terça-feira, 18 de junho de 2013

Seduc/MT - Ludicidade é aplicada no combate ao Bullying

 




Respeitar o próximo e suas diferenças é o principal objetivo do trabalho pedagógico que envolve 80 crianças (do 1º até a 2ª fase do 2º Formação Humana) matriculados na Escola Estadual Manoel Gomes, de Várzea Grande. A estratégia que emprega vivências fora da sala de aula  ajudam no combate o bullying,  ao mesmo tempo auxilia na construção de cidadãos mais participativos e fortalece  o processo de alfabetização.
 A sequência didática implementada emprega fábulas como norteadora das atividades. Tanto o desenho quanto a dinâmica a ser emprega foi construído coletivamente na Sala do Educador e reuniões pedagógicas. Neste mês de junho, a história ‘O patinho feio’ é o principal instrumento de trabalho.

Após a leitura, todos são convidados a recontar a história oralmente, a dar vida aos personagens em pinturas  desenhos, assim como a  transcreverem para o papel suas interpretações da história.
“A experiência é exitosa. Já tivemos depoimentos de uma mãe que nos contou sobre o sofrimento da filha, gordinha, que era alvo de piadas. Com a implementação do projeto a situação mudou”, explica Helena Roque, coordenadora pedagógica.

Em continuidade a ação, o projeto disponibiliza para duas crianças de cada turma, dois bonecos, um negro e outro branco. Esse novo colega então é levado para casa pelo prazo de sete dias e suas experiências  compartilhadas em sala de aula após esse período.



“Depois de refletirem sobre as diferenças, o tempo de vivências com os bonecos, eles socializam com o grupo a experiência. Nessa parte da iniciativa, o contexto familiar é muito importante e pedimos que a mãe nos conte, por escrito, a semana”, explica a coordenadora. 
 
“Ministro aulas para 17 alunos e posso afirmar que no prazo de uma semana é possível perceber diferenças. Infelizmente, o preconceito é vigente e  muitas vezes  começa em casa. Ensino meus alunos que é preciso aprender a respeitar o diferente, principalmente, a se respeitar e se aceitar. Em uma semana posso afirmar que pude perceber resultados, já houve redução de pelo menos 95% no bullying na sala”. A afirmação é da professora Gonçalina Neves, que ministra aulas para garotada da 2ª fase do 2º Ciclo.

Ela ainda pontua que além do estímulo à leitura e a produção de textos, os alunos também pesquisam versões da história na internet usando o laboratório de informática, estimulando a pesquisa, a produção do conhecimento.

Para o pequeno Breno Alves de Andrade, 10 anos, a experiência tem sido interessante. O garoto, atualmente, cuida do boneco Neneco. “Acho muito  boa a ideia da escola.  Eu cuido direito do meu amigo e tenho gostado muito das leituras”, sintetiza.

Outra vertente de trabalho que estimula o processo de ensino e aprendizagem é o emprego da Sacola do Conhecimento. Diariamente, dois alunos são sorteados e passam  24 horas com no mínimo três obras clássicas da literatura infantil. A leitura é realizada em casa e posteriormente socializada.  A iniciativa foi elaborada como estratégia  pela Sala de Articulação.

“Verificamos que há muita  expectativa da garotada. E esse trabalho não se restringe apenas aos alunos da articulação, assim como conta com a colaboração de todos os professores”, conta a articuladora Bildnet Ivone de Almeida.

A Escola Manoel Gomes fica  no bairro da Manga, em Várzea Grande, e atende a 207 alunos do Ensino Fundamental.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário