sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Notícias da Seduc/MT



 

Máquinas de braille fortalecem processo de ensino



O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), que funciona no Centro de Apoio e Suporte a Inclusão da Educação Especial (Casies), da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc), recebeu a doação de duas máquinas Braille Tatrapoint, da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Larama). A doação foi realizada por meio de parceria realizada com o Ministério da Educação (MEC). Com essa aquisição, o CAP passa a contar com três máquinas que serão empregadas nas capacitações de professores e no atendimento a estudantes da rede pública.
Na manhã de ontem, o estudante do Ensino Médio, Carlos Augusto Rodrigues Dallligna, 16 anos, recebeu uma delas e a levará para aulas na Escola Estadual José de Mesquita, em Cuiabá. A máquina, semelhante à de datilografia convencional, o ajudará na produção de textos. No kit recebido consta ainda uma pasta especialmente confeccionada para o equipamento, além de manual de instrução. “Eu gosto muito de redação, mas prefiro escrever textos argumentativos”, conta.
Carlos, que perdeu a visão total aos 12 anos por causa de uma doença congênita, conta que tem como sonho chegar à faculdade e se formar em pedagogia. “Gosto muito de estudar. Acho que daria um bom professor”. Natural da cidade de Alta Floresta (800 km de Cuiabá), ele mudou-se para o bairro Ponte Nova, onde passou a freqüentar as aulas na Escola Estadual Antônio Geraldo Gasparotto Gatiboni, na cidade de Várzea Grande. Em sua nova experiência, dessa vez em uma escola de Cuiabá, ele contará com ajuda de sua avó, Maria Rodrigues de Arruda, de 62 anos. “Como ele ainda não tem conhecimento do caminho o levarei. Ele sempre foi um garoto esforçado e a deficiência não pode servir para impedir o crescimento de ninguém”, relatou Maria, bastante emocionada.
A máquina recebida é semelhante a uma máquina de escrever convencional e foi preparada para o sistema de seis pontos. Cada modelo dispõe de margens ajustáveis à esquerda e à direita, tendo um aviso sonoro de sino antes de cinco caracteres do fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário