segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Educação está descontextualizado da nossa prática, diz Ságuas Moraes



De Brasília - Vinícius Tavares PublicidadeA educação brasileira, principalmente o ensino médio, está descontextualizada da nossa realidade. A constatação é do ex-secretário de Educação do Estado, Ságuas Moraes (PT/MT), que assumiu esta semana seu primeiro mandato como deputado federal e recebeu a reportagem do Olhar Direto para uma primeira entrevista sobre propostas do parlamentar para serem discutidas no Congresso Nacional.

De acordo com Ságuas Moraes, o ensino atual oferecido nas escolas não está focado na realidade cotidiana dos jovens, principalmente aqueles que vivem na periferia, o que é causadora da elevada evasão escolar. Segundo ele, é preciso que a escola faça os alunos se interessarem pelos conteúdos a partir da vivência na prática. “Precisamos fazer os jovens avançar intelectualmente para termos uma sociedade mais solidária, mais integrada e participativa. É preciso que os conteúdos façam sentido e que estejam conectados com a sua realidade”, afirmou.

O parlamentar lembra que problemas como o consumo de álcool e drogas, o trabalho precoce e a gravidez na adolescência podem ser debatidos na escola sob a ótica das disciplinas como a química, a biologia, as relações sociais e até mesmo economia doméstica. O deputado acredita que a informática é uma ferramenta muito importante para despertar o interesse do aluno em assuntos relacionados às disciplinas, mas admite ainda haver dificuldade para muitos professores dominarem a linguagem dos computadores e a velocidade com que caminham as novas tecnologias. “É um processo lento, mas que dará resultado no médio e longo prazo”, analisa com otimismo o parlamentar, que almeja ocupar uma vaga nas comissões de educação e saúde da Câmara.

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