quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MT - Evento debate o protagonismo juvenil na escola


O jovem com consciência crítica, postura colaborativa, sujeito de proposição e participação nas ações da Escola e da comunidade. Esta é a reflexão e o debate ofertado a 150 pessoas (estudantes e professores), no III Encontro da Juventude com o tema: Participação Estudantil. A atividade de dois dias é organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e teve início nesta terça-feira (03.12).

Realizado no Centro Educacional Olga Benário Prestes, localizado na margem direita da rodovia BR 163 a 19 Km de Várzea Grande, sentido Jangada, o evento reúne jovens de 26 municípios, que cursam o Ensino Médio em Escolas Estaduais urbanas e do campo. Os participantes foram escolhidos pelas comunidades escolares por se destacarem pela atuação nas discussões das demandas locais.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio, Dariluce Gomes, a Seduc incentiva o protagonismo juvenil visando maior integração entre a direção das unidades de ensino e estudantes na busca pela melhoria da qualidade do ensino. Ela citou como positiva a atuação dos grêmios estudantins, como ferramenta de ação dos jovens na busca por melhorias.

“Os grêmios são uma das ações de protagonismo juvenil que contribuem no processo de construção de uma Escola melhor, com ensino de qualidade social e participação. É importante a criação de grêmios que atuem de forma colaborativa com as direções, Conselhos Deliberativos das Comunidades Escolares (CDECs), e com Planos de Ações fundamentados no Projeto Político Pedagógico (PPP)”, disse. Atualmente há grêmios ativos em 50 unidades estaduais de ensino .

Empolgado com o encontro, o estudante João Pedro Florentino Silva, 17, que cursa o 3º ano do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) em Agroecologia, na Escola Estadual do campo João Florentino Silva ressalta que todo o conhecimento que obtiver será repassado aos demais alunos da unidade. “Dentre todos os estudantes do ensino médio fui eleito para vir ao evento. Isso é motivo de alegria e responsabilidade”, citou.

João Pedro ressalta que os alunos da unidade localizada no distrito do Caramujo (36 km de Cáceres) são participativos e sempre atuam junto à direção, pela melhoria do ensino ofertado. “Recentemente estávamos sem aulas práticas no EMIEP por falta do ônibus escolar que nos leva para as atividades nas fazendas. Nos organizamos por meio dos líderes de sala e cobramos a direção que solucionou o problema”, destacou.  

Para o professor de Geografia da Escola Estadual 13 de Maio, em Tangará da Serra, Peterson Quirino Costa, a realização do encontro é muito importante para o despertar da cidadania nos jovens. Ele cita seu próprio exemplo. “Participei como estudante do primeiro Encontro da Juventude realizado quatro anos atrás. Naquela época estudava em uma Escola do campo e ao retornar ajudei a fundar o grêmio que está em atividade”, contou.

Atualmente na condição de professor, Peterson ressalta que seu objetivo é auxiliar o estudante Vitor Henrique Cavalcanti, 16, que participa de seu primeiro encontro. “Como responsável pelo Vitor, no evento, pretendo apoiá-lo no desenvolvimento de ações de iniciativa da juventude na Escola”, disse.
Programação

Além de reflexões e debates sobre juventude e escola, os jovens participarão de palestras e mesas redondas sobre protagonismo juvenil e os poderes públicos instituídos, bem como oficinas culturais, discussões sobre políticas públicas de juventude, meio e ambiente, e eventos esportivos e recreativos.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário