terça-feira, 29 de abril de 2014

MT - Educação no Sistema Prisional é tema em Comissão Federal

Educação no Sistema Prisional será o tema em debate hoje (29.04),  da Câmara Federal, em Brasília, a partir das 14h. O evento contará com Especialistas e abordará experiências regionais recentes, com a apresentação do Plano Estadual em Prisões, de Mato Grosso. A convite do Deputado Ságuas Moraes – titular da Comissão de Educação – a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), enviou para a explanação o gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professor Joaquim Ventura Lopes.

O Seminário que discute as ações educacionais nas prisões brasileiras foi apontado pelo presidente da CE, deputado Glauber Braga (PSB/RJ), autor do Requerimento 355/2014, como um  assunto complexo e que exige reflexão ampla e aprofundada.

De acordo com dados da Unesco, no Brasil, 50% da população carcerária é reincidente. O percentual demonstra o fracasso das instituições prisionais e aponta claramente para a necessidade de mudanças na estrutura atual.

Possibilitar que os detentos estudem e se profissionalizem enquanto cumprem suas penas é um caminho que precisa ser seguido. Além de ser um direito de todos,  o acesso à Educação é ressocializador e fundamental para garantir a reintegração do ex-detento na sociedade.

São essas questões que serão debatidas durante o encontro que terá a presença de representantes do Ministério da Justiça, Ministério da Educação e dos Governos de Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão, Distrito Federal e Mato Grosso, bem como o público em geral.  (com informações da Seduc-MT)

Câmara Federal/Comissão de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário