quinta-feira, 31 de maio de 2012

Mulheres rurais

SANDRA SANTHANNA

Dias desses foi realizado um evento inédito no país aqui em Mato Grosso. O desfile para eleger a ‘Rainha da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso’, promovido pelo Governo do Estado. Dos 141 municípios cerca de 80 confirmaram participação ....

Dias desses foi realizado um evento inédito no país aqui em Mato Grosso. O desfile para eleger a ‘Rainha da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso’, promovido pelo Governo do Estado. Dos 141 municípios cerca de 80 confirmaram participação.

O evento foi criado com o intuito de valorizar a mulher do campo e elevar a autoestima delas, além disso, uma forma de mostrar os produtos oriundos do campo e comercializá-los. O evento batizado ‘Mulheres em Ação’ foi realizado durante dois dias em Cuiabá, 24 e 25 de maio.

Na véspera choveu muito e no dia apenas nove municípios compareceram e participaram: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Mirassol D´Oeste, Rosário Oeste, Nova Maringá, Brasnorte, Alto Boa Vista, Cláudia e Campinápolis.

A gente sabe que a logística de alguns municípios realmente é um complicador para participar desses eventos, gastos com hospedagem, mas também sabemos da importância e da relevância da agricultura familiar no nosso Estado. Municípios bem mais distantes participaram e outros mais próximos não compareceram.

Eu como assessora de imprensa, confesso que fiquei frustrada com a quantidade de municípios que participou. Mas por outro lado fiquei muito encantada com as mulheres que vi e tive o prazer de conversar e conhecer. Como elas são guerreiras, lindas por dentro e por fora, cuidam de filhos, netos, da casa e ainda trabalham no campo – Elas se desdobram em múltiplas funções e sempre estão em busca de aprender cada vez mais para agregar valor ao que é produzido e renda.

Se tivesse que eleger uma heroína, seria a mulher do campo. Elas são verdadeiras guerreiras, honestas, simples no jeito de falar e vestir. A vida delas não é fácil. Quando falam do trabalho dão uma gargalhada tão gostosa, impossível não se contagiar. Nasceram no campo e amam viver lá. O evento teve uma participação pequena de mulheres, mas as que estiveram presentes fizeram a diferença.

Ao todo nove candidatas desfilaram e concorreram ao título da Rainha da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso. Cada uma delas cheias de histórias emocionantes e apesar das dificuldades enfrentadas no campo quando falam da lida no campo, os olhos brilham e enchem de lágrimas. Elas amam o que fazem e fazem tudo com amor e carinho.

O desfile aconteceu com traje rural e de gala. A vencedora foi de Chapada dos Guimarães, Lourdes Ferreira Curado, de 44 anos, casada, mãe de cinco filhos (três legítimos e dois adotivos). Sua missão será participar de vários eventos promovidos pelo Governo, através da Sedraf e Setas, mostrando a força da mulher rural, um jeito de motivar outras empreendedoras do campo a lutar por seus sonhos e que é possível fazer tudo sem perder a feminilidade e a doçura peculiar das mulheres.

A dica que daria aos prefeitos é que peçam um maior empenho por parte dos secretários de Agricultura para levar as empreendedoras rurais nestes eventos, divulgar o trabalho da agricultura familiar do município e permitir a essas mulheres, dias de alegria, felicidade, troca de experiências para que ao retornarem para a casa possam trabalhar na sua terra com mais vontade e tendo orgulho do que é produzido no município e estado onde vive.

(*) SANDRA SANTHANNA é jornalista em Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário