quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Desculpas esfarrapadas, funcionam?

Autor: Nathaly Bispo

Em momentos de desmotivação, alguns profissionais utilizam artifícios para escapar do trabalho, um deles é contar alguma mentira.


Uma pesquisa divulgada pelo site de carreiras CareerBuilder, apontou que empregadores dos Estados Unidos (EUA) revelaram algumas desculpas esfarrapadas “bizarras” que os profissionais inventam para conseguir uma folga das tarefas profissionais. Entre as justificativas estão dentes que voam pela janela, paredes e janelas grudadas, abstinência de cigarro e indecisão de que roupa vestir para o trabalho.

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 30% dos trabalhadores mentiram que estavam doentes para faltar ao trabalho. Por outro lado, outros 30% disseram que vão trabalhar doentes para poder faltar quando estão se sentindo bem e poder mentir que estão doentes.

O levantamento foi feito on-line pela Harris Interactive entre 13 de agosto e 6 de setembro com 3.484 trabalhadores e 2.099 gerentes de contratação e profissionais de recursos humanos em vários setores e empresas dos EUA.
Segundo Sylvia Ignacio da Costa, coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Anhembi Morumbi, as pessoas mentem, muitas vezes por não terem um canal de comunicação aberto com suas chefias, o funcionário, na necessidade de faltar, prefere inventar desculpas que não necessite comprovar. “Algumas histórias, apesar de absurdas, são tão bem contadas, que sensibilizam os outros”, afirma a especialista.

Como o líder deve se posicionar nestas ocasiões?


Para Sylvia o líder deve dizer que é melhor a verdade  do que ouvir uma desculpa ridícula. Também, deixar claro que desculpas deste gênero podem comprometer a carreira do profissional. “Uma conversa franca irá levar o funcionário a se sentir seguro em revelar suas necessidades. Infelizmente, a falta de flexibilidade e de uma comunicação aberta, faz com que os funcionários inventem desculpas grotescas, que inclusive correm o risco de não serem aceitas”, explica a coordenadora.

Segundo a especialista, a imagem positiva é importante na carreira de um profissional, e uma mentira pode comprometê-la, pois, se descoberta, ele acaba perdendo a sua credibilidade, afinal, se ele mente por algo simples, como acreditar que não fará em outros casos?

Quais mentiras são contadas?


De acordo com a pesquisa da SulAmérica, os empregadores  respondentes listaram as desculpas “mais memoráveis” que já ouviram dos funcionários para as faltas, confira 6 delas:

- Os dentes falsos do empregado voaram pela janela enquanto ele dirigia pela estrada;

- O time de futebol favorito do empregado perdeu no domingo, então precisou da segunda-feira para se recuperar;

- Empregado está parando de fumar e estava “ranzinza”;

- O funcionário disse que alguém grudou suas portas e janelas, então ele não poderia sair de casa para trabalhar;

- O empregado sentiu que estava com tanta raiva que se ele fosse trabalhar poderia machucar alguém;

- O empregado se perdeu e acabou indo parar em outro estado.

Apesar das mentirinhas, muitos profissionais não conseguem fugir das responsabilidades, devido aos avanços tecnológicos, faltar ao trabalho não significa tirar dia de folga – 20% dos trabalhadores disseram que no ano passado tiveram que trabalhar de casa mesmo dizendo à empresa que estavam doentes.

As principais razões dos funcionários para faltar é que eles não têm vontade de ir para o trabalho (33%), porque precisam relaxar (28%), para ir ao médico (24%), para pôr o sono em dia (19%) ou executar tarefas pessoais (14%).


Fonte: MSN Empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário