quarta-feira, 27 de julho de 2011

Futilidade também tem utilidade

Iza Aparecida Saliés

Desta vez resolvi assistir o BBB, com atenção, observado os acontecimentos e as situações inusitadas que acontecem no cotidiano do programa.

No dia da abertura do programa percebi um fato, que me causou estranheza, foi no momento em que a Angélica disse para Eliane ficar quieta, como se ela não pudesse fazer parte da conversa, em que todos estavam participando.

Mas, Angélica não satisfeita com o ocorrido na sala, teve um papo particular com a mesma, momento em que soltou suas fúrias pessoais na humilde da Eliana, que nem percebeu ter incomodado a princesa.

As contestações da Angélica com a menina não passaram de coisa pequena, porque não dizer insignificante, a menina ficou assustada, sem entender o acontecido. Quem quer aparecer mais?

Bom, agora vamos falar do apresentador Pedro Bial, ao dizer que a banca que fez a seleção “tem pluralismo, um conceito inteligente” será que ele sabe o que significa pluralismo?

Pluralismo inteligente não é colocar pessoas de opção sexual, o seja, homo no programa e explorar sua condição pessoal, isso não quer dizer que a globo está agindo com pluralismo de idéias, pensamento e concepções, assim sendo, não estão sendo inteligentes, retratando desconhecimento sobre o assunto.

Percebi também que perguntas feitas por eles na maioria das vezes são indiscretas, as brincadeiras são jocosas conduzindo a atitudes desprovidas de sensatez e colocando as pessoas em situação constrangedora. Agindo assim, o apresentador precisa aprofundar seus conhecimentos sobre os conceitos de alteridade, diversidade e pluralismo.

O que parece é que os gays estão no programa para agirem como os palhaços do BBB, se não sabem ou não foi acordado, sinto muito, estão sendo.
Qual a necessidade de apresentar a opção sexual deles? Sei que não tem problemas em declarar a sexualidade deles, então, com que intenção está fazendo isso?

A diversidade sexual não está sendo respeitada pelo programa, Bial precisa entender o devido conceito, posto que a perspectiva seja de aceitação das pessoas do jeitinho que elas são dessa forma estaremos contribuindo com a formação dos jovens que estão assistindo o programa.

Outro detalhe percebido é a improvisação, as atitudes tomadas pelo apresentador no programa, ora o líder é fulano ora é sicrano, demonstrando despreparo por parte da produção do programa.

Ah! Quero falar também, sobre o beijo entre Serginho e Dicesar que para mim, pareceu coisa combinada, a revelação e a euforia dos dois estavam muito aparente, transbordante, o foco da atenção do programa estava direcionado para eles, os gays, ou seja, os coloridos.

Para chocar de verdade o beijo deveria ser entre um gay e um homem, ai sim, seria um beijo estarrecedor, mas, de uma dupla homossexual isso não caracteriza beijo colorido.

Outra coisa que me chamou a atenção foi à discussão sobre a tatuagem nas costas de um rapaz que parece ter sido eliminado por isso, Marcelo Dourado e o ex-brother Rafael Valente estavam conversavam sobre o caso quando Elenita entrou na conversa e aproveitou para dar uma aula sobre os aspectos históricos e o que representa para a humanidade esse símbolo, seus significados e ressignificados.

Cabe ressaltar que toda essa discussão sobre as inépcias atitudes dos participantes e do apresentador, é permeada por desconhecimentos culturais, históricos, por que não dizer de conhecimento acadêmico, também.
Então digo “vivendo e aprendendo e morrendo sem saber” ditado popular que explicita muito bem o que estamos assistindo no BBB.

Mesmo num universo fútil surgem atitudes, comportamentos e conhecimentos úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário