quinta-feira, 20 de junho de 2013

Coordenadores de PJE discutem ações

Durante 3 dias (9, 10 e 11 de abril), coordenadores de Programa Jornal e Educação (PJE) de todo o país estiveram reunidos em Brasília (DF) para discutir ações de incentivo a leitura e gestão social dos programas
Publicada no Jornal Gazeta do Oeste - RN e copiada no site da Comunidade Exkola www.exkola.com.br

Durante 3 dias (9, 10 e 11 de abril), coordenadores de Programa Jornal e Educação (PJE) de todo o país estiveram reunidos em Brasília (DF) para discutir ações de incentivo a leitura e gestão social dos programas.

O programa, desenvolvido por intermédio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), incentiva os jornais brasileiros a trabalhar ações de incentivo a leitura. Representantes dos 60 jornais com PJE estiveram presentes na capital federal trocando experiências e trabalhando o marketing mix social do programa como um todo. A ação de incentivo a leitura já é presença em 2 mil escolas em 20 Estados e no Distrito Federal, atendendo uma faixa de 3 milhões de alunos.

No primeiro dia do encontro, no período matutino, os coordenadores discutiram o que já foi feito em relação ao programa no país. Uma das propostas já trabalhadas foi a definição da proposta do que é um programa de jornal e educação, além de reuniões para levar o Ministério da Educação e da Cultura e Unesco a reconhecerem oficialmente o PJE/ANJ, realização de cinco oficinas regionais para trabalhar as novas referências conceituais e garantir que os projetos dos associados possam atender todos os níveis de educação.

À tarde, foi proferida palestra e debate sobre o Programa Mídias na Educação, do Ministério da Educação (MEC), com o coordenador do Mídias, Alexandre Mathias Pedro, e cujo objetivo é disponibilizar as mídias para que o professor possa, além de ter acesso a elas, utilizar-se delas para ajudar na aprendizagem do aluno.

MARKETING SOCIAL - No segundo dia, os coordenadores participaram de um treinamento com o grupo de consultoria Jonh Snow Brasil, sobre Capacitação em gestão social para os gestores dos programas Jornal e Educação. Miguel Fontes, diretor fundador da John Snow Brasil e PhDc na Johns Hopkins University (SAIS), e Rodrigo Laro, coordenador da Divisão de Alianças Público-Privadas e mestre em Gestão Social e Trabalho pela Universidade de Brasília, conduziram os trabalhos.

A Jonh Snow, segundo Fontes, trabalha o conhecimento aplicado para a transformação social. E o PJE utiliza os jornais na escola para que isso possa acontecer e mudar o comportamento dos vários envolvidos. "É preciso descobrir qual a causa social do PJE. As ações sociais hoje deixaram de ser gastos e passaram a ser investimentos para as empresas", diz Fontes.

Conhecimento aplicado para a transformação social
- Promove a atuação social estratégica de gestores e organizações
- Busca a transformação social pela adoção de comportamentos e práticas sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário