quinta-feira, 31 de maio de 2012

MT- Só 200 estudantes fazem manifesto pela educação de qualidade em MT

Redação 24 Horas News


Uma manifestação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reuniu cerca de 200 estudantes. O ato público foi em defesa da educação pública e de qualidade. Convocados pelo grêmio estudantil, discentes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) engrossaram a manifestação. O Comando Local de Greve dos docentes da UFMT se fez presente no ato.

O pequeno numero de participantes frustrou a organização. Para o coordenador geral do DCE, Murilo Alberto, “isso demonstra a falta de consciência dos estudantes da UFMT”, que eram os principais articuladores do ato. Contudo, Murilo avalia que a manifestação foi significativa. “Ainda falta muito dos estudantes da UFMT, mas graças aos discentes do IFMT o ato foi grande”, afirma.

A principal reivindicação dos estudantes foi o investimento 10% do PIB para a Educação, número que está em disputa na Câmara Federal e faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), que define as diretrizes para o setor até 2020 e deve ser aprovado ainda este ano.

A greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino também foi tema de palavras de ordem dos manifestantes, como “Ei, Dilma, para de enrolar! Aumenta o salário que eu quero estudar!”, em referência à reivindicação de aumento salarial dos docentes.

Para o professor do departamento de Engenharia Elétrica Danilo Souza, o ato demonstrou como os estudantes estão sensibilizados com a greve e com a possibilidade de melhora da qualidade da educação no país. “Observo que a manifestação comprova que estudantes estão unidos e conscientes, apesar de serem os mais prejudicados pela greve”, afirma.

Membro do Comando Local de Greve, o professor acredita que a manifestação demonstra também que os estudantes, principalmente os secundaristas, “compreendem que o movimento grevista vai além de salário e de plano de carreira, mas sim coloca em questão a qualidade da educação, tanto que colocaram com pauta os 10% do PIB para a Educação”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário