terça-feira, 26 de julho de 2011

MT precisa de melhorias na Educação

A Educação de qualidade é o mínimo que um cidadão merece dos seus governantes. A Educação como um todo começa desde os primeiros passos até a fase adulta. De acordo com o secretário do Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Eliene Lima, o Brasil tem evoluído na área da Educação, e Mato Grosso tem acompanhado o desenvolvimento.

“Nós temos buscado a melhor qualidade de ensino. Pois visamos a inteligência do Estado de Mato Grosso. Há pouco tempo fui a uma viagem à Rússia e vi que aquele país não é melhor que o Brasil. Estamos em fase de desenvolvimento. Temos melhorado ano a ano”, declarou.

De acordo com pesquisa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), 10% das pessoas entre 25 e 34 anos tem ensino superior concluído. “Nós temos que ter metas ousadas para melhorar a Educação de Mato Grosso. Para isso nos preocupamos com a construção do primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso onde são necessários R$ 100 milhões”, afirmou.

Lima explica que Mato Grosso, por não ter ainda nenhum empreendimento do porte tecnológico e por ser um dos estados sedes da Copa de 2014, já se torna apto a ter o apoio financeiro do Governo Federal. “O nosso Estado é basicamente alavancado pelo agronegócio, setor que exige novas tecnologias e agregação de valor, e tem 980 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia. Se o País quer combater o contrabando de armas e drogas e continuar a ser líder na produção de grãos, terá que ajudar Mato Grosso a investir em projetos tecnológicos nas áreas de Segurança e Agronegócio”, explica.

Ainda de acordo com informações do secretário, hoje oito escolas técnicas estão sendo construídas no Estado. “Estas escolas vão melhorar ainda mais o desenvolvimento da Educação estadual onde há mais de cinco mil alunos matriculados. Após dois anos de curso profissionalizante, o aluno sai com o diploma na mão, conseguindo assim, um trabalho com carteira assinada. Isso faz com que a economia do Estado super aqueça, pois assim não temos que trazer pessoas de fora para trabalhar aqui, dando mais valor aos mato-grossenses”, disse.

“Temos várias reivindicações para ampliar as escolas técnicas em Estado, mas temos um orçamento pequeno. Em 2006 o ex-deputado José Riva (PP), atual presidente da Assembleia Legislativa, e eu aprovamos a vinculação de 2,5% da Receita Federal para arrecadação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), mas o Ministério Público questiona demanda para o Estado, isso dificulta do desenvolvimento de Mato Grosso. Estamos fazendo acompanhamento com advogados para mostrar que é necessário para Mato Grosso”, finalizou.


Kethulin Lopes - Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário