terça-feira, 29 de abril de 2014

PROJETOS TEMÁTICOS NA ESCOLA ESTADUAL MARIA EDUARDA PEREIRA SOLDERA



Francisca Aparecida Ramos
Patrícia Edí Ramos
São José dos Quatro Marcos

            O trabalho com projetos temáticos é uma prática pedagógica que vem apresentando excelentes resultados na Escola Estadual Maria Eduarda Pereira Soldera, iniciado no ano de 2011, com o título de Noite Cultural, o evento vem se aperfeiçoando e diversificando seu tema a cada ano, o qual mobiliza a escola em torno de um mesmo objetivo. Cada projeto torna-se uma proposta única de trabalho, que precisa ser articulada pelo corpo do docente da referida escola.
            O primeiro projeto desenvolvido pela escola trouxe a tona um tema bem polemico devido as questões raciais que envolvem preconceito implícito e explicitamente contra os afro-descendentes no nosso país.
O tema do projeto foi “Memória, cultura e história dos afro-descendentes no Brasil”, o projeto teve como finalidade ensinar e levar ao conhecimento de toda comunidade escolar a história e a luta do povo negro no Brasil, esse tema ganhou ênfase e chamou atenção de todos devido aos métodos utilizados pelos professores e alunos para contar sobre a história em geral desse povo lutador e guerreiro, as formas utilizadas pelos professores e alunos da escola foram contar história, apresentar danças, representar teatros, realizar documentários, leituras e interpretações, deste modo foi possível romper com a indiferença e despertar o potencial ético dos participantes.
O segundo projeto, trouxe como tema “Adversidade cultural nas cincos regiões brasileiras, conhecer para respeitar os diferentes grupos e culturas que compõe o mosaico das nossas regiões”, o projeto teve como estratégia de ensino leitura e produção de textos, tendo por base autores da nossa literatura a serem homenageados através da dança, teatro, leituras, comidas típicas, etc.
O terceiro projeto também foi de grande sucesso, com o tema “Anos 60”, devido grande fascínio que esta década ainda nos dias de hoje exerce sobre a geração atual, desde os modelitos usados na época, a rebeldia, a revolução sexual e as grandes participações dos jovens na política em grandes modificações que ocorreram em todo o mundo.
O referido projeto proporcionou uma viagem prazerosa ao túnel do tempo, com o intuito de conhecer e homenagear mais de um segmento cultural, como: a Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicalismo e a Ditadura Militar. Sem esquecermos-nos de citar autores como, Dias Gomes e Millôr Fernandes.
No ano de 2014, outro projeto esta a caminho, cujo tema se trata: “Clássicos X Contemporâneos: encontro Fantástico no mundo da imaginação”, nesse projeto a ênfase será dirigida a um dos mais respeitados e representativos autores dos Clássicos da Literatura Universal os “Irmãos Grimm”. Conhecidos como mestres da literatura clássica dedicaram anos de sua vida a recolher contos maravilhosos e registrá-los em livros. A escolha desse tema parece-nos muito feliz, visto que, os clássicos têm encantado pessoas de todas as gerações. Assim acreditamos que estudá-los será uma nova magia já que estamos na era mágica da internet.
Cada projeto tem duração de aproximadamente seis meses e envolvem todas as áreas do conhecimento num mesmo objetivo. Assim a oportunidade de trabalhar com projetos temáticos têm nos incentivado a trabalhar com ações inovadoras, o que é forma de re-significar o espaço educativo. O aluno sai do papel figurante para protagonizar a sua própria aprendizagem, por meio da pesquisa, da experimentação do estímulo a dúvida, enfim o aluno envolve o aprender muito mais do que aprenderia numa situação de simples receptor de informações, como afirma Kilpatrik (1967):
Quanto mais cedo nos convencemos de que o ensino não é tarefa mecânica, mas uma arte que exige criação, melhor será. Assim estamos contribuindo com a missão de formar cidadãos completos, competitivos, humanizados e solidários (KILPATRICK, 1967, p. 87).
 Também por acreditarmos que a união interdisciplinar abordaria com mais eficiência do projeto. E falando em união interdisciplinar vejamos o que diz Ivani Fazenda (1999):
O caminho interdisciplinar é amplo no seu contexto e nos revela um quadro que precisa ser redefinido e ampliado. Tal constatação induz-nos a refletir sobre a necessidade de professores trabalharem unidos, se conhecerem e se entrosarem para juntos vivenciarem uma ação educativa mais produtiva (FAZENDA, 1999, p. 30).
Referências Bibliográficas

FAZENDA, Ivani. Práticas Interdisciplinar na Escola, 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.

KILPATRICK, Willian Heard. Educação para uma civilização em mudança. 5ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.
 
Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural; orientação sexual/ Secretaria da Educação Brasília: MEC/SEF, 1997.

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