terça-feira, 26 de julho de 2011

O Individualismo

A conduta pessoal do ser humano está sendo modificada pela influênciada globalização em nossa sociedade. Como? Podemos perceber pelo número de mudanças em nosso comportamento, na antiga e, até agora, imortal divisão do trabalho, impostas pela nova forma de convívio social. Em casa, morando com os pais ou com quaisquer outras pessoas, sempre, de uma forma ou de outra, acabamos dividindo responsabilidades: contas apagar, valor do conserto da televisão, louças sujas, pagar o cartão de crédito, etc.

Na escola, quando crianças ou adolescentes, somos preparados para enfrentar a vida adulta e apresentados à concorrência, mesmo que disfarçada pelo processo social do coleguismo e convívio grupal. Asnovas tecnologias estão cada vez mais dominando as relações pessoais,afastando o indivíduo do hábito da convivência com outras pessoas e aproximando-no de forma gradativa do mundo virtual, onde aquelas nossas relações essenciais, a divisão de responsabilidades dentro de um lar, estão se dissolvendo. A Internet, o MP3, o vídeo game,notebook e tantos outros produtos desta nova geração são contribuintes, senão, causadores, da diminuição do diálogo entreindivíduos. Eis o novo valor da palavra individualismo, pessoas reclusas em sua própria solidão e, o pior, sem sentirem falta do calor humano.

Estamos passando por uma mudança de paradigmas, por uma mutação histórica que deve seu início à industrialização e urbanização e que,atualmente, tem o poder de soberana nesta era da informação e do consumo. Essas transformações se fazem sentir de maneira profunda no modo de vida da sociedade de tradicional, aquela cujos valores enraizados demoravam muito tempo para serem alterados. Agora, na erada globalização, tudo flui rapidamente, responsabilizando mudança de costumes e uma diversificação nunca vista do modo de vida, das crença se dos papéis desempenhados pelos indivíduos na família, no trabalho e em todas as esferas do comportamento humano. Com isso, entramos em nova fase na história do individualismo ocidental. Dizemos individualismo e não individualidade.


Everaldo Galdino é repórter do Circuito Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário