quarta-feira, 30 de abril de 2014

MT - Adesão ao Programa Saúde na Escola está aberta até dia 15


Segue aberto até o dia 15 de maio o prazo para as Secretarias Municipais de Saúde e Educação fazerem a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE). Todas as escolas públicas (estaduais, municipais, federal) podem participar. O alvo são estudantes da Educação Infantil, Educação Básica, Ensino Médio, CEJA(EJA) e Brasil Alfabetizado,  gestores e profissionais de educação e saúde e de forma mais ampliada:  a comunidade escolar.

O Programa Saúde na Escola que foi instituído em 2007 é uma articulação entre educação e  saúde e visa a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

No ano passado, quase 100% dos municípios de Mato Grosso aderiram ao programa. Dos 141 existentes, 139 participaram. Com isso, aproximadamente 300 mil alunos das escolas estaduais, de 850 da rede pública (estado e município) foram atendidos de julho de 2013 até abril de 2014.

Segundo a técnica da Secretaria de Estado Educação (Seduc) responsável pelo PSE em Mato Grosso, Wilma Figueiredo Fortes, os municípios pactuados recebem verbas para realizar as ações junto as escolas. Por exemplo, um município que pactuar 10 mil alunos receberá R$ 50 mil, o correspondente a R$ 5 por aluno ao ano. “Vale lembrar que as escolas estão no município e precisam de atendimento independente de ser da rede estadual, municipal ou federal” afirma.

Lembrando que as Secretarias de Saúde e Educação podem realizar a adesão pelo Portal do Gestor da Atenção Básica, disponível no site dab.saude.gov.br/sistemas/sgdab<http://dab.saude.gov.br/sistemas/sgdab>.

Para mais informações sobre o PSE e quem pode participar entrar em contato pelo telefone (65) 3613-6306, falar com Wilma ou Mariza.

ALINE MARQUESAssessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário