Prorrogado prazo para envio de relatos sobre
protagonismo juvenil
A coordenadoria de Ensino Médio informa às escolas a
prorrogação do prazo, 21 de junho, para o encaminhamento de relatos de
atividades que apresentem ações de protagonismo juvenil em Mato Grosso. Os
relatos coletados serão publicados numa revista pedagógica que terá o objetivo
de divulgar e disseminar as ações estudantis.
As escolas deverão encaminhar os textos sobre conquistas,
participações em eventos, planos de ações e projetos que demonstrem a efetiva
participação juvenil organizada e que queiram compartilhar através da publicação
impressa (com fotos e imagens que ilustrem esses trabalhos, estejam eles
vinculados ou não a um Grêmio Estudantil).
“Acreditamos que a Educação Básica é verdadeiramente
significativa quando os estudantes são os protagonistas dos processos
educativos”, destaca a gerente de organização curricular, professora mestre
Dariluce Gomes da Silva.
As fotografias devem se encaminhadas acompanhadas do termo de
autorização de uso de imagem devidamente preenchido (em anexo). O material e
outras informações devem ser enviado por email, para os endereços eletrônicos
jorge.rodrigues@seduc.mt.gov.br
e/ou dariluce.silva@seduc.mt.gov.br.
Assessoria/Seduc-MT
Oficina de desossa de frango trabalha conceitos da
economia solidária
Com foco na economia solidária estudantes do período matutino
do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) “Professor Multim Marques
Curvo”, de Cáceres, aula prática sobre desossa de frango. A oficina ocorrida
durante sábado (15.06) reuniu elemento teóricos das Ciências Humanas, Sociais, e
suas Tecnologias. Orientada pela professora da área, Rosângela Antonini Franco,
integrou todas as demais disciplinas e foi ministrada pela culinarista Mirian da
Silva Marinho Moreira.
A oficina culinária teve como objetivo aumentar os
conhecimentos e ampliar o rendimento mensal das famílias. Os estudantes que
participaram tiveram na prática o conceito da Economia Solidária, ou seja, a
agregação do trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. A
partir do frango desossado os alunos multiplicaram o conhecimento com receitas
baseadas na desossa do frango como: rocambole de frango; e ainda, frango
inteiro e a coxa recheadas.
Durante o exercício, os participantes aprenderam fazer a
higienização do ambiente, das mãos e dos frangos, antes de começar a desossa. E
mais, aprenderam também a temperar, rechear e costurar os frangos que podem ser
comercializado com acompanhados. “A oficina vislumbrou para alguns alunos a
possibilidade de uma fonte de renda a mais em seus orçamentos mensais”, destacou
a profesora Rosângela Franco.
Conforme os idealizadores, essa forma de ganhar dinheiro está
inserida nos alicerces da economia solidária. “Ela aponta para uma nova lógica
de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda,
mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas”.
Segundo a equipe gestora, o Ceja “Professor Milton Marques Curvo”, compartilha a ideia de que todos são capazes de prover o próprio sustento, balizados nos princípios de que podemos aumentar nossa renda doméstica a partir do fazer cotidiano. (com informações do Ceja)
Assessoria/Seduc-MT
Estudantes de escolas estaduais participam de
Concertos Didáticos
Alunos de 27 Escolas Estaduais e quatro municipais de Cuiabá,
Várzea Grande e Nobres participam a partir dessa terça-feira (18.06), às 14h, de
Concertos Didáticos realizados pela Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT).
As apresentações prosseguem até a sexta-feira (21.06) no Cine Teatro da capital.
De acordo com a assessoria da OEMT, os espetáculos contarão a
história de Peer Gynt, romance de Enrik Ibsen musicado por Edvard Grieg, que
conta a trajetória de um anti-herói que contradiz os valores monarquistas do
período da Europa iluminista. O objetivo é provocar nos alunos reflexões sobre
os dias atuais.
Quanto representamos em nosso dia a dia? Existe algo que molda
as nossas relações sociais e que nos faz ser cada vez menos indivíduos e, do
contrário, parte de uma massa disforme e sem escrúpulos? Essas são perguntas que
a Orquestra,em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), quer que
os estudantes reflitam, a partir da música.
Para mobilizar os estudantes, servidores da OEMT foram às
Escolas efetuar o convite à participação bem como para organizar a logística de
transporte e dos horários. “Fomos sempre bem recebidos e com muito entusiasmo. O
tema foi muito bem aceito nas escolas e isso tem gerado bons trabalhos dos
alunos que participarão dos concertos”, disseram os responsáveis pelo
projeto.
Antes de dar início ao período de apresentações, houve ações
direcionadas aos educadores. A atividade foi ofertada pelo núcleo pedagógico da
Orquestra formado por professores e instrumentistas. Houve aplicação de conteúdo
em sala de aula com monitoramento do núcleo pedagógico durante todo o decorrer
da série.
As Escolas também receberão kits multimídias e interdisciplinares, contendo material de suporte e fontes de pesquisa que tendem a interagir com o plano pedagógico do educador. (Com Assessoria da OEMT)
As Escolas também receberão kits multimídias e interdisciplinares, contendo material de suporte e fontes de pesquisa que tendem a interagir com o plano pedagógico do educador. (Com Assessoria da OEMT)
Clique no link abaixo e confira as Escolas que participarão dos
concertos e os horários das apresentações.
Assessoria/Seduc-MT
Abertas inscrições para unidades participarem de
mostra do Semiedu
A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Coordenadoria do Ensino
Fundamental, comunica as escolas a abertura de inscrições para a 3ª Mostra o
Relatos de Experiências, na modalidade pôster, dentro do Seminário de Educação
(09 a 13 de setembro) na Universidade Federal de Mato Grosso.
As unidades interessadas em inscrever trabalhos devem encaminhar o documento conforme determina regulamento (anexo) para a coordenadoria de Ensino Fundamental da Seduc, até 15 de julho.
A participação tem como objetivo fortalecer o debate sobre a Proposta Político Pedagógica de trabalho nos Ciclos de Formação Humana e ao mesmo tempo dar visibilidade às práticas dos profissionais da educação atuantes nas escolas matogrossenses.
Na mostra serão apresentadas as seguintes temáticas: relatos de Prática Pedagógica; relatos de Apoio Pedagógico (Articulação e Superação); relatos de práticas de Gestão Democrática; e relatos de Formação Continuada.
Nas edições anteriores do Seminário de Educação foram apresentados trabalhos que contribuíram para integração e diálogo entre as instituições, além da divulgação cientifica do professor.
Mais informações
- CartaSEMIEDU2013
- Normas e Inscrição SEMIEDU 2013
- Blog SEMIEDU 2013
Assessoria/Seduc-MT
As unidades interessadas em inscrever trabalhos devem encaminhar o documento conforme determina regulamento (anexo) para a coordenadoria de Ensino Fundamental da Seduc, até 15 de julho.
A participação tem como objetivo fortalecer o debate sobre a Proposta Político Pedagógica de trabalho nos Ciclos de Formação Humana e ao mesmo tempo dar visibilidade às práticas dos profissionais da educação atuantes nas escolas matogrossenses.
Na mostra serão apresentadas as seguintes temáticas: relatos de Prática Pedagógica; relatos de Apoio Pedagógico (Articulação e Superação); relatos de práticas de Gestão Democrática; e relatos de Formação Continuada.
Nas edições anteriores do Seminário de Educação foram apresentados trabalhos que contribuíram para integração e diálogo entre as instituições, além da divulgação cientifica do professor.
Mais informações
- CartaSEMIEDU2013
- Normas e Inscrição SEMIEDU 2013
- Blog SEMIEDU 2013
Assessoria/Seduc-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário