Francisca Aparecida Ramos
Patrícia Edí Ramos
São José dos Quatro Marcos
O trabalho com projetos
temáticos é uma prática pedagógica que vem apresentando excelentes resultados na
Escola Estadual Maria Eduarda Pereira Soldera, iniciado no ano de 2011, com o
título de Noite Cultural, o evento vem se aperfeiçoando e diversificando seu
tema a cada ano, o qual mobiliza a escola em torno de um mesmo objetivo. Cada
projeto torna-se uma proposta única de trabalho, que precisa ser articulada pelo
corpo do docente da referida escola.
O primeiro projeto
desenvolvido pela escola trouxe a tona um tema bem polemico devido as questões
raciais que envolvem preconceito implícito e explicitamente contra os
afro-descendentes no nosso país.
O tema do projeto foi “Memória, cultura e história dos afro-descendentes
no Brasil”, o projeto teve como finalidade ensinar e levar ao conhecimento de
toda comunidade escolar a história e a luta do povo negro no Brasil, esse tema
ganhou ênfase e chamou atenção de todos devido aos métodos utilizados pelos
professores e alunos para contar sobre a história em geral desse povo lutador e
guerreiro, as formas utilizadas pelos professores e alunos da escola foram
contar história, apresentar danças, representar teatros, realizar documentários,
leituras e interpretações, deste modo foi possível romper com a indiferença e
despertar o potencial ético dos participantes.
O segundo projeto, trouxe como tema “Adversidade cultural nas cincos
regiões brasileiras, conhecer para respeitar os diferentes grupos e culturas que
compõe o mosaico das nossas regiões”, o projeto teve como estratégia de ensino
leitura e produção de textos, tendo por base autores da nossa literatura a serem
homenageados através da dança, teatro, leituras, comidas típicas,
etc.
O terceiro projeto também foi de grande sucesso, com o tema “Anos 60”,
devido grande fascínio que esta década ainda nos dias de hoje exerce sobre a
geração atual, desde os modelitos usados na época, a rebeldia, a revolução
sexual e as grandes participações dos jovens na política em grandes modificações
que ocorreram em todo o mundo.
O referido projeto proporcionou uma viagem prazerosa ao túnel do tempo,
com o intuito de conhecer e homenagear mais de um segmento cultural, como: a
Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicalismo e a Ditadura Militar. Sem esquecermos-nos
de citar autores como, Dias Gomes e Millôr
Fernandes.
No ano de 2014, outro projeto esta a caminho, cujo tema se trata:
“Clássicos X Contemporâneos: encontro Fantástico no mundo da imaginação”, nesse
projeto a ênfase será dirigida a um dos mais respeitados e representativos
autores dos Clássicos da Literatura Universal os “Irmãos Grimm”. Conhecidos como
mestres da literatura clássica dedicaram anos de sua vida a recolher contos
maravilhosos e registrá-los em livros. A escolha desse tema parece-nos muito
feliz, visto que, os clássicos têm encantado pessoas de todas as gerações. Assim
acreditamos que estudá-los será uma nova magia já que estamos na era mágica da
internet.
Cada projeto tem duração de aproximadamente seis meses e envolvem todas
as áreas do conhecimento num mesmo objetivo. Assim a oportunidade de trabalhar
com projetos temáticos têm nos incentivado a trabalhar com ações inovadoras, o
que é forma de re-significar o espaço educativo. O aluno sai do papel figurante
para protagonizar a sua própria aprendizagem, por meio da pesquisa, da
experimentação do estímulo a dúvida, enfim o aluno envolve o aprender muito mais
do que aprenderia numa situação de simples receptor de informações, como afirma
Kilpatrik (1967):
Quanto mais
cedo nos convencemos de que o ensino não é tarefa mecânica, mas uma arte que
exige criação, melhor será. Assim estamos contribuindo com a missão de formar
cidadãos completos, competitivos, humanizados e solidários (KILPATRICK, 1967, p.
87).
Também por acreditarmos que a
união interdisciplinar abordaria com mais eficiência do projeto. E falando em
união interdisciplinar vejamos o que diz Ivani Fazenda
(1999):
O caminho
interdisciplinar é amplo no seu contexto e nos revela um quadro que precisa ser
redefinido e ampliado. Tal constatação induz-nos a refletir sobre a necessidade
de professores trabalharem unidos, se conhecerem e se entrosarem para juntos
vivenciarem uma ação educativa mais produtiva (FAZENDA, 1999, p.
30).
Referências Bibliográficas
FAZENDA, Ivani. Práticas Interdisciplinar na Escola, 6ª ed. São Paulo:
Cortez, 1999.
KILPATRICK, Willian Heard. Educação para uma civilização em mudança. 5ª
ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural; orientação
sexual/ Secretaria da Educação Brasília: MEC/SEF,
1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário