Redação 24 Horas News
Uma manifestação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reuniu cerca de 200 estudantes. O ato público foi em defesa da educação pública e de qualidade. Convocados pelo grêmio estudantil, discentes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) engrossaram a manifestação. O Comando Local de Greve dos docentes da UFMT se fez presente no ato.
O pequeno numero de participantes frustrou a organização. Para o coordenador geral do DCE, Murilo Alberto, “isso demonstra a falta de consciência dos estudantes da UFMT”, que eram os principais articuladores do ato. Contudo, Murilo avalia que a manifestação foi significativa. “Ainda falta muito dos estudantes da UFMT, mas graças aos discentes do IFMT o ato foi grande”, afirma.
A principal reivindicação dos estudantes foi o investimento 10% do PIB para a Educação, número que está em disputa na Câmara Federal e faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), que define as diretrizes para o setor até 2020 e deve ser aprovado ainda este ano.
A greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino também foi tema de palavras de ordem dos manifestantes, como “Ei, Dilma, para de enrolar! Aumenta o salário que eu quero estudar!”, em referência à reivindicação de aumento salarial dos docentes.
Para o professor do departamento de Engenharia Elétrica Danilo Souza, o ato demonstrou como os estudantes estão sensibilizados com a greve e com a possibilidade de melhora da qualidade da educação no país. “Observo que a manifestação comprova que estudantes estão unidos e conscientes, apesar de serem os mais prejudicados pela greve”, afirma.
Membro do Comando Local de Greve, o professor acredita que a manifestação demonstra também que os estudantes, principalmente os secundaristas, “compreendem que o movimento grevista vai além de salário e de plano de carreira, mas sim coloca em questão a qualidade da educação, tanto que colocaram com pauta os 10% do PIB para a Educação”, finaliza.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
MT- Só 200 estudantes fazem manifesto pela educação de qualidade em MT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário