quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MT - 80% das unidades escolares realizam eleição para diretor (a)


EE Hélio Palma


Um total de 592 unidades escolares instaladas em Mato Grosso - das 744 existentes -  vivenciarão o processo eleitoral para seleção de diretores para o biênio 2014/2015, no próximo dia 10 de dezembro.  Os números indicam que 80% das escolas estaduais farão a escolha a partir do voto da comunidade escolar (estudante, funcionários e professores). O gestor eleito,   juntamente com o  Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), administrará a unidade escolar.

Dados da gerência de Avaliação e Planejamento do Atendimento Escolar (Gapa), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc),  apontam que em comparação ao último processo eleitoral escolar (2012/2013), houve crescimento de 14% nas inscrições a função de direção. Na ocasião a disputa foi efetivada  por 517 candidatos. Este ano, o processo conta com  765 candidatos, sendo 293 homens e  472 mulheres.
No perfil dos candidatos inscritos  consta que 746 têm nível superior, 454 são especialistas, 24 possuem mestrado e um doutorado.

A pesquisa mostra também que foram realizadas inscrições para 94 escolas do campo, 12 indígenas e as demais estão instaladas em área urbana. O levantamento aponta que há situações, como a da Escola Estadual Tancredo Neves, da cidade de Carlinda, em que a disputa é acirrada com seis candidatos na disputa a gestor.

Em Mato Grosso ficam excluem-se do processo eleitoral a Escola Estadual Nova Chance, Escola Estadual Meninos do Futuro, escolas religiosas e de regime Militar. Já nas indígenas o processo será facultativo.

Eleição 

A estimativa é de que a eleição de diretores envolva cerca de 3,9 mil profissionais. Mobilizando outros  600 mil votantes (profissionais da educação em exercício na unidade escolar, alunos regularmente matriculados com frequência comprovada, que tenham no mínimo 12 anos, e pais de alunos). A posse dos novos gestores e dos novos integrantes dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCE) será realizada em 2 de janeiro de 2014.
Patrícia Neves
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário