cada bairro ter uma, visto que, pedagogos responsáveis administram a rotina dos pequenos promovendo o desenvolvimento cognitivo e motor, com os devidos cuidados necessários de higiene e bem estar para cada criança”, disse Néviton.

Notícia do IFMT




IFMT firma acordo de cooperação com a SEDUC

Da assessoria

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) firmou acordo de cooperação com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) para concessão de estágio curricular nos termos da lei nº 11.788 de 25/09/2008, aos alunos do Instituto nas áreas de licenciatura oferecidas pelo IFMT.

Assim, os alunos matriculados no IFMT e nas escolas do Governo do Estado de Mato Grosso tem a oportunidade de realizar estágio sem vinculo empregatício, nas unidades escolares da Secretaria Estadual de Educação e no Instituto, bem como desenvolver outras atividades que promovam aprendizagem profissional, social, e cultural em nível ensino médio e de graduação superior.

Segundo o Diretor de Extensão do IFMT, Elson Santana, os convênios passam a atender todos os campi do IFMT e os os primeiros estudantes a serem atendidos nesse acordo são os dos cursos de Licenciatura oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFMT que irão estagiar em escolas do Governo do Estado em diversos municípios.

O duração dos estágio curricular obrigatório corresponderá a carga horária prevista na matriz curricular do curso do aluno. Em caso de realização de estágio curricular não obrigatório, deverá ter a duração máxima de um ano, podendo ser prorrogado para mais um ano, conforme portaria nº 313 do Ministério do Planejamento.

O acordo menciona que sejam cumpridas no mínimo quatro e no máximo seis horas diárias de estágio, totalizando trinta horas semanais. A unidade interessada, deverá designar um supervisor com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar, supervisionar e acompanhar as atividades do estagiário.

O acordo de cooperação entre IFMT e a SEDUC para fornecer estágio para esta instituição, terá vigência de cinco anos, no período de 11 de novembro de 2010 até o dia 11 de novembro de 2015, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Notícias da Seduc/MT




Vereador requer à Seduc retomada de obras em escolas

Da Assessoria

Com a proximidade do início do ano letivo, em 14 de fevereiro, diretores de escolas públicas estaduais estavam preocupados com a paralisação de algumas obras de construção de quadras poliesportivas, como no Distrito de Boa Vista e Nova Galiléia, mas ontem, o vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira (Fulô) realizou uma audiência pública com a secretária Estadual de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, em Cuiabá, que garantiu que a construtora ANM, responsável pelas obras, retomará os trabalhos em 15 dias. Para Fulô, o resultado da visita à Seduc foi positivo, pois conseguirão garantir que em curto prazo, as crianças de quatro escolas estaduais possam voltar a ter aulas de educação física.

Além das escolas estaduais dos distritos de Boa Vista e Nova Galiléia, a empresa também ganhou licitação para fazer as quadras poliesportivas das escolas Marechal Dutra e Carlos Pereira. Todas elas serão beneficiadas pela agilização do processo de entrega das obras cobrado pelo vereador Fulô. O diretor da escola do Distrito de Boa Vista, em Rondonópolis, Wilson Hido Kayanac ressaltou que a construção iniciou ano passado, porém a obra não foi concluída, prejudicando a comunidade escolar. “É o único meio de lazer da nossa comunidade, principalmente de nossos alunos que estão sem aulas de educação física a mais de um ano”.

Fulô requereu ainda adequações dos banheiros da unidade educacional da Boa Vista para portadores de necessidades especiais e melhorias na cozinha da escola. A secretária de Estado de Educação atendeu à reivindicação e solicitou ao diretor da escola a realização de três orçamentos para as reformas de banheiros, para que possa apresentar os custos e promover a liberação de verba emergencial no valor de até R$ 14 mil. “Acredito que esse valor contemple a adequação dos banheiros e a Seduc libera o recurso para o Conselho Deliberativo da escola. Assim eles controlam a reforma e ainda podem gerar emprego para a própria comunidade durante as obras”, enfatizou Rosa Neide.

Sobre a cozinha da unidade educacional, a Seduc fará um levantamento de valores para ampliá-la e ainda construir um refeitório para os estudantes. A construtora ANM alegou atraso na entrega das quadras poliesportivas, porque requereu no ano passado um aditivo que foi aprovado em dezembro de 2010. A empresa foi notificada a retomar os trabalhos até a segunda quinzena desse mês. Além da secretária de Educação, a secretária de Turismo de Mato Grosso, deputada estadual licenciada Teté Bezerra também acompanhou a audiência.