segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Artigo III - Mensagens Há um grito parado no ar!


Mensagem sobre as manifestações populares.

Sobre as inúmeras manifestações que acontecem em todo o mundo na defesa dos direitos sociais, nem sempre são divulgadas nas mídias, diz Silvino Heck: “Há um grito parado no ar. Não é (ainda) o grito dos anos oitenta e sua chamada à mudança. Mas, a efervescência, a mobilização estão no ar e na cabeça das pessoas.

Cada dia fica mais perceptível que o modelo neoliberal de desenvolvimento está levando o mundo a uma situação, senão de caos, pelo menos de insustentabilidade. Não é mais possível que o mercado financeiro domine a economia, beneficiando meia dúzia, levando os países à crise e os trabalhadores ao desemprego e à miséria. Não é sustentável o modelo consumista que destrói a natureza, que esgota a água, que polui o planeta e dissemina valores como o individualismo, a ganância, o lucro como medida da vida e das relações sociais, o egoísmo, ou como se dizia nos anos oitenta, e ainda vale hoje, o ter em vez do ser.

A reação, a luta e o sonho, como sempre, vêm dos de baixo, dos mais pobres e trabalhadores, dos indígenas, negros e quilombolas, mulheres e jovens, militantes da economia solidária e dos direitos humanos, agricultores familiares e camponeses. E desenha o futuro de "um outro mundo possível', urgente e necessário”.

Selvino Heck do Movimento Fé e Política.
 Adital - em 03/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário