quinta-feira, 20 de junho de 2013

Geral - Notícias

Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para vencer, se preparar para vencer, e esperar vencer.

Zig Ziglar

IBGE divulga pesquisa de saúde escolar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem (19), a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012, que entrevistou mais de cem mil adolescentes em 2.842 escolas de todo o país. De acordo com o estudo, apesar de proibido por lei, 27,1% dos estudantes do 9.º ano do ensino fundamental, com 13 e 15 anos de idade, informaram ter dirigido um veículo motorizado e 19,3% disseram ter andado de motocicleta sem usar capacete. A pesquisa mostra ainda que 28,7% deles informaram que já tiveram uma relação sexual, dos quais 75,3% disseram ter usado preservativo na última vez. Já a violência também está presente no cotidiano de muitos alunos. Do total, 6,4% disseram ter se envolvido em brigas com armas de fogo. Outros 10,6% informaram terem sido fisicamente agredidos por um adulto de sua família. Numa evidência da existência de bulliyng, 7,2% dos alunos do último ano do ensino fundamental afirmaram que "sempre ou quase sempre se sentiram humilhados por provocações dentro da escola", segundo o IBGE. Outros 20,8% praticaram algum tipo de bullying contra os colegas nos 30 dias anteriores a pesquisa.

Inscrições prorrogadas

As inscrições para o Prêmio Jabuti, o mais tradicional da literatura brasileira, foram prorrogadas até o dia 30. Pelo edital divulgado anteriormente, as inscrições teriam terminado no último sábado, dia 15. A Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza a premiação, informou em seu site que o adiamento foi solicitado por autores e editores. Podem concorrer ao Jabuti obras inéditas que foram editadas no Brasil entre 1.º de janeiro e 31 de dezembro de 2012. As inscrições devem ser feitas pelo site, onde há o regulamento completo. O Jabuti tem 27 categorias. Os laureados de cada uma delas irão receber R$ 3.500 e um troféu.

Protestos despertam Brasil

Os atuais protestos em várias cidades brasileiras resultam do fato de que os brasileiros "caíram na realidade", na avaliação do sociólogo francês Alain Touraine, especialista em América Latina e autor de inúmeros livros sobre movimentos sociais. "A situação (econômica e social) no Brasil vinha sendo descrita de maneira exageradamente cor-de-rosa", disse o sociólogo em entrevista à BBC Brasil. Para ele, os protestos aproximaram a imagem que se tinha do Brasil da realidade do país. "Construiu-se uma imagem do Brasil em que tudo vai bem e que o País se dirige rapidamente em direção ao crescimento e ao bem-estar. Fico feliz ao ver que o que acontece atualmente no Brasil corresponde melhor à realidade do País do que as imagens que vinham sendo transmitidas", afirmou.

Açúcar x obesidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma a relação entre o consumo de açúcar e obesidade e vai divulgar, em julho, medidas que espera que governos adotem para reduzir a incidência do problema que já afeta 43 milhões de crianças de menos de 5 anos pelo mundo. O que mais impressiona a entidade é que 75% dessas crianças obesas ou fora do peso estão em países em desenvolvimento, um número que poderá aumentar de forma exponencial até 2020. O tema promete ser polêmico, já que nos últimos dez anos governos como o do Brasil e outros exportadores de açúcar fizeram de tudo para frear qualquer iniciativa da OMS em relação ao consumo de açúcar, alegando que essa não seria a forma de lidar com a obesidade.

Redefinir conceito

“A definição de população idosa ficou velha?” Quem levanta a questão é a demógrafa Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ela propõe redefinir o conceito na Lei no 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, que completa 10 anos em outubro e, há uma década, estipulou como população idosa, para diversos fins, quem tem 60 anos de idade ou mais. A proposta de Ana Amélia é aumentar a linha definidora para 65 anos. “Referendando o que já fora estabelecido pela Política Nacional do Idoso de 1994, o Estatuto define como idosa a população de 60 anos ou mais, o que ratifica o patamar estabelecido pelas Nações Unidas em 1982. Em 1994, a esperança de vida ao nascer da população brasileira foi estimada em 68,1 anos. Entre 1994 e 2011, este indicador aumentou 6,0 anos e, entre 2003 e 2011, 2,8 anos, alcançando 74,1. Isso tem sido acompanhado por uma melhoria das condições de saúde física, cognitiva e mental da população idosa, bem como de sua participação social. Em 2011, 57,2% dos homens de 60 a 64 anos participava das atividades econômicas”, destaca a pesquisadora.
Cerca de 80 ônibus da Viação Cidade Dutra foram depredados e um foi incendiado na noite de terça-feira na região da avenida Belmira Marin, zona sul de São Paulo. Segundo informações da empresa, os veículos foram atacados por manifestantes que participavam dos protestos contra o aumento da tarifa do transporte público. De acordo com a companhia, o fogo destruiu completamente o veículo. Atualmente, a empresa possui uma frota com mais de 540 veículos. Destes, 460 circulam diariamente e transportam cerca de 9 milhões de passageiros. 
A cachorrinha Negrita, que foi jogada no alambrado de um estádio na Argentina após invadir o gramado durante partida no começo deste mês, virou mascote do San Juan, adversário do Bella Vista naquela partida – foi Jiménez, do Bella Vista, que agrediu o animal. A informação foi dada pelo clube via Facebook, , em nota na qual informou que, “após milhares de mensagens de todo o mundo, não poderiam negar carinho a cachorrinha”. “Negrita virou mascote do clube, dos jogadores, da diretoria… É uma cadela muita doce e mansa”, diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário