Entrevista de Cátia Lima com Luckesi
Segundo especialista, reforço escolar deve ser utilizado quando necessário
Especialista em educação, Cipriano Luckesi fala sobre o reforço escolar e sua importância no atual contexto da educação. Para o educador, o reforço é uma solução e deve ser utilizada quando necessário, levando em conta que o mais o que importa mesmo é o aprendizado e não as notas dos alunos.
A TARDE Educação – Qual sua opinião em relação ao reforço escolar? O senhor defende ou é contra?
Cipriano Luckesi – Reforço escolar é um serviço prestado ao educando que está com alguma defasagem na aprendizagem escolar. Não sou nem contra nem a favor. Entendo que é uma solução e quando necessário deve ser utilizada. O que não se deve é permanecer no impasse tanto para estudante, quanto para os pais e para a própria escola.
A TARDE Educação – O senhor acha que o reforço é uma solução para as baixas notas dos alunos?
Cipriano Luckesi – Pode ser uma solução para a efetiva aprendizagem que não conseguiram apropriar-se do conteúdo proposto (conhecimentos, habilidades ou capacidades) e não para as notas. A questão é a aprendizagem, não as notas. Elas representam exclusivamente o registro dos resultados da aprendizagem.
A TARDE Educação – E em relação à avaliação, o senhor defende que o reforço escolar pode ajudar os alunos nas avaliações?
Cipriano Luckesi – O reforço escolar tem como destino auxiliar o educando na aprendizagem. A avaliação é somente um diagnóstico da qualidade da aprendizagem. Por isso, o reforço não auxilia a avaliação. Não há relação de causa e efeito entre esses fenômenos, a não ser através de um entendimento teórico-prático enviesado que, de forma distorcida, considera escalas classificatórias (aprovado/reprovado) como avaliação.
A TARDE Educação – O senhor acredita que essa tarefa de reforço escolar é uma tarefa da escola?
Cipriano Luckesi – Reforço escolar é uma atividade de auxiliar o educando a aprender o que não foi possível aprender nas horas regulares de aula em uma escola. O ideal seria que a própria escola prestasse esse serviço ao educando, pois os estudantes necessitam de aprender; é por essa razão quem vem para a escola. E a escola promete, em sua propaganda, que eles aprenderão. Desse modo, caso eles não tenham aprendido, é dever da escola propiciar o saneamento desse impasse. Em última instância, se a escola não faz isso, alguém necessita de fazer. Usualmente são os pais que assumem essa tarefa, ou por si mesmo ou contratando quem oferece esse serviço.
domingo, 20 de novembro de 2011
Entrevista: Cipriano Luckesi é especialista em educação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário