terça-feira, 29 de abril de 2014

MT - Seduc realiza formação sobre Prestação de Contas

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) inicia no mês de maio processo formativo tendo como foco  o processo de prestação de contas de recursos federais e estaduais. O evento é organizado conjuntamente entre a Superintendência de Gestão Escolar e a Secretaria Executiva do Núcleo Educação (SENE), por meio da Coordenadoria de Convênios e Recursos Descentralizados.

Inicialmente, considerando a demanda nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, o cronograma de atendimento foi elaborado cumprindo uma escala de cinco datas. Cada processo terá carga horária total de 8 horas. Além de ser um momento de explanação e de socialização de dúvidas e experiências, gestores e  assessores pedagógicos poderão ainda participar de atividades práticas. O primeiro evento programado foi agendado para o dia 13 de maio e reunirá em espaços distintos os gestores de Cuiabá e Várzea  Grande.

No dia 15 a formação reunirá os profissionais das cidades de Acorizal e Poconé. Dia 16,  os gestores da cidade de Jangada e de Nossa Senhora do Livramento. Já em 20 de maio será a vez dos profissionais que atuam  em Barão de Melgaço e Chapada dos Guimarães e em 21 de maio, a atividade formativa terá como alvo os gestores  de Santo Antônio do Leverger, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.

Atualmente os gestores e Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar devem prestar contas de recursos federais (PDDE- Básico, Educação Integral, Qualidade  e Estrutura) e também da fonte estadual (PPP, Recurso Emergencial e Merenda Escolar). “É fundamental é que os novos gestores se atenham aos prazos de execução, de acordo com a legislação vigente”, pontua Juvercy Alves Gonçalves, da Coordenadoria de Convênios Descentralizados.

A coordenadora de Planejamento e Monitoramento da Gestão Escolar da Seduc,  Alcimária Ataídes da Costa, explica que a seleção inicial do tema nasceu a partiu de uma demanda constatada durante Encontro de Gestores biênio 2014/2015, realizado em março deste ano. Dentre as demandas solicitadas estava o maior detalhamento sobre as ações tendo como enfoque os processos de prestação de contas. Paulatinamente, novos calendários serão executados para atendimento a todo o Estado. 

Patrícia Neves Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário