quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

MT -Educadores debatem experiências do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

As propostas inovadoras colocadas em prática  para o desenvolvimento da leitura e da escrita foram debatidas por cerca de 200 profissionais alfabetizadores e orientadores de estudos, que atuam na rede  pública de Cuiabá e Várzea Grande, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa  (PNAIC). O processo avaliativo  e  de socialização foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso durante toda a terça-feira (03.12) em atividade promovida em parceria pela Secretarias de Estado de Educação (Seduc)  e Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá.

“Esse é um momento de fortalecimento do diálogo. E se percebe claramente que o coletivo se sobrepõe perante qualquer interesse individual. As crianças não pertencem a uma rede estadual ou municipal. São crianças, estudantes que merecem o aprendizado”, pontua a coordenadora local do Pacto, Zileide dos Santos, Seduc.

O momento também serviu para os profissionais ajudassem a delinear os contornos às práticas a serem desenvolvidas no ano de 2014,  que terá área da matemática como principal foco de atuação. “No entanto, o Ministério da Educação irá manter uma interface com a Língua Portuguesa, considerando a interdisciplinaridade”, explica a coordenadora local.

“Todo nosso planejamento segue a uma sequência didática articulada, gerida em uma perspectiva interdisciplinar. Não nos baseamos apenas no ensino da escrita e da linguagem a criança, mas considerando a totalidade do ser, como os indivíduos se relacionam, e como os alfabetizadores devem trabalhar essas perspectiva, essa articulação”, explica a orientadora de estudos  Maurecildes Lemes da Silva.

Depoimento

A implantação do PNAIC no Brasil,  pautado no trabalho coletivo entre as redes, tem servido para quebrar tabus. Há 23 anos atuando na alfabetização em Cuiabá, a pedagoga Suely Alves da Silva declarou sentir-se desmotivada e desacreditada das estratégias governamentais que conhecia antes do Plano.

Das experiências formativas pelo PNAIC,  Suely  vem implementando ações de fortalecimento da leitura e escrita com a confecção de um jornal. A experiência se mostrou exitosa, apesar da complexidade de execução com uma turma de 1º ano.

“Mas preciso afirmar que embora eu tenha 23 anos de trabalho eu posso aprender mais, desde que eu possibilite essa abertura. Como dizia Rubens Alves não adianta ter a faca e o queijo na mão. É preciso ter vontade de comer”.

Exposição

Além da socialização de ideias pelos educadores,  uma vasta quantidade de livros de recortes, colchas, tapetes e aventais contadores de histórias, foram colocados à disposição para visitação na entrada do Hotel Fazenda.  A aparato integra uma série de estratégias lúdicas  implementadas pelos professores do 1º Ciclo de Formação Humana para fortalecer o processo de alfabetização  e estimulam o desenvolvimento infantil, ao mesmo tempo em que motivam a criançada a aprender pois aguçam  a curiosidade, exercitam a iniciativa de cada uma delas.

Patrícia Neves Assessoria Seduc-MT

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